quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Encontro-Informativo sobre as Vilas com o Partido Ecologista "Os Verdes"



Fotografia de Mário Pires (2010)



Este encontro surge passados sete meses sobre a aprovação por unanimidade de uma Recomendação pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura na Assembleia Municipal de Lisboa; visando dar conhecimento do ponto de situação actual em relação à luta que o Movimento de Cidadãos tem levado a cabo pela preservação destas duas Vilas centenárias, assim como das nossas preocupações em relação às mesmas.

Os elementos do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" manifestaram o seu apoio à nossa Causa pela preservação das Vilas, referindo que iriam averiguar, junto do Senhor Presidente da CML, em reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, o motivo pelo qual não foi dado seguimento à Recomendação aprovada pela AML em Abril passado.



Fotografia de Mário Pires (2010)




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura agradece ao Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" todo o interesse demonstrado neste encontro.

E reiteramos, pelo presente, que, não tendo qualquer motivação partidária por detrás dos objectivos que nos uniram nesta Causa, nos encontramos disponíveis para receber, informar e dar conhecimento das nossas preocupações a qualquer partido político que manifeste interesse.




Ler aqui a notícia da visita do às Vilas, no website do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes".






terça-feira, 9 de novembro de 2010

Comunicado do Movimento de Cidadãos




Realiza-se amanhã (4ª feira - 10/11/10) a 50ª Reunião Pública da Câmara Municipal de Lisboa, onde será apresentada a proposta da Revisão do Plano Director Municipal de Lisboa (PDM) para aprovação.

Nesse sentido, no Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura considerámos muito pertinente o envio do presente Comunicado à Senhora Vereadora do Pelouro da Habitação, Arqª. Helena Roseta, assim como aos Vereadores dos partidos políticos da oposição.




[clicar na imagem para ampliar e ler o Comunicado]







Documentos citados em anexo:

- Exposição apresentada na Reunião Pública da CML do dia 31/03/10;

- Parecer do Núcleo Consultivo da Estrutura do PDM de Lisboa;

- Fotografia do que resta do logradouro da Vila Ana.







segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Gente de Benfica - IV




Entrevista realizada no âmbito do Projecto "Gente de Benfica"
(todos os direitos de utilização reservados em nome dos entrevistados - Maria Luísa e Fernando Carril - e da antropóloga responsável pelo projecto - Alexandra Carvalho).




Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)





[clicar no gravador para ouvir a entrevista de 23/07/09,
integrada no Projecto "Gente de Benfica"]






Maria Luísa (90 anos) e Fernando Carril (84 anos)… 55 anos de vida em Benfica.

Ela, nascida em 1920, na freguesia de Santa Isabel, diz nunca ter gostado de Benfica, por se lembrar com muita saudade de Campo de Ourique e da Rua Maria Pia, onde viveu durante muito tempo.

Ele, nascido na Rua da Prata. Não chegou a conhecer a sua mãe, que morreu tinha ele apenas 22 meses. Este facto viria a marcar não só o percurso de vida do seu pai, como também o seu próprio percurso, fazendo com que nunca estabelecesse laços emocionais a propósito de gostar ou não do local em que habitava (por ter andado quase sempre feito andarilho de um lado para o outro).

Quis o destino que ela e ele se cruzassem na estação dos CTT dos Restauradores, onde trabalharam durante 40 anos.
Em 1949 uniram as suas vidas pelo matrimónio e foram viver para a Penha de França, de onde saíram em 1955, com uma filha de 5 anos, rumo à freguesia de Benfica.

Benfica, nessa altura, era fora de portas… Mas Benfica, nessa altura, já se estava a transformar…

Maria Luísa e Fernando foram morar para um prédio novo, acabado de construir, na Rua Cláudio Nunes.
Rua assaz movimentada, com trânsito em dois sentidos, ligando directamente à Estrada de Benfica. Pela Rua Cláudio Nunes passavam, a essa época, os autocarros que iam para a Amadora e havia sempre pessoas a venderem na rua, com carrinhos. Esta era a principal via de acesso ao cemitério, vinda da Estrada de Benfica.

Nas traseiras do seu prédio, existia ainda uma grande quinta [do Tojalinho], onde se ia comprar leite e buscar água de um poço, ali existiam também três moinhos de vento.

Na Rua Cláudio Nunes, em Junho, era hábito os moradores irem ver a marcha popular sair do "Fófó", quando este tinha a sua sede do lado direito de quem sobe a rua.
E aos domingos ía-se até à Mata de Benfica, onde havia os balouços e o escorrega, e havia até quem levasse comida e por ali almoçasse. "Nesse tempo aquilo era muito visitado", relembra Fernando.

Era na Mercearia do Sr. Octávio, junto à Igreja, que se abasteciam e lhes entregavam as compras em casa; tal como a padeira que, nessa época, ainda vinha entregar à porta.
No entanto, fruto dos seus horários de trabalho, a vida social de Maria Luísa e Fernando Carril fazia-se mais nos Restauradores, perto do emprego.
Só depois de reformados, com mais tempo disponível, se começaram a dar com as pessoas da freguesia. "Agora até parece que há mais conhecimento nosso com as pessoas (...) passámos a conviver mais porque temos mais tempo e porque há muito mais gente, isto é mais povoado.”, diz Fernando, lembrando que não passa agora um dia em que não parem inúmeras vezes ao descer a sua rua, conversando com este ou aquele vizinho.

O comércio desenvolveu-se bastante e já não é necessário, como antigamente, irem à Baixa à procura de algo. Em compensação, ambos relembram com uma certa mágoa que muitas das lojas que têm fechado na rua em que habitam, não voltam a abrir "(...) porque ninguém lhes pega".

"Entretanto isto foi-se tudo modificando, as quintas acabaram, os transportes mudaram com o aparecimento dos autocarros e isto modificou-se tudo. (...) Tudo se transformou, a meu ver, para pior! (...) Porque as pessoas são outras...", explica Maria Luísa. "... E a vida é outra também!", complementa logo em seguida Fernando.





Vídeo de Alexandra Carvalho (2010)









domingo, 7 de novembro de 2010

Orçamento Participativo 2011 - Projectos Vencedores




Foram conhecidos, no passado dia 05/11/10, os projectos vencedores do Orçamento Participativo 2011...



"Cara(o) Cidadã(o),

Conforme foi anunciado, realizou-se hoje [05/11/10] às 12h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa, a Cerimónia de Apresentação Pública dos Projectos Vencedores do OP 2010/2011, tendo este ano havido 7 Projectos Vencedores, que integrarão o Orçamento e Plano de Actividades da Câmara Municipal de Lisboa para 2011.


São eles:


1º. Criação de um Campo de Rugby Municipal na cidade de Lisboa – 730 votos

Área: Desporto

Descrição: O projecto prevê a construção de um campo de rugby, com equipamentos de apoio, balneários, iluminação e vedação do mesmo.

Local: Alto do Lumiar - Parque Urbano Sul

Custo: 900.000,00 €

Prazo de execução: 18 meses



2º. Parque Urbano do Rio Seco 3ª Fase -714 votos

Área: Espaço Público e Espaço Verde

Descrição: Implementação da 3ª fase do Parque Urbano do Rio Seco.

Local: Rua Eduardo Bairrada

Custo: 1.000.000 €

Prazo de execução: 24 meses



3º. Requalificação da Envolvente da Igreja de Santa Clara – 600 votos

Área: Espaço Público e Espaço Verde

Descrição: Requalificação da envolvente da Igreja de Santa Clara.

Custo: 250.000 €

Prazo de execução: 18 meses



4º. Centro de Actividades Intergeracionais - Quinta da Bela Flor - 520 votos

Área: Acção Social

Descrição: Criar um centro de actividades intergeracionais no âmbito do programa envelhecimento activo e saudável no Bairro da Bela Flor.

Custo: 250.000 €

Prazo de execução: 24 meses



5º. Requalificação e Cobertura do Espaço Desportivo existente no Bairro do Cabrinha – 506 votos

Área: Desporto

Descrição: O projecto prevê a reabilitação do campo de jogos, considerando a substituição do piso, substituição das redes de todo o equipamento desportivo e colocação de cobertura fenólica ou membrana.

Local: Av. de Ceuta - Bº da Cabrinha

Custo: 300.000,00 €

Prazo de execução: 6 meses



6º. Casa destinada a Mães (Pós-parto) – 473 votos

Área: Acção Social

Descrição: Espaço destinado a mães e bebés que vivem os meses pós-parto em situação de isolamento. Pretende-se que este espaço funcione como um lugar informal de partilha de experiências e de acesso a informação diversa, nomeadamente a questões relacionadas com a amamentação, depressão pós-parto, etc.

Custo: 800.000 €

Prazo de execução: 24 meses



7º. Quinta do Bom Nome – 408 votos

Área: Espaço Público e Espaço Verde

Descrição: Projecto de qualificação da Quinta do Bom Nome integrando parque infantil.

Local: Quinta do Bom Nome

Custo: 1.000.000

Prazo de execução: 24 meses



Com o culminar desta edição, é com muito agrado que registamos a maior adesão de sempre no Orçamento Participativo, com 11.570 votos.


Gostaríamos, por isso, de o convidar a visitar o site OP onde poderá consultar a lista de todos os Projectos com a respectiva votação e despedimo-nos com um até já, pois no início do próximo ano esperamos contar com a sua participação na edição do OP 2011/2012.


Cumprimentos,


A Equipa OP 2010/2011

Câmara Municipal de Lisboa

Contactos: 217988220/217989446

Campo Grande, nº 25, 2º A

Email: op@cm-lisboa.pt

Url: www.cm-lisboa.pt/op



Lisboa é de todos.

Todos têm uma palavra a dizer.

Orçamento Participativo. Proponha.

Vote. Nós fazemos."
(**)





Como não podia deixar de ser, o primeiro projecto vencedor já está a gerar celeuma e contenda!... O que nos leva a (continuar a) questionar quais os critérios de análise aplicados pela Câmara Municipal de Lisboa para avaliar os projectos apresentados que devem passar à fase de votação; assim como qual a verdadeira pertinência da criação de um campo de rugby municipal, quando este nem é um desporto praticado no nosso país em larga escala.
Mas foi votado e está votado... a maioria assim o ordena!

Fazemos agora votos sinceros para que, de facto, a Câmara Municipal de Lisboa avance para a concretização de todos os projectos vencedores... situação que, inexplicavelmente, ainda não sucedeu com o projecto mais votado no OP transacto.

No que diz respeito à nossa freguesia de Benfica, com 29 projectos apresentados a votação dos munícipes, nem um sequer foi aprovado!...
O que nos leva a indagar se não seria muito mais viável conseguir ter apenas um ou dois projectos relativos à nossa freguesia em fase de votação, para que depois os votos se pudessem concentrar nos mesmos, levando assim a que, pelo menos um deles, pudesse ter muito mais do que apenas 1 ou 2 votos!...









(**)- E-mail recebido da Câmara Municipal de Lisboa, através de op@cm-lisboa.pt




sábado, 6 de novembro de 2010

Instantâneos: Passado - Presente (4)




Logradouro do R/c Esqº. da Vila Ventura - 1965 / 2010



Fotografia a preto e branco de J.C. (1965)
Fotografias a cores de Alexandra Carvalho (2010)


Música: "Air on G string", de J. S. Bach






Numa altura em que se fala tanto de logradouros, a propósito da revisão do PDM de Lisboa...

Importa não esquecer que os logradouros da Vila Ventura são os únicos a subsistir... dado que os da Vila Ana foram destruídos aquando das obras de construção dos prédios amarelos da Rua Amélia Rey Colaço.