domingo, 26 de dezembro de 2010

Festa de Natal na UNISBEN (encerramento do ano lectivo)





Realizou-se, no passado dia 17/12/10, a Festa de encerramento de mais um ano lectivo na UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica.

Aqui vos deixamos com o testemunho da Luísa Pereira, aluna e membro da Comissão de Alunos, e as fotografias do José Lila e do Fausto Castelhano...




Vídeo de Alexandra Carvalho (2010)







sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Bairro da Boavista degradado e isolado"




Lisboa: Moradores acusam câmara de falta de interesse

Bairro da Boavista degradado e isolado

In Jornal "Correio da Manhã"
Ana Carvalho Vacas com LUSA (Rosa Carreiro)


Um dos bairros sociais mais antigos de Lisboa – o bairro da Boavista, situado na freguesia de Benfica – está em avançado estado de degradação e isolamento. Os moradores apontam o dedo à "falta de interesse" da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia, embora reconheçam que ambas estão muito mais atentas para os problemas.



Fotografia de António Cotrim (LUSA)


No topo das preocupações está o estado das habitações, situação denunciada pelos azulejos partidos, pelas infiltrações de água e pela existência de fendas nos edifícios. Um problema agravado muitas vezes pela falta de responsabilidade e cuidado dos moradores. "A Câmara Municipal está a dar casas a pessoas que as degradam, pondo de parte as famílias de raiz deste bairro", acusa o morador Joaquim Pinto, de 24 anos, denunciando que há muitas casas vazias.

A falta de iluminação é outro problema. No bairro da Boavista há 15 candeeiros apagados. Joaquim Pinto garante que já comunicou a situação à autarquia e que esta lhe disse já ter resolvido o problema. A verdade é que os candeeiros continuam apagados, o que, para os moradores, traduz a falta de atenção da autarquia perante os problemas da Boavista.

A falta de luz potencia outro problema: a insegurança. E para a combater falta policiamento. "Durante a noite, há apenas dois polícias nas ruas", explica o morador, responsável pelo blogue do bairro da Boavista, que em muito contribuiu para chamar a atenção da Câmara e da Junta de Freguesia .

Faltam também transportes, o que impede as pessoas de saírem do bairro. "Os idosos não têm meios para se deslocarem e levantarem as reformas", denuncia.

Além de quererem melhorar a qualidade de vida, os moradores esperam ver reconhecida a importância histórica de um dos primeiros palcos das políticas habitacionais do Estado Novo e dos processos de realojamento das últimas décadas."




A ler no blogue do Bairro da Boavista, as impressões sobre esta visita da LUSA.





domingo, 19 de dezembro de 2010

2º Jantar do nosso Blogue




(texto de Luísa Pereira)



Decorreu ontem (18/12/10), num restaurante em Benfica, o 2º jantar do Blogue "Retalhos de Bem-Fica".
Confraternizaram colaboradores e vários outros cidadãos que se identificam com este projecto.

Observei que a faixa etária era abrangente - dos 14 aos 80 anos de idade, um largo universo de mentes vocacionadas: para a defesa do património da nossa Freguesia, pelo equilíbrio social da nossa comunidade, divulgação de eventos culturais, etc.




Dª. Judite (primeira foto) e Tiago Ferreira (segunda foto) a apresentarem-se aos restantes convivas, aquando da sessão introdutória com vista a que todos se conhecessem um pouco melhor.

Fotografias de Alexandra Carvalho (2010)




Não havia velas acesas, mas pensamentos iluminados; como os mais idosos gostam de passar o testemunho das vivências e memórias não desbotadas das suas vidas, suas expressões, olhares, sorrisos, brilham e bailam nas recordações.



Num dos recantos da mesa, leitores do nosso blogue (de áreas profissionais bastante distintas e que ainda não se conheciam), trocam animadamente ideias sobre a Arte.

Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)



Registaram-se alguns momentos de maior emoção, com a leitura dos cartões de Natal e a oferta de lembranças à criadora do blogue, Alexandra e à Rosa, jornalista da LUSA.
Duas jovens promissoras, preocupadas com valores patrimoniais, legados de gerações passadas; correm para assembleias da Junta, da Câmara, escrevem, denunciam, as forças poderosas, ocultas, que se atravessam nos sonhos, de quem inocentemente sonha.



Rosa Carreiro (esq.) e Alexandra Carvalho (dir.)

Fotografia de Mário Pires (2010)




Para finalizar – o espumante refrescou sentimentos, palavras borbulharam nas taças.
As causas justas nos unem!



José Morais Ferreira abrindo as garrafas de champanhe.

Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)





Quero agradecer a todos, o rico e humano convívio!









sábado, 18 de dezembro de 2010

Acção de Natal nas Vilas





O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura assinalou esta manhã a sua luta com mais uma das acções de sensibilização que mensalmente vinha empreendendo (até Julho deste ano) - uma "Acção-Surpresa de Natal pelas Vilas", visando chamar a atenção da opinião pública em geral para os seguintes factos:

- Durante o mês de Dezembro celebra-se um ano sobre a criação do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura;

- A 31/12/10, termina o prazo estabelecido pela Câmara Municipal de Lisboa para que a empresa proprietária das Vilas conclua as obras de conservação a que foi intimada (sem que estas tenham sequer sido iniciadas).








Esta manhã, junto às Vilas, foram colocados, simbolicamente, vários enfeites de Natal, enquanto a Tuna da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica abrilhantou este momento com a sua boa música e elementos do Movimento de Cidadãos distribuíam um folheto-informativo aos transeuntes.

Esta Acção de Natal pelas Vilas teve a cobertura jornalística da SIC, da Agência LUSA e do "Jornal de Notícias" (estes dois últimos meios de comunicação social vêm já acompanhando há bastante tempo a nossa luta).
Agradecemos a todos os jornalistas e repórteres de imagem dos medias citados pelo interesse demonstrado nesta Causa, assim como pela sua simpatia aquando da cobertura da mesma.








Reportagem transmitida no "Primeiro Jornal" da SIC (18/12/10)

[para visualizar a reportagem, clicar até ao minuto 21.50]





Reportagem da LUSA (18/12/10)


[clicar na imagem para aceder ao texto]




Este foi, também, um momento de contacto com a população local e de auscultarmos o sentimento, cada vez mais intenso em Benfica, de que, graças ao nosso trabalho, depois de um ano, as pessoas "apropriaram-se" das Vilas e sentem-nas como suas... como constituindo (o seu) património histórico que desejam ver salvaguardado.

No Movimento de Cidadãos, muito nos sensibilizou a todos a atenção demonstrada por uma senhora de 87 anos, tendo, com entusiasmo, integrado o nosso grupo a dançar, depois de lhe ter sido explicado os objectivos pelos quais ali estávamos (este foi, também, um momento de alegria que nos orgulhamos de poder ter concedido à solidão vivida por mais uma idosa na nossa freguesia).
Foi, também, com muita alegria que recebemos as palavras do Sr. João Pires sobre o nosso trabalho, ao ser entrevistado para o "Jornal de Notícias"; e os contactos do vizinho arquitecto (que connosco quer colaborar) e da vizinha dos prédios das traseiras das Vilas (que ficou de sensibilizar as pessoas do seu prédio para a nossa Causa).
Apenas, assim, unidos e lutando em uníssono, poderemos demonstrar a quem de direito que Benfica não está adormecida na luta pelo (pouco) património histórico material que ainda lhe resta!
Pelo que aqui deixamos a nota a todos que, com a chegada do próximo ano, encetaremos novas formas de luta por esta Causa, tendentes a abranger o máximo de divulgação junto dos habitantes de Benfica.

A Acção foi concluída, após a partida da comunicação social, com um gesto de solidariedade relacionado com esta época, através da oferta de géneros alusivos ao Natal aos 3 Moradores-Inquilinos das Vilas, assim como às 3 pessoas sem-abrigo que, fruto de diversos problemas sociais, se viram obrigadas a procurar refúgio na Vila Ana (as quais procurámos, também, sensibilizar para a necessidade de preservarem o que ainda resta do local onde estão instaladas, assim como de o proteger contra eventuais perigos inesperados que possam surgir).




(Da esquerda para a direita: Cafetaria "Moranguinho", Pastelaria "Monalisa" e UNISBEN)

Direitos de autor das imagens de cada uma das marcas/entidades referenciadas



O Movimento de Cidadãos gostaria de, publicamente, agradecer à Cafetaria "Moranguinho" (Tiago Ferreira e Deolinda Samuel), à Pastelaria "Monalisa" (irmãos Carlos e Fernando) e à UNISBEN (Comissão de Alunos e Direcção), por se terem unido a esta Causa, através da cedência gratuita dos géneros com os quais ofertámos estas pessoas.

Em meu nome pessoal, gostaria, ainda, de agradecer aos 9 outros membros do Movimento de Cidadãos e aos 9 elementos da Tuna da UNISBEN que, nesta fria manhã de Sábado, contra todas as intempéries, permaneceram unidos e empenhados, ajudando a que concretizássemos mais uma belíssima acção de sensibilização.
Os movimentos de cidadãos são constituídos por pessoas e pela riqueza que, cada uma delas, concede aos actos cívicos em que se envolve... por isso mesmo, o meu imenso obrigada a Vocês, pela (importante) partilha que têm dado a esta nossa Causa!



(Alexandra Carvalho)








Actualização de 19/12/10:


Ler aqui a reportagem do "Jornal de Notícias" (de 19/12/10).

Ler aqui a reportagem do "Diário de Notícias" (de 19/12/10), feita com base na peça da Agência LUSA.