(por Alexandra Carvalho)
Realizou-se ontem de manhã uma Acção de Sensibilização promovida pelo blogue "Retalhos de Bem-Fica" a propósito do Chafariz de Benfica - como forma de festejar a Primavera e, simultaneamente, chamar a atenção para este monumento histórico, votado ao abandono há largos anos, cujo espaço poderia ser utilizado plenamente para fruição da população da freguesia.
Vídeo "Retalhos de Bem-Fica" (2011)
Esta Acção iniciou-se junto à Pastelaria "Nilo", com a distribuição de folhetos alusivos à história do Chafariz, tendo a recepção da maioria das pessoas sido extremamente positiva - chegando, inclusivamente, algumas pessoas a apresentarem-nos felicitações por, finalmente, alguém se ter lembrado de conferir o seu devido valor a este monumento, exigindo que o mesmo seja devidamente limpo e conservado.
Como já vem sendo tradição de outras iniciativas similares, alguns elementos da Tuna da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica abrilhantaram esta Acção com a sua boa música e, sobretudo, com muita animação.
A nossa Acção de Sensibilização foi acompanhada por uma jornalista do "Jornal de Notícias", que recolheu no local os testemunhos do Prof. Carlos Consiglieri e de Fausto Castelhano, que falaram, respectivamente, sobre a importância patrimonial do Chafariz de Benfica e de algumas memórias da sua utilização pela comunidade em tempos idos.
Junto ao Chafariz de Benfica, a animação foi constante, com os transeuntes a pararem e juntarem-se a nós, bem como alguns outros que iam assistindo das janelas de suas casas ou das lojas, do outro lado da rua.
Tendo a Acção sido concluída após o Prof. Carlos Consiglieri e Alexandra Carvalho terem proferido algumas palavras a propósito do estado de (falta de) conservação e abandono do Chafariz de Benfica ser uma vergonha para uma freguesia onde o património histórico edificado é já quase inexistente.

"Jornal de Notícias" (20/03/11)
[clicar na imagem para ampliar e ler]
[clicar na imagem para ampliar e ler]
Em nome da organização desta iniciativa, o meu muito obrigada a todos os que tornaram possível esta nossa Acção Comunitária Cívica (vocês sabem quem são :) !
Muito obrigada, também, a todos os habitantes de Benfica pelo apoio e carinho com que nos acolheram!
Uma palavra muito especial, ainda, para o Sr. Daniel Costa (chegaram-me quase as lágrimas aos olhos com a sua generosa oferta, Amigo! Obrigada!) e para os nossos amigos do blogue "Lisboa S.O.S" (por estarem sempre em cima do acontecimento).
Por último, não podíamos deixar de agradecer também, pela compreensão, zelo, e profissionalismo, aos agentes da PSP que, discretamente, acompanharam esta nossa Acção. Obrigada!
****
Nota final de Esclarecimento:
- O "Retalhos de Bem-Fica" é um blogue comunitário, apartidário, onde, porém, fora do seu âmbito, cada redactor é livre de ter e expressar os seus ideias políticos, quaisquer que eles sejam (desde que, logicamente, os mesmos não lesem os direitos humanos).
O que nos interessa, no "Retalhos de Bem-Fica", não é o poder político ou os partidos, mas sim o agir civicamente, com a força que a comunidade de cidadãos possui, em prol de uma melhor vida na nossa freguesia!...
Quem se quiser juntar a nós nesta linha de pensamento, será muito bem vindo!
Contudo, e face a certos boatos (com intenções dúbias, que visam minar o trabalho que temos vindo a desenvolver) que por aí correm na freguesia de Benfica, - não que tenhamos alguma coisa a justificar, mas como temos o hábito de ser muito frontais e honestos -, gostaríamos de deixar bem claro aos nossos leitores, em particular, o seguinte: - a fundadora do blogue "Retalhos de Bem-Fica", Alexandra Carvalho, não se encontra filiada ou associada a qualquer partido do espectro político português actual (não possuindo, por isso mesmo, qualquer tipo de eventuais "telhados de vidro", como os detractores que andaram a espalhar esses mesmos boatos, talvez, desejassem).
Podendo, contudo, e por diversos motivos, Alexandra Carvalho sentir alguma simpatia pelo, recentemente criado, "Partido pelos Animais"... "simpatia" apenas, e não qualquer forma de pertença ao mesmo, OK?!

