terça-feira, 12 de janeiro de 2010

[APELO]- Pedido de Fotos





Recebemos, recentemente, este simpático e-mail de um dos nossos leitores, lançando um apelo a todos os que lêem o "Retalhos de Bem-Fica".

Será que existem por aí algumas fotografias antigas guardadas sobre estes dois temas?



"Alexa,

Antes de mais permita-me felicitá-la pelo seu excelente blogue.

Fui para Benfica com 6 anos, morei por cima da "Nilo" durante uns 5 anos e depois fui para o Bairro de Santa Cruz , onde morei no prédio dos "Cunhados" e onde, mais tarde, comprei uma moradia
(...), considero por isso que geneticamente falando, Benfica está bem impressa no meu ADN e acredite-se ou não cada vez que lá vou, sinto-me bem.

Não encontrei no entanto no blogue, nenhuma referência à "Metalúrgica de Bemfica", fabricante de máquinas industriais e que ocupava toda a extensão entre o jardim da Rua das Garridas e em relação à qual tanto quanto sei existia desde 1920, tendo desaparecido apenas no ano de 2000 e dado lugar aquele conjunto de torres rosa.

Igualmente não encontro referencia à Sapataria "Saul", ao lado da "Nilo", do Sr. Saul , o qual começou como Sapateiro e reparava sapatos nas traseiras da mesma, junto ao Restaurante "Córsega".

Será possível lançar um apelo a quem tiver fotos sobre estes temas que coloque no blogue.

Cumprimentos e obrigado desde já pela sua dedicação a Benfica.

Jonico Botelho Miranda


Ps- Por razões que desconheço Metalúrgica de Bemfica era mesmo escrito com "M"




"O rombo feito por uma bomba de dinamite na Fábrica Metalúrgica de Benfica"
(26/02/1937)
in Arquivo Nacional Torre do Tombo




...............................................................................


Actualização de 13/01/10:


Apelo da Raquel Pereira, na nossa página no Facebook:

"Faço seu o meu apelo também. Estive a vasculhar os meus arquivos e nada. Apenas fotos do Externato Fernão Mendes Pinto onde andei e nada mais.
E alguém tem fotos da Quinta da Fonte Nova?"



Podem remeter-nos as fotos para: palavraseimagens@gmail.com, para serem posteriormente colocadas neste blog e no nosso grupo no Flickr.




8 comentários:

Fausto disse...

O sr.Saúl foi, durante muitos anos, empregado na Sapataria Vendeirinho que se localizava na Estrada de Benfica em frente ao Estabelecimento Fontan e ao lado do Centro de Trabalho do Partido Comunista Português. Era a minha sapataria preferida. Comprei lá muitos sapatos enquanto a sapataria existiu. Hoje e algumas vezes, compro na Sapataria Saúl.

Alexa disse...

Fausto: muito obrigada pela partilha destas suas memórias sobre o percurso profissional inicial do Sr. Saúl.

Ainda me lembro de ser miúda e ir ao "Saul" com os meus avós comprar sapatos. O Sr. Saúl era, de facto, uma importante figura de Benfica, sempre aprumadinho no seu facto.

Segundo fui informada, por um outro leitor deste blog, o Sr. Saúl está actualmente num lar de idosos.

Um abraço

anA disse...

Não resisto a um comentário.
Também ia à sapataria Saul com a minha mãe comprar sapatos. Muito simpático, o Sr. Saul e a esposa também. A sapataria ainda existe.
Moro no Bº Sta Cruz desde 1958.
Soube que o Nilo já não é do Sr. Carvalho, pessoa também muito conhecida em Benfica e muito exigente com o pessoal jovem que frequentava a pastelaria (anos 60\70)
Abraço
anA

Alexa disse...

anA: Infelizmente, o Sr. Carvalho "passou" o "Nilo" a outras pessoas... sinal dos tempos e da idade avançada!
Mas os empregados continuam os mesmos do tempo do Sr. Carvalho.
O mais triste é que o "Nilo", único café com esplanada no centro de Benfica, agora, fecha as suas portas às 20h30 :(
Abraço

Anónimo disse...

O sr. Saúl Albuquerque foi durante muitos anos empregado na Sapataria Vendeirinho (não concertava sapatos, tal como foi referido num dos comentários) e da qual detinha uma quota no valor de 30.000 escudos. Mais tarde e depois do encerramento da Saparia Vendeirinho, Saúl Albuquerque abriria na década de 70 a actual Sapataria Saúl. Esclareço, ainda, que Saúl Albuquerque foi jogador destacado na modalidade de Hóquei em Patins tendo alinhado pelo Clube Futebol Benfica. Tenho uma foto do cofre da sapataria Vendeirinho que me foi cedida por João Paulo Fontan, neto de Florêncio Fontan, o fundador das lojas Fontan. (Fausto Castelhano)

Anónimo disse...

O sr. Saúl Albuquerque foi durante muitos anos empregado na Sapataria Vendeirinho (não concertava sapatos, tal como foi referido ) e da qual detinha uma quota de 30.000 escudos. Mais tarde e depois do encerramento da Saparia Vendeirinho, Saúl Albuquerque abriria na década de 70 a actual Sapataria Saúl. Esclareço, ainda, que Saúl Albuquerque foi jogador destacado na modalidade de Hóquei em Patins tendo alinhado pelo Clube Futebol Benfica. Tenho uma foto do cofre da sapataria Vendeirinho que me foi cedida por João Paulo Fontan, neto de Florêncio Fontan, o fundador das lojas Fontan. (Fausto Castelhano)

Fausto disse...

O sr. Saúl Albuquerque foi durante muitos anos empregado na Sapataria Vendeirinho (não concertava sapatos, tal como foi referido ) e da qual detinha uma quota de 30.000 escudos. Mais tarde e depois do encerramento da Saparia Vendeirinho, Saúl Albuquerque abriria na década de 70 a actual Sapataria Saúl. Esclareço, ainda, que Saúl Albuquerque foi jogador destacado na modalidade de Hóquei em Patins tendo alinhado pelo Clube Futebol Benfica. Tenho uma foto do cofre da sapataria Vendeirinho que me foi cedida por João Paulo Fontan, neto de Florêncio Fontan, o fundador das lojas Fontan. (Fausto Castelhano)

Fausto disse...

Metalúrgica de Bemfica. A foto publicada sobre a bomba colocada nas instalações da Metalúrgica foi uma acção onde o Partido Comunista Português esteve envolvido na sabotagem contra as empresas fornecedoras de material bélico para as tropas franquistas, como sucedia com a Metalúrgica de Bemfica (balas e bombas) Fausto Castelhano.