sábado, 27 de novembro de 2010

A Matinée de Fado na Stimuli/UNISBEN




Realizou-se ontem à noite a Matinée de Fado organizada pela Stimuli/UNISBEN nas suas instalações...





Vídeo de Alexandra Carvalho (2010)




Num simpático ambiente, reuniram-se cerca de 100 pessoas para ouvir cantar o Fado, como noutros tempos se fazia nos famosos Retiros existentes na freguesia de Benfica.

É de enaltecer iniciativas como esta e outras, que a Stimuli/UNISBEN tem vindo a desenvolver, como forma de combater a solidão e proporcionar aos seniores com mais de 50 anos momentos de lazer.

No entanto, cada vez que participo numa das iniciativas da Stimuli/UNISBEN, sinto que todos ganharíamos bastante se mais jovens e pessoas de outras áreas da nossa freguesia participassem nas mesmas, aliando-se assim ao verdadeiro sentido do conceito "intergeracionalidade" (mecanismo que junta pessoas em actividades benéficas para ambas, que promovem um melhor entendimento e respeito entre gerações, contribuindo assim para a construção de uma comunidade mais coesa).
Muito temos ainda a aprender com os nossos "velhos", se tivermos (ou quisermos ter) tempo para parar e apreciar o que a vida tem de melhor... as relações humanas!

Muito obrigada a todos aqueles (Direcção da Stimuli/UNISBEN, Comissão de Alunos, professores, Eurico Simões - o organizador da selecção de Fados e apresentador do espectáculo -, Fadistas e convidados) que transformaram esta matinée de Fado numa noite tão agradavelmente bem passada!



Ver mais fotografias aqui.







sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pintadas de Fresco



Actualização de 05/12/10:

Depois de um comunicado enviado à Junta de Freguesia de Benfica (para o qual continuamos a aguardar resposta), as passadeiras da Av. Grão Vasco foram, finalmente, pintadas na madrugada de 26/11/10.

No entanto, até à presente data, as passadeiras da Rua Pereira Bernardes, junto à Av. do Uruguai, continuam por pintar.

A 02/12/10, na Reunião descentralizada da CML que ocorreu em Benfica, tivemos conhecimento, de acordo com informação veiculada pelo Vereador da Mobilidade da CML, Dr. Fernando Nunes da Silva, que a pintura de todas as passadeiras de peões é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, com quem a CML efectuou protocolos de delegação de competências (tendo, inclusivamente, e segundo informação do Vereador, a Junta de Freguesia de Benfica adquirido, recentemente, uma máquina de pintar passadeiras, de forma a diligenciar de uma forma mais célere esta tarefa).



****




Depois do alerta que nos foi deixado por diversos leitores do "Retalhos de Bem-Fica"...

Depois do comunicado que remetemos por e-mail à Junta de Freguesia de Benfica (sem que, até agora, tenhamos recebido qualquer resposta)...

E, quando alguns habitantes de Benfica, começavam já a ponderar a hipótese de irem eles próprios pintar as passadeiras...



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)



A Av. Grão Vasco acordou esta manhã de cara lavada e pintadinhas de fresco, ei-las, no local onde sempre deveriam ter estado!

Pena é que, ali não muito longe, na Rua Pereira Bernardes, junto à Av. do Uruguai, a situação permaneça na mesma... apenas com o novo alcatrão, mas sem sinalização (custava muito mais, ter pintado tudo na mesma noite/madrugada?).




Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)



A julgar pela sórdida situação da CML estar encarregue de pintar todas as novas passadeiras e as Juntas de Freguesia serem responsáveis apenas pela pintura das já existentes (segundo nos informou um autarca que aqui comentou no nosso blog), assistimos a situações tão caricatas como a existente, actualmente, na Av. Grão Vasco, junto à Rua Emília das Neves (ver fotografia acima).

E depois os munícipes é que são queixosos e exigentes, querem ver?!







DIVULGAÇÃO: 2 Cursos no Clube Futebol Benfica


(Por Domingos Estanislau)



VENHA ENRIQUECER OS SEUS CONHECIMENTOS CONNOSCO

CURSO DE ÉTICA - Da Acção Discernida ao Discernimento Agente

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA PROFUNDA





A nossa acção também se estende a outras áreas para além do aspecto desportivo e nesta perspectiva com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento vamos levar a efeito dois cursos, em título, que ocorrerão nas nossas instalações (Clube Futebol Benfica) e abertos a quem quiser participar.

Qualquer destas matérias terá a orientação do professor PEDRO VISTAS.

Tal iniciativa será levada a efeito a partir das 19 horas ou ainda das 18 horas às 3ªs e 5ªs feiras e aos sábados em horário a definir.

BASTA INSCREVER-SE UTILIZANDO O TELEMÓVEL 922 251 223

A inscrição é gratuita.



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Ainda há Poesia nas Cidades" -(1)





Gustav Adolf's Torg - Malmö (Suécia)
Fotografia de Alexandra Carvalho (2007)




Estação de metro "Jardim Zoológico", 19h30.

Um homem escondido, por detrás das colunas, espreita quem desembarca no cais. Fica parado, nervoso, todo o seu corpo desengonçado parece tremer.

Às tantas, em acção... segue apressado uma rapariga, que nem o pressente.

Alcança-a já depois da bilheteira, muito nervoso, com um toque no ombro. E oferece-lhe um ramo de gerberas.

Beijam-se e partem de mãos dadas pela Estrada de Benfica.

Cena digna de um filme, neste final de tarde fria, a provar que ainda há românticos (o que nos deixa sempre muito bem dispostos)... e Poesia nas nossas cidades e bairros!






sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Edital Rectificativo




No seguimento do post anterior, este outro (importante) Edital nunca foi, sequer, afixado nas Vilas!...

O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura teve conhecimento do mesmo através de informação da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica.





Digitalização do Edital

[clicar na imagem para ampliar]




Como o consideramos de extrema importância, trazendo novidades a propósito do desenvolvimento do processo das Vilas (nomeadamente no que diz respeito à aplicação de algumas sanções, previstas no Edital de intimação à realização de obras, caso as mesmas não se realizem no prazo previsto), aqui o deixamos para conhecimento geral.