sexta-feira, 11 de março de 2011

"Novos Rostos, Novos Desafios"




(por Alexandra Carvalho)



A 28 de Fevereiro, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura remeteu um ofício à Direcção Municipal de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa (com conhecimento da Senhora Vereadora do Pelouro da Habitação, Arqª. Helena Roseta), dando conhecimento do caso dos 3 indivíduos sem-abrigo que se encontram a pernoitar na Vila Ana e solicitando auxílio aos mesmos.

Esta acção foi empreendida com conhecimento prévio das 3 pessoas, as quais acederam a que o Movimento de Cidadãos empreendesse esta iniciativa.

A Equipa de Rua de Apoio aos Sem Abrigo da CML contactou-nos no dia 01/03/11, informando que os seus elementos tinham estado na véspera nas Vilas, tendo tocado a todas as campainhas e não aparecera nenhum dos indivíduos sem-abrigo (naturalmente! Uma vez que a zona destinada às campainhas serve, apenas, os 3 Moradores-Inquilinos que lá vivem).

Ficou agendada nova visita para ontem à noite.

Ontem de manhã, fomos contactados pela Equipa de Rua de Apoio aos Sem Abrigo da CML, informando que, dado não possuírem nesse dia uma carrinha, não se poderiam dirigir ao local, pelo que o caso iria ser acompanhado pela Associação "Novos Rostos, Novos Desafios".

Ontem à noite, recebemos junto às Vilas 4 técnicos desta associação, os quais falaram com as pessoas sem-abrigo, que pernoitam na Vila Ana, dando-lhes a conhecer quais os melhores caminhos que poderiam seguir para sair daquela situação de exclusão social.
A equipa de rua desta associação ficou de ali regressar, no dia seguinte, com vista a continuar a acompanhar este caso.

Em nome do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, gostaríamos de agradecer publicamente pela celeridade empreendida pela CML no presente caso, e, sobretudo, pelo profissionalismo, diligência e humanismo com que os técnicos da Associação "Novos Rostos, Novos Desafios" iniciaram o seguimento deste caso.

De salientar que, até à presente data, estas 3 pessoas sem-abrigo ainda não tinham sido "sinalizadas" a nenhum serviço de apoio à exclusão social, nem tão pouco sido sequer visitadas ou contactadas pelas entidades locais competentes (ou seja, era como se fossem meros fantasmas, vagueando pela nossa freguesia... à semelhança de tantos outros que por aí andam!).











1 comentário:

Fausto disse...

Incansável! Bem-haja, Alexandra!