(por Alexandra Carvalho)
Aproveitando o período de campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas, e como forma de revitalizar o Parque Silva Porto (Mata de Benfica), a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, mandou colocar no espaço do lago 5 pavões (1 macho e 4 fêmeas), mais de 10 patos de 2 espécies diferentes e algumas galinhas selvagens; tendo, também, sido oferecidos, pelo Jardim Zoológico de Lisboa, 3 cisnes.
Em finais de Setembro de 2013, quando os 3 cisnes ainda podiam andar dentro do lago e pernoitar na casinha amarela, sem medo dos patos-"feras".
Não era necessário ser-se doutorado em Biologia para, desde logo, compreender que perante tantos animais de espécies diferentes, confinados a um espaço ínfimo e vedado, cedo iria haver problemas!
E eis senão quando, alguns dos patos, duma forma territorial, se começam a considerar donos e senhores do lago, não deixando, de uma forma bastante violenta, lá entrar alguns dos outros animais (nem no lago, nem dentro da casinha amarela onde pernoitam).
E qual a solução "estudada" pela Junta de Freguesia?
Mandar retirar do local os patos que viraram "feras" pela própria mão humana.
"Brilhante", não haja dúvida!!
Enquanto o Homem continuar, displicentemente (julgando-se Deus!), a interferir nos ecosistemas das outras espécies, para prover aos seus próprios intentos, sinceramente, não vamos longe em termos de evolução!...
E a questão que, neste caso particular, se coloca é: - O que vai acontecer aos patos "feras"? Para onde irão ser levados? E quem provém à alimentação diária de todos os animais que ali se encontram, no lago da Mata de Benfica?