quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Cinema do S.L.B.




Neste blog, que pretendemos que se transforme, cada vez mais, num blog comunitário (onde a participação e contributo de todos os habitantes e ex-habitantes desta freguesia é uma mais-valia basilar), deixamos hoje mais um testemunho de um dos nossos leitores (a quem muito agradecemos!).

Um testemunho sobre um edifício e local que marcaram toda uma geração e continua a ser fruto de ternas memórias.




"Cinema Sport Lisboa Benfica" (sem data),
Vasques in
Arquivo Municipal de Lisboa




"Tomo a liberdade de lhe enviar este mail que achei interessante, principalmente a foto que se refere ao Cinema do S.L.B., local onde hoje funciona a Junta de Freguesia; foi o cinema onde a grande maioria dos habitantes do bairro pela 1ª vez assistiu a um filme.

É um lugar cheio de história do bairro de Benfica, funcionava no local a sede do Sport Lisboa em Benfica, tinha um ringue onde a modalidade de excelência era o hóquei em patins, por lá passaram grandes glórias desse desporto que foi, a par do futebol, o mais popular em Portugal, entre os anos 40 e 80; por lá passou o maior hoquista mundial de todos os tempos António Livramento, por lá passou António Lobo Antunes que também praticou a modalidade. Também por lá passei eu, num plano bem mais modesto, pois joguei hóquei desde os 12 anos aos 18 no S.L.B., e onde fiz muitas amizades que perduram até hoje.

No edifício existiam várias salas onde se podia jogar às cartas, xadrez, damas, ping-pong, bilhar, matraquilhos, existia também um ginásio, e um pequeno café. No verão havia cinema ao ar livre no ringue, e onde hoje é a piscina era um campo de tiro ao arco.

Outra faceta que para mim tem um significado muito especial eram os bailes que se realizavam na sala de cinema no fim do ano e Carnaval, foi lá que conheci a minha mulher em 1967 num baile de Carnaval, uma menina do Calhariz de Benfica com a qual continuo casado e namorando.

Cumprimentos
Vitor Filipe"





2 comentários:

Lena Pombinho disse...

Olá Alexa! Já não vinha aqui há imenso tempo, mas aqui estou novamente.
Agora deu-me uma "pancada" de nostalgia ao ler este post pois fiz ginástica aqui (SLB) até aos 10anos e recebi medalhas nesse salão do cinema; também me recordo de assistir a alguns jogos de hóquei em patins, aos treinos e saraus de patinagem artística; de uma vez experimentar fazer tiro ao arco;e também me lembro de assistir numa noite de verão, pela 1ª e única vez a um combate de boxe nesse ringue (que detestei, diga-se de passagem).
Adorei este post!

Alexa disse...

Olá Lena!

Muito bem vinda (de novo :)

Fico muito contente de saber que gostou deste post e que o mesmo lhe trouxe boas recordações da sua infância!

Penso que o mais interessante, de facto, é Benfica ser local de tantas memórias que, consoante as faixas etárias, se vão modificando, mas partem sempre do mesmo espaço comum.

Um abraço