sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Grande Matinée de Fado na Stimuli/UNISBEN







Imagens de UNISBEN

[clicar para ampliar as imagens]




Os nossos amigos da Stimuli/UNISBEN organizam, no próximo dia 26/11/10 (6ª feira), às 19h30, uma Matinée de Fados, em homenagem à fadista Maria José Ramos.

Com a presença de um leque de fadistas convidados de renome e um cardápio mesmo à maneira... Aqui nos deixam o convite para um agradável final de tarde, passado entre gente bem disposta, e onde o Fado também é cultura!

Para se inscrever nesta Matinée de Fados, basta contactar o Secretariado da Stimuli/UNISBEN (Tel. 21. 714 53 64) e efectuar a sua reserva (sujeita a 17 "fados" no acto de inscrição).

Divulgue, apareça... e traga um amigo também!





quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Casa Antiga... Novidades para breve!





Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)




Em tempos idos (já esquecidos por muitos), na sua cave, lutou-se pela Liberdade...

O ano passado, quando estavam prestes a completar o 40º aniversário, uma gata de rua entrou-lhes pela porta dentro e deu nova vida (e ânimo) à sua loja...

O Zé tem prometida aqui no "Retalhos de Bem-Fica" (há quase uma eternidade - malfadada falta de tempo a minha!), a publicação da entrevista que me concedeu (a caminho de Marvão) para a rubrica "Gente de Benfica"...



Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)




Por isso fiquei tão entusiasmada ao ler as notícias que ainda há pouco o Zé dava, através da sua página no Facebook:

"Sei que o modelo de livraria tradicional está em decomposição... Sei que um bairro como Benfica deixou morrer já umas quantas livrarias... Sei que uma livraria alfarrabista num bairro como Benfica é também obra de gente meio louca... Por isso estamos a pensar mudar muito o funcionamento! E em breve daremos conta das alterações que vamos concretizar!"

Estamos ansiosamente expectantes por essas (boas) notícias, Amigos!



Entretanto, aproveitamos o ensejo para convidar - todos aqueles que ainda não conhecem, e os outros também - a passarem pela "Ulmeiro", no Nº 13 A da Av. do Uruguai...

Esta é uma daquelas pequenas pérolas escondidas do comércio local, onde nos voltamos a sentir como que impregnados daquele espírito infantil de tudo ali querer descobrir e ver, de tudo procurar como se se tratassem de pequenos tesouros e mistérios ancestrais.

Mas os maiores tesouros desta Casa, talvez, sejam mesmo a Lúcia e o Zé Ribeiro... que nos recebem sempre com um sorriso no rosto e tantas (mas mesmo tantas) estórias importantes da nossa História, para nos contarem.
O tempo por ali não parece passar, quando nos pomos na conversa e esta flui livremente, numa amena troca de ideias (e de ideais).

Ali sentimo-nos como que em casa, tamanha é a sensação de serenidade que emana desta "família" (por afinidade)!...








terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO: "Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho"





Depois do sucesso de "Um Louco na minha Cama", o Teatro Turim estreia amanhã (4ª feira, 03/11/10) a peça "Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho".


Imagem de Teatro Turim




Um espectáculo multidisciplinar entre o teatro e o acto de contar histórias.


"Sinopse da peça:

Pode ser esta a história. Num palco vazio, um homem sozinho, aqui e agora. Pode contar uma história. Pedaços de histórias de gente que vive na cidade, mas que veio do campo. Enfim, Pode ser esta a história: um homem sozinho, parado no meio de uma viagem, conta uma história. E às vezes, quando o faz, quase lhe acontecem coisas boas. Um homem sozinho quando está parado no meio de uma viagem lembra-se de palavras, inventa frases e conta uma história. Conta uma história, pois."




Excertos da Peça "Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho"




Texto: Rui Pina Coelho
Interpretação: Carlos Marques
Concepção Artística: Rui Pina Coelho e Carlos Marques
Paisagem Sonora: João Bastos
Apoio ao Movimento: Ana Coimbra Oliveira
Produção: Rosa Diniz
Grafismo: Fraktory Comunicação
Uma Produção TRIMAGISTO



De 3 a 13 de Novembro, às 21h30, no Teatro Turim... não perca (uma das peças com o nome mais poético de que me recordo nos últimos tempos)!






segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As Escadas





Um dos curiosos pormenores relacionados com a arquitectura da Vila Ana e da Vila Ventura prende-se com o facto de, apesar de simétricos, os edifícios serem bem distintos entre si.

Parte dessa distinção adveio não da construção de raiz dos dois imóveis, mas sim de obras adicionais que lhe foram sendo efectuadas, logo após a sua construção, de modo a torná-las mais acessíveis aos seus habitantes.




Fotografias de Alexandra Carvalho (2010)




Uma dessas modificações prendeu-se com a construção de uma escada em ferro, partindo da janela do 1º andar esquerdo, onde vivia a família Lamas, de modo a tornar mais prático o acesso à imensa quinta que, noutros tempos, se estendia nas traseiras das Vilas.



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)



O pouco que ainda restava dos 4 degraus enferrujados que conseguiram sobreviver à passagem de 100 anos, foi furtado na madrugada da passada 4ª feira (27/10/10)...
Actualmente, subsiste apenas um degrau e o patamar superior da escada (conforme se pode visualizar na fotografia acima).

Até quando vamos continuar a assistir à delapidação impune do nosso Património, sem que ninguém faça nada???