terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"A minha vida não me permite desilusões"




Por ocasião das comemorações do Mês do Idoso (ocorridas em Outubro passado), a Junta de Freguesia de Benfica lançou mais uma das suas revistas - a "Vitalidade" (que chegou agora no final de Novembro às caixas de correio aos munícipes), dedicada, segundo o editorial, "(...) a quem tem o privilégio de viver uma longa vida, que pretende promover o envelhecimento activo e saudável e combater o isolamento e a exclusão social, com conselhos práticos na área da saúde e do bem-estar e propondo vários convívios e passeios".

Deixamos aqui este destaque não pela revista em si mesma, mas sobretudo por uma entrevista nela contida com uma importante figura de Benfica, um cidadão pleno e activo, que tem lutado pela Liberdade e pela defesa do nosso património, sendo também um dos principais mentores da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica... o Prof. Carlos Consiglieri...




Imagem e texto da entrevista disponíveis in
Revista "Vitalidade", nº 1 -Outubro/2010 (Junta de Freguesia de Benfica)



[clicar na imagem, para abrir um novo documento
e ler a entrevista na íntegra]








domingo, 5 de dezembro de 2010

2º Jantar do "Retalhos de Bem-Fica"







[clicar na imagem, para ampliar e ler o convite]





Com o ano prestes a chegar ao seu término, e depois de tantas peripécias que vivemos durante estes meses em Benfica (em particular com a nossa luta pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura), urge que nos sentemos juntos e convivamos, pois, como dizia uma das nossas leitoras, "os convívios ajudam-nos a marcar posições e, quem sabe, surgir brainstorms para as nossas iniciativas".

Nesse sentido, e à semelhança do que aconteceu em Abril passado, vamos organizar o 2º Jantar do "Retalhos de Bem-Fica", no próximo dia 18 de Dezembro (Sábado), no Restaurante "Córsega" (junto à Pastelaria "Nilo"), concentração junto ao restaurante a partir das 19h30 (jantar às 20h).

Neste jantar pretendemos reunir todos os redactores e leitores do blog (de Benfica e de outras freguesias), assim como todos os membros do Movimento de Cidadãos pela Preservação da Vila Ana e da Vila Ventura e outros interessados.

Quem quiser estar presente, poderá enviar-nos um e-mail para palavraseimagens@gmail.com, indicando o seu nome, se levará acompanhante/s ao jantar e qual a sua ligação a Benfica e/ou a este blog (esta última questão é, apenas, por curiosidade e para irmos conhecendo um pouco melhor quem por aqui passa).

Muito obrigada!






sábado, 4 de dezembro de 2010

Encontro-Informativo sobre as Vilas com o Partido Comunista Português




Realizou-se esta manhã mais um encontro-informativo com um partido político, a propósito da nossa Causa em defesa da Vila Ana e da Vila Ventura.



Fotografia de Fausto Castelhano (2010)



Desta feito, alguns elementos do Movimento de Cidadãos receberam, junto às Vilas, uma comitiva do Partido Comunista Português - PCP (na qual se incluía o deputado da Assembleia da República Miguel Tiago), que esteve na freguesia de Benfica no contexto da campanha às Eleições Presidenciais 2011.

Este encontro-informativo inseriu-se no âmbito do trabalho de divulgação que o Movimento de Cidadãos tem vindo a desenvolver, nomeadamente, através do envio de informação regular sobre este processo aos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa (o que culminou, em Abril de 2010, com a aprovação de uma Recomendação da AML pela preservação das Vilas) e na Câmara Municipal de Lisboa.

Miguel Tiago e os restantes membros do PCP mostraram-se solidários com a nossa Causa, informando que estavam dispostos a auxiliar-nos no que dizia respeito ao seu trabalho na Câmara Municipal de Lisboa.



Fotografia de Fausto Castelhano (2010)




Reiteramos aqui, em nome do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, que, não tendo qualquer motivação partidária por detrás dos objectivos que nos uniram nesta Causa, nos encontramos disponíveis para receber, informar e dar conhecimento das nossas preocupações a qualquer partido político que em tal manifeste interesse.





"Moradores de Benfica lutam pela preservação de vilas históricas perante falta de obras"




:: Lisboa: Moradores de Benfica lutam pela preservação de vilas históricas perante falta de obras
04-12-2010
In Agência Lusa

Lisboa, 03 dez (Lusa) - Os moradores de Benfica (Lisboa) continuam preocupados com a avançada degradação de duas vilas centenárias e a falta de obras, que, por determinação camarária, deveriam terminar este mês. A autarquia apoia a causa, mas diz-se sem dinheiro para intervir.

Ao olhar para os antigos "chalets" concebidos para habitação por uma família portuguesa regressada do Brasil, os membros do Movimento de Cidadãos pela Preservação da Vila Ana e Vila Ventura não conseguem esconder a preocupação pela possível destruição dos dois exemplares da arquitetura das casas apalaçadas e quintas por que Benfica era conhecida no século XIX. Incluídos no inventário municipal, os edifícios, integrados no mesmo lote da Estrada de Benfica, estão agora ocupados por um total de três inquilinos com contratos legais.

"Já não é fácil encontrar casas destas, são verdadeiros testemunhos da História. Há um grande consenso em Benfica para que sejam preservadas", diz Fausto Castelhano, junto ao portão enferrujado da propriedade, lembrando que o problema já motivou uma petição com cerca de 1600 assinaturas.

O representante do Movimento lamenta, em declarações, à Lusa que o abandono a que as vilas foram entregues tenha permitido a sua ocupação temporária por toxicodependentes e sem-abrigo, mesmo depois de o proprietário, a empresa Ormandy Portuguesa, ter entaipado algumas janelas.

Conhecedor do bairro, Fausto encara também com tristeza a possibilidade de as casas serem transformadas em pequenos T1 para arrendamento a custos acessíveis, intenção manifestada pela empresa ao município. "Pensamos que seria mais adequado transformar este espaço num equipamento que servisse a comunidade. Podia ter um uso cultural ou estar disponível para outras atividades do bairro", diz o morador.

A criação de apartamentos pode, no entanto, não passar de uma hipótese, já que, apesar de uma intimação camarária de Maio passado para obras de conservação que deveriam terminar no próximo dia 31, nada foi feito.

Segundo a vereadora da Habitação, Helena Roseta, o proprietário ainda não entregou qualquer projeto de remodelação ou pediu apoio financeiro no âmbito do Regime Especial de Comparticipação na Recuperação de Imóveis Arrendados (RECRIA), conforme disse ser sua intenção. "Antes de 31 de Dezembro tenho de o chamar e saber o que se passa. Se o proprietário não tomar iniciativa, teremos de fazer uma contraordenação e aplicar uma majoração do imposto municipal sobre imóveis", disse a autarca, numa reunião descentralizada do executivo, na qual o Movimento questionou o processo.

Helena Roseta referiu que, apesar de a Câmara ou os inquilinos poderem avançar com obras coercivas nestes casos, é "muito difícil" que a autarquia o venha a fazer: "Para avançarmos temos de ter cabimento no orçamento".

A Lusa tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos da Ormandy.

ROC.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim





quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reunião Descentralizada da CML em Benfica




(texto de Alexandra Carvalho / fotografias de Fausto Castelhano)



Realizou-se este final de tarde a Reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa na nossa freguesia, presidida pelo Senhor Vice-Presidente, Arqº. Manuel Salgado.

O anfiteatro da Escola Secundária José Gomes Ferreira apresentava uma grande afluência de público na assistência, contando, ainda, em representação da Junta de Freguesia de Benfica, com a presença da Vice-Presidente, Dra. Teresa do Santo Cristo.

Apesar da elevada assistência, apenas, 43 munícipes se inscreveram para apresentar os seus casos (tendo sido seleccionados para intervir somente 20, conforme anunciado previamente pela CML) - o que nos deixa a matutar a propósito da forma como a divulgação da realização desta reunião foi efectuada, pelas instâncias competentes.

De salientar a excelente e contundente intervenção da Dª. Gilda Caldeira, em representação da Associação de Moradores do Bairro da Boavista, apresentando inúmeros problemas relacionados com o espaço público e habitações no seu bairro (alguns dos quais tiveram pronta resolução ainda durante esta noite, quando o grupo de moradores regressava da reunião ao Bairro da Boavista).

Por outro lado, não pudemos deixar de constatar com surpresa que, afinal, contrariamente ao que um autarca anónimo aqui comentara no "Retalhos de Bem-Fica", a pintura de todas as passadeiras de peões, de acordo com o Vereador da Mobilidade da CML, Dr. Fernando Nunes da Silva, é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, com quem a CML efectuou protocolos de delegação de competências (tendo, inclusivamente, e segundo informação do Vereador, a Junta de Freguesia de Benfica adquirido, recentemente, uma máquina de pintar passadeiras, de forma a diligenciar de uma forma mais célere esta tarefa).




Face ao adiantado da hora, apenas nos foi possível fotografar os munícipes que aparecem neste vídeo. Apresentamos, desde já, as nossas sinceras desculpas aos restantes vizinhos que tenham intervido posteriormente.




No que diz respeito ao Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura - o qual se fez representar por uma comitiva de 11 pessoas (entre as quais se encontrava um dos Moradores-Inquilinos das Vilas), trajando t-shirts alusivas à nossa Causa - os principais objectivos da nossa intervenção nesta reunião foram os seguintes:

1º)- Ser informados sobre o ponto de situação deste caso (em particular, no que se refere às negociações que estariam a decorrer entre a empresa proprietária das Vilas e a Câmara, bem como qual o prazo previsto para o termo dessas negociações);

2º)- Estando previsto pelo prazo da intimação estabelecida pela Câmara que as obras nas Vilas deveriam estar concluídas até 31/12/2010, o Movimento de Cidadãos pretende averiguar o que sucederá exactamente caso as mesmas não sejam realizadas até essa data, como é de esperar (em particular, tendo em linha de conta a Recomendação pela preservação das citadas Vilas, que foi aprovada por unanimidade, a 27/04/10, pela Assembleia Municipal de Lisboa);

3º)- O Movimento de Cidadãos aproveitou para dar conhecimento aos Senhores Vereadores da CML da importância que a Causa pela preservação destas duas Vilas centenárias, tem assumido entre os munícipes da nossa freguesia.





Texto da intervenção de Alexandra Carvalho, em representação do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura

[clicar na imagem para ampliar e ler]






Em resposta aos pontos que apresentámos, a Senhora Vereadora da Habitação, Arqª. Helena Roseta, começou por dar os seus parabéns ao Movimento de Cidadãos e ao trabalho que o mesmo tem vindo a desenvolver.
Explicou que a sua intervenção no presente caso surge por delegação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e devido, também, à Recomendação emitida pela Assembleia Municipal de Lisboa a propósito destas Vilas.

Nesse sentido, realçou que a intermediação que tem levado a cabo deu origem, não só a que o Dr. Henrique de Polignac de Barros (director da empresa proprietária das Vilas) lhe tenha solicitado apoio a nível de uma eventual candidatura ao Programa RECRIA (para a transformação das Vilas em T1's para aluguer a renda moderada), como, também, a que ela própria lhe tenha solicitado com carácter de urgência o entaipamento das traseiras de uma das Vilas, após o Movimento de Cidadãos lhe ter remetido fotografias do local e da sua vandalização.

A Senhora Vereadora disse ao Movimento de Cidadãos que lamentava, mas, infelizmente, nada tinha para responder às pretensões da sua intervenção, dado que, até ao momento, o proprietário nunca mais lhe deu retorno sobre este caso, ou entregou na CML algum projecto com vista à realização destas obras.

Face ao exposto, explicou que, neste tipo de casos, os inquilinos ou a CML se podem sobrepôr aos proprietários e efectuarem as obras de conservação; salientando, porém, que, no caso da CML, tal não seria possível, por não haver verbas disponíveis para esse efeito.

Neste sentido, a Senhora Vereadora explicou que iria falar com o proprietário das Vilas, voltando a insistir com o mesmo sobre este assunto, frisando-lhe que o prazo para a realização das obras está a terminar e que, em termos da sua imagem enquanto Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, lhe seria benéfico efectuar estas obras de conservação dos imóveis. Sendo que, em Janeiro de 2011, a Senhora Vereadora voltaria a chamar o Movimento de Cidadãos, para dar conhecimento dos avanços neste caso.

Por fim, a Senhora Vereadora da Habitação, Arqª. Helena Roseta, incentivou o Movimento de Cidadãos a continuar a pressionar através da comunicação social, pois só assim, e aliado a todo o trabalho que têm vindo a desenvolver, se poderá, efectivamente, tentar salvar os prédios mais antigos da cidade de Lisboa.