segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Documentário "História do meu Bairro"







Em 2010, a Junta Freguesia de Benfica apresentou um projecto à Gebalis`EEM, para realizar um documentário com o título História do Meu Bairro, sobre o Bairro da Boavista.

Na passada 5ª feira, a Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista foi contactada para “ajudar” neste documentário.

Durante a semana de 7 a 11 de Fevereiro, a Associação recolherá todas as fotos que forem entregues (as fotos serão todas digitalizadas) e enviá-las-á, por e-mail, às técnicas responsáveis do documentário.

Ao mesmo tempo, existe uma equipa de alunos da Escola Superior da Comunicação Social (entidade parceira) a fazer a recolha de depoimentos à população que anteriormente foi contactada.

Se tem fotos antigas, sobre o Bairro da Boavista (Lisboa) envie para geral.armabb@gmail.com.

Precisamos de toda a AJUDA!










sábado, 5 de fevereiro de 2011

"Banda Jovem'11"





A "Banda Jovem'11" é um concurso promovido pelo Pelouro do Desporto e Juventude da Junta de Freguesia de Benfica, que tem como objectivo apoiar e incentivar os novos projectos musicais de "bandas de garagem".

O concurso terá lugar no dia 5 de Março, no Auditório Carlos Paredes.

Até lá, todos os interessados poderão consultar o regulamento do concurso e entregar as demos dos seus trabalhos na Junta de Freguesia de Benfica (clicar nas imagens abaixo, para mais informações).





[clicar nas imagens para ampliar]

Copyright das imagens: Junta de Freguesia de Benfica (2011)






sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tudo na mesma... (2)




(por Alexandra Carvalho)



No seguimento do encontro-informativo que Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura teve com o Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes", em Novembro de 2010, e conforme nos havia sido prometido, foi por este Grupo apresentado um Requerimento à Assembleia Municipal de Lisboa, solicitando informação sobre o processo das Vilas (ver documento abaixo)...



[clicar na imagem para ler o Requerimento]




A resposta tardou, mas, finalmente, chegou...




[clicar na imagem para ler o ofício de resposta da CML]




O seu conteúdo não difere muito do texto do ofício recepcionado recentemente pelo Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura...

Mas deixa-nos a indagar bastante sobre qual teria sido a postura da Câmara Municipal de Lisboa em todo este processo, caso o Presidente da empresa proprietária das Vilas não fosse o Dr. Henrique de Polignac de Barros (o qual é, também, Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, para além da sua participação noutras áreas), mas um mero cidadão comum!...




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Instruções




(texto e fotografia de JCDuarte)







Este carro estava parado onde se vê: em cima de uma passadeira de peões, quase esparramado em cima dela.
Não gostei. Até por ser habitual, tanto aqui, em frente da estação de Benfica, como em frente à gare do Oriente. Deve ser uma questão de química: a ferrovia atrai a instrução automóvel.

Ao volante um rapaz quase que imberbe, que soprava, remexia-se no banco e esfregava as mãos, como se estivessem húmidas. Daria para apostar, dobrado contra singelo, em como se tratava de um instruendo numa das suas primeiras incursões no trânsito.

Estive vai-não-vai para lhe dizer das minhas acerca do local de estacionamento, que a aprendizagem é logo desde o início. Mas o seu nervoso era tanto que metia dó. Preferi esperar pelo respectivo instrutor. Que seria, supunha eu, um dos três homens que conversavam a uns metros de distância. Quando um deles se aproximou do carro, indaguei-o a esse respeito. Era!

Nessa altura confrontei-o com o local de estacionamento, ao que recebi uma resposta esclarecedora:
- “Isto a gente pára onde pode ser.”

Quase perdi as estribeiras mas, mantendo a compostura, perguntei-lhe se aquele era o exemplo a dar ao instruendo lá dentro sentado. A resposta foi ainda melhor:
- “Oh pah! Agora não tenho tempo para isso!”
E, entrando no carro pela direita, ligou o motor, deu algumas instruções a quem aprendia, e seguiram à suas vidas.

Fala-se em prevenção rodoviária; em segurança rodoviária; mostram-se os números negros das estradas, nas épocas festivas e fora delas…
Mas o que se pode esperar dos automobilistas se os exemplos que têm para seguir são deste calibre?
Seria bom que instrutores, formadores, monitores e professores tivessem plena consciência da importância que têm na sociedade, mesmo depois de terminado o curso que ministram!








terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tudo na mesma...





(por Alexandra Carvalho)



No seguimento da comunicação que enviámos a 17/01/11, por e-mail, à Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, solicitando informação sobre o ponto de situação do processo das Vilas Ana, assim como dando conhecimento da grave ocorrência na Vila Ventura;

Eis o ofício que recepcionámos na passada 6ª feira (28/01/11) - chamando a vossa particular atenção para o que sublinhámos a vermelho no texto...




[clicar na imagem para ampliar]




É caso para dizer que "continua tudo na mesma, como a lesma"!...
Até quando???