sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Acção-Surpresa de Natal... pelas Vilas!




... É já amanhã de manhã!



DIVULGUE & APAREÇA!






[clicar na imagem para aceder ao site]





Pelo 1º aniversário da criação do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura...

Para celebrarmos (por antecipação) o Natal com todos aqueles que ainda vivem nas Vilas...

Porque Benfica também tem História e merece ser devidamente preservada!...



ACÇÃO-SURPRESA PELAS VILAS...
Este Sábado (18/12/10), 10h30, junto às Vilas









quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Parece que já temos "passadeiras"...





Recebemos hoje a resposta da Junta de Freguesia de Benfica, relativamente ao ofício que endereçámos, a 17/11/10, ao Vogal do Espaço Público, depois de diversos alertas dos nossos leitores...




[clicar na imagem para ampliar e ler]




É muito bom sermos informados, no próprio dia, das situações que se encontram a ser devidamento solucionadas.

Esperemos, agora, que não tarde o processo de contratação pública da Junta de Freguesia de Benfica com vista a adquirir a nova máquina para pintar todas as passadeiras de peões "desparecidas" nas ruas da nossa freguesia.






terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Encontro-Informativo sobre as Vilas com o PPD/PSD + Reunião da AML




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura recebeu hoje, junto às Vilas, uma comitiva de 4 deputados municipais do Grupo do PPD/PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.



Copyright da fotografia: Grupo Municipal do PPD/PSD (2010)



Neste encontro-informativo, o Movimento de Cidadãos deu conta aos deputados municipais das suas preocupações relativamente ao facto da intimação da Câmara Municipal de Lisboa para a realização de obras de conservação ainda não ter sido devidamente cumprida pela empresa proprietária das Vilas (sobretudo, tendo em linha de conta a Recomendação pelas Vilas, aprovada por unanimidade, em Abril passado, pela Assembleia Municipal de Lisboa).

O Movimento de Cidadãos coloca sérias reservas a este protelar do avanço para a realização de obras de conservação, o que deixa transparecer que, eventualmente, pode estar a ser empreendido de uma forma intencional, de modo a que, com o passar dos anos, as Vilas se degradem ainda mais, vindo a correr o risco de ruir... podendo, então, vir a ser demolidas (este é o único factor que permite a demolição de imóveis listados no "Inventário Municipal de Património").

Luís Graça Gonçalves (Vice-Presidente do Grupo Municipal do PPD/PSD) informou os 4 membros do Movimento de Cidadãos que estiveram presentes neste encontro-informativo que, nessa mesma tarde, aquando da sua intervenção na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), iria questionar o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) sobre o facto da grande maioria das moções e recomendações emanadas pela AML não terem qualquer eco junto da CML (sendo que iria referir, entre outros exemplos, o caso da Vila Ana e da Vila Ventura).


Ver aqui a notícia relativa a esta visita no website do Grupo Municipal do PPD/PSD.



-------



31ª Sessão - 6ª Sessão Ordinária (2ª Reunião)
da
Assembleia Municipal de Lisboa (14/12/10)




Neste âmbito, no seguimento do requerimento escrito do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes", pedindo informações sobre este assunto ao Presidente da CML, esta tarde, na reunião da AML (a que assistimos online), o Vice-Presidente do Grupo Municipal do PPD/PSD, na sua intervenção, questionou publicamente a propósito de ainda não ter sido dado seguimento pela CML ao principal objectivo da Recomendação pelas Vilas (aprovada pela AML).

Em resposta às diversas questões relacionadas com a Habitação, colocadas pelos deputados municipais da oposição nesta reunião, a Vereadora da Habitação, Arqª. Helena Roseta (que tem intermediado o caso das Vilas dentro da CML), começou por responder, em particular, à questão das Vilas (suscitada pelo Vice-Presidente do Grupo Municipal do PPD/PSD).
A Senhora Vereadora enunciou os mesmos pontos que já tinha avançado anteriormente ao Movimento de Cidadãos, na Reunião descentralizada da CML em Benfica; aproveitando, ainda, para informar a AML que as Vilas são propriedade privada e o seu proprietário é uma pessoa "associativa", que tem bastante conhecimento de leis. Sendo que a CML não se pode, constantemente, substituir aos proprietários nestas questões.
A Vereadora aproveitou, ainda, para referir que é importante que Movimento de Cidadãos esteja a ser tão activo, pois só assim se salva património.








segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Stand-Up Comedy: "Sexo, Poesia e Passadeiras Homicidas!"




O título desta stand-up comedy não podia ser mais oportuno (e actual), tendo em conta a infindável saga das passadeiras de peões em Benfica!...



Direitos de autor de reprodução do cartaz - "Dois Dedos de Comédia"

[clicar na imagem para ampliar o cartaz]





"3 comediantes levam a cena 2 dedos de comédia para fazer rir pessoas com 2 dedos de testa que querem mais do que 2 dedos de conversa."
(**)

O Grupo "Dois Dedos de Comédia" - nascido em Benfica -, constituído por Eduardo Ramos, Fábio Carvalho e Marco Rebelo, levou anteontem ao Teatro Turim a sua stand-up comedy intitulada "Sexo, Poesia e Passadeiras Homicidas!".

Não percam a próxima apresentação ao público, no dia 18 de Dezembro, às 17h, no Teatro Turim.






(**)- In página do Facebook de "Dois Dedos de Comédia"

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Teatro





(texto e fotografia de JCDuarte)







Ver, na penúltima representação de uma peça de teatro, a sala confortavelmente cheia até meio, é um prazer.
Bem sei que é uma sala pequena, de bairro. Bem sei, também, que a maioria do público que ali esteve reside nas proximidades, por aquilo que fui ouvindo enquanto esperava que as portas se abrissem. Também sei que a divulgação da sala e da peça foi feita nas imediações, com abundante mas inteligente distribuição de cartazes, conversas entre vizinhos e na dinâmica da Internet. Da mesma forma que sei que, sendo sábado, a gestão de tempo e as opções de entretenimento diferem notoriamente das dos chamados dias úteis.
Mas constatar que uma sala de teatro, em Lisboa, enche até meio na véspera de sair de cena uma peça, é uma satisfação.
Parabéns ao Teatro Turim, em Benfica, por o estar a conseguir.

E parabéns ao Teatro Turim por ter conseguido deixar-me a pensar no que vi, no lugar de ficar a pensar, apenas, que foi um bom espectáculo. Nos tempos que correm, isso é cada vez mais difícil.
Fico à espera da próxima montagem, mantendo o bom nível da companhia no seu todo e dos actores em particular.