domingo, 20 de fevereiro de 2011

“Em busca da Euterpe de Benfica” ou um Ponto de Encontro!





O meu avô Eugénio Germano Baptista, homem muito atento ao mundo que o rodeava e um republicano convicto, falecido em 1992, com 93 anos - deixou um espólio documental e fotográfico sobre a “Sociedade Euterpe de Bemfica”, de que tinha sido secretário, director e músico. Sociedade na qual também já o meu bisavô João Germano Baptista, falecido em 1930, tinha sido tesoureiro, secretário, director, e presidente, e também músico da banda.

Face a essa documentação, procurei saber mais sobre essa Sociedade, fundada em 1859 em Benfica – encontrei o blogue "Retalhos de Bem-Fica", e tentei obter alguma informação das memórias da Euterpe. Em boa hora o fiz, porque desde essa altura consegui recolher muita informação devido à disponibilidade da Alexandra e a vários leitores do "Retalhos de Bem-Fica".

A partir desse momento uma série de informações surgiram em catadupa – e, graças ao espólio do meu avô materno, Eugénio Germano Baptista, comecei a ocupar algum espaço daquele interessante e útil blogue, com alguma documentação e fotos, que são de facto parte da história de Benfica no começo do século XX.



Restaurante "David da Buraca", onde funcionou a primeira sede da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica
Fotografia de Pedro Macieira (2010)


Placa existente no Restaurante "David da Buraca", com menção à fundação da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica
Fotografia de Pedro Macieira (2010)



Pela simpática participação no "Retalhos de Bem-Fica", de Domingos Estanislau, presidente do Clube de Futebol Benfica, encontrei a primeira sede da Filarmónica Euterpe, junto ao Restaurante do "David da Buraca", onde existe um lápide que assinala a data da sua fundação em 1859 – e também um amigo. Amigo que me convidou a visitar o Fó-Fó, e aí inesperadamente, encontrei na sala de troféus a fotografia do meu avô com as cores do Futebol Benfica na primeira equipa de futebol, do clube. Por sinal no espólio do meu avô existe uma outra foto sequencial da que existe na sala dos troféus. E um texto publicado no Jornal da Euterpe, transcrito no "Retalhos de Bem-Fica", permitiu a Domingos Estanislau ficar com uma informação preciosa para confirmar a antiga dúvida sobre a longevidade do Fó-Fó.

Também a publicação de uma foto de 1934 de um grupo “de gentis expositoras” de um exposição na Euterpe, entre as quais a minha mãe, permitiu a uma leitora do blogue reconhecer na foto a sua mãe, que na altura frequentava a “Euterpe de Bemfica”.

Após a publicação das primeiras páginas de vários números dos jornais da “Euterpe de Bemfica” do qual o meu avô tinha sido director, surgiu nessa altura através de um comentário um outro neto de um outro director do jornal, contemporâneo do meu avô.

Também através da participação simpática de mais um leitor, localizei na Torre do Tombo, parte do espólio da “Sociedade Filarmónica Euterpe de Bemfica”.

A 24 Abril de 2010, num jantar comemorativo, do "Retalhos de Bem-Fica", tive o prazer de conhecer pessoalmente a autora deste interessante blogue, que é uma memória interactiva de Benfica e das suas gentes.

Recentemente fui também surpreendido com um contacto de mais uma leitora do "Retalhos de Bem-Fica", moradora em Benfica, e com 90 anos de idade, que comentou os posts que estavam publicados no Retalhos de Bem-Fica sobre a “Euterpe de Bemfica” no qual surgia o meu nome. A senhora falou na possibilidade de eu ser neto do Eugénio Germano Baptista, pessoa que ela conhecia e que sabia perfeitamente onde tinha morado em Benfica- localizando a casa e o andar onde a minha família viveu até 5-12 –1936, altura em que se mudou para Campo de Ourique.



Casa onde viveu Eugénio Germano Baptista, em Benfica.
Fotografia de Pedro Macieira (2011)



E hoje graças a essa intervenção e também da colaboração da Alexandra, localizei a casa, na estrada de Benfica nº 584, (felizmente ainda existente) e que até agora desconhecia completamente, que por feliz coincidência o Retalhos de Bem-Fica já tinha publicado várias fotos em 2 posts (ver aqui e aqui).

Também com esse contacto a Alexandra ficou com a hipótese de entrevistar esta simpática senhora de Benficacom quem já se tinha cruzado anteriormente na Festa dos 100 Anos da Vila Ventura.

E assim uma busca sobre a “Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica”, tem sido muito profícua na recolha inesperada de informações pessoais muito importantes, que espero ainda não terminar por aqui, muito pelo participação activa do "Retalhos de Bem-Fica".


Sintra, 20 de Fevereiro de 2011

Pedro Macieira
http://www.riodasmacas.blogspot.com






segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Dia dos Namorados" em Benfica





(por Alexandra Carvalho, Fausto Castelhano e JCDuarte)



Gente de Benfica - VI



"De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure."


Vinícius de Moraes - "Soneto de Fidelidade"






Fotografia gentilmente cedida ao "Retalhos de Bem-Fica" por Dª. Lourdes e Sr. João Perez

Arranjos gráficos: Alexandra Carvalho (2011)




No final da semana passada, (pela primeira vez) em equipa, tivemos uma excelente entrevista para a rubrica "Gente de Benfica", com 3 pessoas fantásticas, que muito carinhosamente nos receberam em sua casa e connosco conversaram durante mais de 4 (deliciosas) horas.

Neste dia em que se celebra o Amor, gostaríamos de aqui deixar um pequeno excerto dessa entrevista... como forma de, no "Retalhos de Bem-Fica", também festejarmos, à nossa singela maneira, este dia!

A Dª. Lourdes (Lourdinhas para os amigos) e o Sr. João Perez, ambos de Benfica, comemoraram recentemente, numa linda festa que reuniu família e amigos, o bonito aniversário de 55 anos de casados.
Conheceram-se na nossa freguesia, num namoro que começou mesmo à moda antiga...






Excerto de Entrevista com Dª. Lourdes e Sr. João Perez
+ Sr. António Pereira ("António da Farmácia") para a rubrica "Gente de Benfica"

Entrevista de Alexandra Carvalho e Fausto Castelhano
Filmagens e Vídeo de JCDuarte

Todos os direitos reservados "Retalhos de Bem-Fica" (2011)










domingo, 13 de fevereiro de 2011

Figuras de Benfica - 6





(por Fausto Castelhano)



Dick, gatarrão inesquecível!



Fotografia de Fausto Castelhano




Digno representante da raça Felis Silvestris Catus, também conhecida como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, Dick era um animal da família dos Felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insectos.

Todavia, Dick revelou-se um gatarrão de altíssimo gabarito. Extremamente inteligente, arrogante, bonito e vaidoso, ágil e muito independente. Sempre pronto a uma qualquer malfeitoria, tornou-se um corrécio de primeiríssima ordem. Apenas obedecia à dona, a Paula Maria que nutria, pelo Dick, uma ilimitada estima e carinho!

Em resposta a qualquer ralho, Dick, o descarado fuzilava-nos com um penetrante olhar das suas pupilas esverdeadas e, não poucas vezes, atacava! Na retribuição a qualquer afago estendia, imediatamente, as garras afiadas e ameaçador, eriçava o pelo até ao rabo e mordia! Um perigo iminente! Se não se pisgava a tempo, levava um bruto safanão nas ventas p’rá aprender e no intuito de o tornar um tareco sociável. Jamais conseguimos alcançar esse objectivo! Um safado!



Fotografia de Fausto Castelhano



Dick nasceu na Estrada de Benfica em 1982, exactamente na “Papelaria Popular” e era filho da gata de estimação do Sr. Capelo e da Dª. Nazaré.

Pequerrucho, já vinha mal habituado quando mudou de residência para a Rua Manuel Múrias, 11 r/c Esquerdo, em Benfica.
A Paula Maria, aí nasceu a 19 de Dezembro de 1966.

Alimentado a carne fresca fornecida pelo talho do Sr. Virgolino, paredes meias com a "Papelaria Popular", Dick tornou-se um guloso incorrigível. Só chicha e, se possível, crua! O bichinho, possante e de pelo luzidio, encorpou e atingiu, nos seus tempos áureos, a magnífica performance de 6 Kg bem pesados…



Fotografia de Fausto Castelhano



Dormia na cama, aos pés da dona e, quando a Paula Maria se arrumou a trouxa, levou-o consigo. Foi um alívio, mas sentimos, enormemente, a falta do malandrão. Quando resolvíamos visitar a Paula Maria, lá estava o desenvergonhado a mirar os intrusos.

Já velhinho, manteve sempre a mesma postura altiva. Foi um gato do “caraças”, benza-o Deus.



Fotografia de Fausto Castelhano



Faleceu no ano 2000, poucos dias depois do nascimento do João Tomás, o filho da Paula Maria. Esperou que alguém tomasse o seu lugar!

Com as honras devidas a tão extraordinário personagem, foi sepultado na encosta de S. Marcos, concelho de Sintra. Paz à sua alma!





Ler as estórias de outros gatos dignos de renome em Benfica, aqui e aqui.










sábado, 12 de fevereiro de 2011

A "Ulmeiro" precisa de todos nós!...


(por Alexandra Carvalho)



Fotografia de Mário Pires (2011)



Contrariamente à grande maioria dos habitantes mais antigos de Benfica, os meus 35 anos apenas me permitem ter vivido o mítico Passado de luta e resistência cultural da "Ulmeiro" através das palavras da minha Mãe e de algumas pessoas amigas...

À "Ulmeiro" cheguei, há muitos anos atrás, em busca de memórias para a minha tese de licenciatura.
E à "Ulmeiro" regressei, há cerca de 2 anos e meio, por causa de uma gata... Uma gata que viria a unir e transformar as nossas vidas (a minha e a da "Ulmeiro" e dos seus proprietários)!

Por vezes, há estranhas e engraçadas coincidências na vida, como esta!
Como se já não soubéssemos que nada acontece por acaso, o destino ainda nos vai brindando de quando em vez com estes pequenos momentos preciosos, como que para nos relembrar que tudo tem uma ligação e um sentido intrínseco naquilo que vamos vivendo... e que nada, mas mesmo nada, acontece por acaso!



Fotografia de Mário Pires (2011)



A "Ulmeiro/Livrarte" é uma verdadeira caixinha de surpresas!...

De cada vez que lá entramos, descobrimos algo de novo, algo que se encontrava escondido e que as mãos da Lúcia colocaram em relevo, de uma forma muito bela, na montra ou numa estante.

Esta é uma daquelas pequenas pérolas escondidas do comércio local, onde nos voltamos a sentir como que impregnados daquele espírito infantil de tudo ali querer descobrir e ver, de tudo procurar como se se tratassem de pequenos tesouros e mistérios ancestrais.

Mas os maiores tesouros desta Casa, talvez, sejam mesmo a Lúcia e o Zé Ribeiro... que nos recebem sempre com um sorriso no rosto e tantas (mas mesmo tantas) estórias para nos contarem.
O tempo por ali não parece passar, quando nos pomos na conversa e esta flui livremente, numa amena troca de ideias (e de ideais).

Ali sentimo-nos sempre como que em casa, tamanha é a sensação de serenidade que emana desta "família" (por afinidade)!...



Fotografia de Paula Viotti (2011)


Fotografia de Paula Viotti (2011)


A "Ulmeiro/Livrarte" existe em Benfica há 41 anos... e, agora, precisa da ajuda de todos nós!

A Lúcia e o Zé Ribeiro vão reformular a sua mítica cave, para poderem organizar com regularidade actividades culturais relacionadas com a promoção do livro e da cultura (a partir já da Primavera).

Antes disso, porém, é imperioso diminuir drasticamente os stocks que se encontram na cave da loja, para que seja possível criar um pequeno auditório com lugares sentados.



Fotografia de José Antunes Ribeiro (2011)



Nesse sentido, organizaram uma "Feirinha da Ladra", a preços muito especiais, na cave da loja:


"Ulmeiro/Livrarte"
Av. do Uruguai, 13A,

em Benfica, Lisboa.

Até 19 de Março
(de 2ª feira a Sábado - das 10h às 13h e das 14h30 às 19h
- Excepcionalmente poderá marcar na hora de almoço pelo Tel. 21. 715 13 41)



Esta iniciativa é muito importante para que este espaço volte a ser um local de referência, cheio de iniciativas culturais e de muita animação, em Benfica...
Dos que conhecem a Av. do Uruguai, mesmo os que só param na montra, imaginam aquelas luzes apagadas?!... De certa forma forma, seria uma perda inestimável para a nossa freguesia!...



Fotografia de Mário Pires (2011)


Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Apareçam nesta "Feirinha"!!!

E, sobretudo, apoiem esta iniciativa, divulgando-a junto dos vossos contactos!!!










quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Encontro-Informativo sobre as Vilas com o Partido Socialista




(por Alexandra Carvalho)



Em Outubro/Novembro de 2010, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura endereçou a todos os partidos políticos (a nível nacional e local) um convite para a realização de Encontros-Informativos sobre as Vilas.

Estes encontros-informativos inseriam-se no trabalho de divulgação que o Movimento de Cidadãos tem vindo a desenvolver, nomeadamente, através do envio de informação regular sobre este processo aos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa (o que culminou, em Abril de 2010, com a aprovação de uma Recomendação da AML pela preservação das Vilas) e na Câmara Municipal de Lisboa.



O Movimento de Cidadãos recebe junto às Vilas uma delegação do PS.
Fotografia de Carlos Figueiredo (2011)



Depois dos encontros-informativos, em 2010, com o PCTP/MRPP, o Partido Ecologista "Os Verdes", o PCP e o PPD/PSD, o Movimento de Cidadãos recebeu esta tarde junto às Vilas uma delegação da Secção do Partido Socialista de Benfica e São Domingos de Benfica, acompanhada também por um deputado do PS na Assembleia Municipal de Lisboa e uma deputada do PS na Assembleia da República.



O Movimento de Cidadãos recebe junto às Vilas uma delegação do PS.
Fotografia de Carlos Figueiredo (2011)



O Movimento de Cidadãos informou a delegação do PS sobre as iniciativas que tem empreendido até à data, assim como as principais vitórias alcançadas. Paralelamente, o Movimento de Cidadãos alertou para o perigo iminente que existe na Vila Ventura, que já foi alvo de duas tentativas de entrada ilícita e furto.



A delegação do PS visita as traseiras das Vilas com o Movimento de Cidadãos.
Fotografia de Carlos Figueiredo (2011)




O Movimento de Cidadãos efectuou uma visita guiada com a delegação do PS nas traseiras das Vilas, tendo informado sobre diversas situações graves que aí persistem.

A delegação do PS manifestou o seu apoio a esta Causa e apresentou algumas sugestões de eventuais formas de intervenção futura.




Ver aqui a notícia relativa a esta visita no website da Secção de Benfica e São Domingos de Benfica do PS.