Mostrar mensagens com a etiqueta Ulmeiro/Livrarte. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ulmeiro/Livrarte. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 30 de junho de 2020

Até sempre, querida Lúcia!...






"Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)

E talvez de meu repouso..."



- Mário Quintana -




Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)




"Partiu" ontem (29/06/2020) uma grande senhora... a querida Lúcia Ribeiro 😢
Que fez de Benfica a sua casa e, na antiga "Ulmeiro" na Av. do Uruguai, ensinou tantos de nós a amar os livros e as pequenas coisas belas da vida.

Sinceros sentimentos ao José Ribeiro e a toda a família.

Um abraço muito apertado de força.

Publicação do José Antunes Ribeiro na sua página de Facebook (29/06/2020)


domingo, 16 de junho de 2013

NÃO ME FECHEM A PORTA - Acção de Apoio ao Espaço Ulmeiro












"O ser humano cultivado é feito de papel."
José Saramago 




Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)




O Espaço Ulmeiro tem vindo a contribuir para a nossa cultura desde 1969
44 anos de luta, de persistência, de amor aos livros, que estão prestes a findar. 

O Espaço Ulmeiro está em vias de ter de fechar as suas portas.
Mais uma vitima desta crise, em que a necessidade imediata de pão se sobrepõe à necessidade de cultura. 
Mas sem dinheiro para sementes, sobrevivendo do já colhido, a comida depressa se acabará. 

Deixar fechar o Espaço Ulmeiro é abandonar a terra que nos dá alimento. 
Sem cultura seremos todos mais famintos. 

O fechar de portas deste alfarrabista não é, no entanto, irreversível.  
Depende de nós!  Exige muito pouco, e mesmo sendo pouco é reembolsável. 

A cultura não tem preço e os livros usados são baratos (a partir de 5€).  

Seja entrando como associado do Espaço Ulmeiro (com condições muito vantajosas. Vê aqui), seja adquirindo livros da lista bibliográfica (disponível aqui), podemos impedir que fechem as portas àquilo que nos sustenta o ser. 

O NOSSO OBJECTIVO É CONSEGUIRMOS 500 ASSOCIADOS. 
ASSOCIA-TE E TRÁS UM AMIGO.



Mais informações em: 
"Não me fechem a porta!" e "Espaço Ulmeiro"




terça-feira, 21 de maio de 2013

Aqui há gato... Poemas, histórias e afins (2)






(por Patrícia Azevedo) 




Fotografia de Alexandra Carvalho (2012) 
Concepção Gráfica do folheto de Patrícia Azevedo (2013) 

[clicar na imagem, para ampliar e ler]




Relembramos que a sessão de dia 18 de Maio foi anulada, por não termos recebido inscrições suficientes. 

Próxima sessão: 8 de Junho pelas 10h


Requer inscrição prévia através do email aquihagatoulmeiro@gmail.com ou pessoalmente na Livraria "Ulmeiro".








segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aqui há gato... Poemas, histórias e afins



(por Patrícia Azevedo) 



Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)
Concepção Gráfica do folheto de Patrícia Azevedo (2013)

[clicar na imagem, para ampliar e ler]




AQUI HÁ GATO… poemas, histórias e afins. Para miúdos e graúdos. Preparámos para a sua família, uma sessão cultural num espaço único em Benfica: a livraria Ulmeiro.

Entre as estantes carregadas de livros e de outros objectos, revelam-se segredos guardados na memória, em histórias e em poemas.

No final, desafiamos os miúdos a expressarem-se no papel com a ajuda dos graúdos.

O Salvador, o gato que adora estar entre os livros, fará as honras desta casa.

A primeira sessão será já no dia 18 de Maio, pelas 10h!

Venha passar uma manhã EM FAMÍLIA e sinta-se em casa entre livros, histórias, poemas e conversas!

INSCRIÇÕES: aquihagatoulmeiro@gmail.com ou pessoalmente na livraria. 






terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro





(por Alexandra Carvalho) 





Imagem retirada de "Jornalismo Antenado"




No Dia Mundial do Livro, aproveite para conhecer (ou re-descobrir) a "Ulmeiro" (espaço de muitas memórias), com gatos residentes e ex-residentes e muitos, mas mesmo muitos, livros...

E, já agora, faça-se sócio do novo Clube do Espaço Ulmeiro e saiba quais as vantagens que poderá vir a ter.

















sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sobre livros e quem os vende





(por JC Duarte)





Fotografia de JC Duarte (2013)




Para cada problema, uma solução específica. Ou mais que uma, se formos engenhosos.
Esta é uma solução para um problema que não temos.

Em fotografando no exterior usamos o sol como fonte de luz. Maior ou menor intensidade, maior ou menor difusão, mas é ele que alumia os assuntos que fotografamos. Geralmente. Mas em interiores ele não chega, ou pelo menos, não chega com a quantidade e qualidade que queremos. Geralmente. Por isso, e desde sempre, os fotógrafos procuraram formas de trazer para o interior a quantidade de luz necessária ao seu ofício.
Uma dessas formas – das primeiras – foi o velho flash de magnésio. Vemo-lo nos filmes, que já não se usa. Aquela luz intensa, não tão instantânea quanto isso, e, principalmente, muito fumarenta. Que resultava da queima rápida de magnésio com um nico de pólvora. E, em interiores, depois de cada fotografia, havia que abrir bem as janelas e criar uma valente corrente de ar, para dissipar os fumos daí resultantes.
Esta é uma forma de contornar o problema: um saco, feito a partir de um guarda-chuva, e que se coloca por cima do local da combustão. Assim que se extingue, fecha-se por baixo e vai-se com ele para o exterior, abrindo-o e libertando a fumaça nele contida.
Talvez seja um sistema complicado de usar, mas seria o melhor que existia na época. E soube-o através de um livrinho comprado num simpatiquíssimo alfarrabista. Recomenda-se a visita.
Da simpatia, cada um poderá aquilatar aquando da sua ida lá.
Da qualidade e eficiência dos seus proprietários, posso dar um exemplo:

O livro de onde tirei esta imagem intitula-se “Fotografa parte segunda”. Escrito em Castelhano, data de 1952 e foi impresso na Argentina. Quando por ele perguntei o preço, disse a simpática senhora: - “Olhe que é o segundo volume. Não tenho o primeiro.” Qualquer outro vendedor teria calado essa informação, tratando de despachar este talvez mais que encalhado livrinho de bolso. Que a grande maioria pouco dariam por ele, a menos que, como eu, saibam que os antigos tinham sabedorias que as modernidades esquecem. E um dos exemplos dessa sabedoria consta naquilo que não está na imagem: “Bórax – 75gr; Ácido bórico – 60gr; Água – 1 lt”. Trata-se da fórmula que haveria de executar para impregnar o tecido deste saco para o tornar ignífugo ou incombustível.
Pequenos detalhes ou sabedorias que hoje escapam à maioria.

Interessante mesmo foi também o que sucedeu depois de sair desta excelsa loja com este tesoiro no saco.
Sendo que se tratava de um dia feriado, nem sequer estava à espera que este alfarrabista estivesse aberto. Mas estava, ao invés de todo o resto do comércio que não pastelarias ou restaurantes.
No passeio pseudo-fotográfico que dei, acabei por entrar num centro comercial, um dos mais antigos da cidade e que foi uma referência, ainda que hoje preterido por outros que têm a desvantagem de serem todos iguais.
Neste existe, desde sempre, uma livraria. Mas como é um comércio em declínio – infelizmente – já lhe conheci vários donos e nomes ao longo dos anos. E, desta vez, nova mudança, desta feita uma sucursal de uma outra livraria bem conhecida. Enquanto olhava de fora, aquilatando do que ali estava à venda, lá dentro apenas três pessoas: dois potenciais clientes e uma empregada. E foi esta que fez toda a diferença:

De pé, atrás do balcão, estava embrenhadíssima na leitura de um livro. Livro que marcou com todo o cuidado e pousou ao lado quando fez uma venda, e que a ele regressou de seguida. Ora batatas! Uma “menina do shopping” a vender livros e a ler o que vende não é normal. E não pude deixar de ir atrás do meu nariz comprido e meter conversa com ela. Não me recordo do título ou autor, mas não esqueço o mais que ela me disse: - “Sabe, gosto de ler por inteiro pelo menos uma obra de cada autor que temos. Que, assim, posso melhor aconselhar os clientes.”
Perfeito, como já é raro de encontrar!

Falta referir que o alfarrabista é a Folio Exemplar, ex-Ulmeiro de boa memória, na Av. do Uruguai, Lisboa, e que a livraria é a “Apolo 70”, no CC Fonte Nova, também em Lisboa. Concorrências? Nada disso, que são produtos e clientes diferentes, excepto algum menos convencional como eu mesmo.






quinta-feira, 21 de março de 2013

Sessão de Poesia com Fernando Grade



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




AMIGAS/AMIGOS,

Vamos realizar uma SESSÃO DE POESIA COM FERNANDO GRADE no dia 22/3/2013 no "ESPAÇO ULMEIRO" na Av. do Uruguai, 13A, em Benfica, pelas 18,30 horas.


"Filho de uma estorilense e de uma albicastrense, FERNANDO José da Costa GRADE nasceu no Estoril, a 1 de Abril de 1943. Estreou-se na literatura aos 19 anos, com o livro de poemas "SANGRIA" (Colecção Poesia e Verdade, Guimarães Editores).
Criou e divulga o trabalho literário dos seus dois heterónimos: ABEL SABAOTH (n. 1936), tripeiro, iberista e professor de Latim; AAL AARÃO (n. 1950), lisbonês, economista e viageiro."
Com mais de 30 títulos individuais, com destaque para "O VINHO DOS MORTOS" (5ª. edição), Fernando Grade é também o criador e dinamizador das Edições MIC. Tem o seu nome ligado ao movimento poético DESINTEGRACIONISMO com outros poetas como Hugo Beja, Nuno Rebocho ou Júlio-António Salgueiro. Também é Pintor expondo desde 1965 e tendo já realizado 16 mostras individuais.


Este é o poeta convidado do "ESPAÇO ULMEIRO" para uma leitura dos seus poemas e para uma Sessão de Autógrafos.

Contamos consigo, mas confirme a sua presença por razões de espaço (folioexemplar@gmail.com).


Cordialmente,

(José Antunes Ribeiro)






terça-feira, 12 de março de 2013

CLUBE DO ESPAÇO ULMEIRO



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



Amigas/Amigos,

Pensando na forma de melhorar e ampliar e sobretudo dar alguma estabilidade ao nosso trabalho neste momento difícil que o sector do livro (e não só, claro!) atravessa, resolvemos lançar uma ideia com essa finalidade.
É imperioso conseguirmos um modelo de funcionamento 
neste ESPAÇO ULMEIRO que estabilize as receitas em níveis suficientes para os encargos mensais inerentes ao funcionamento.

Quando iniciámos este trabalho em Benfica realizámos um conjunto de iniciativas culturais e de resistência que marcaram a época  e  mobilizaram à volta do espaço inúmeras pessoas. Entre muitas realizações aqui estiveram, entre tantos, Mário Viegas, Zeca Afonso, Carlos Paredes, Chico Fanhais, Manuel Maria (poeta galego), Benedito (cantor galego), Lawrence Ferlinghetti, Natália Correia, David-Mourão Ferreira...
E lançámos o CLUBE JUVENIL ULMEIRO com as suas sessões de cinema ao sábado de manhã que tantos ainda hoje recordam.

A ideia seria lançarmos agora um "CLUBE DO ESPAÇO ULMEIRO" que garantiria o tal suporte financeiro mínimo à loja e proporcionaria uma série de vantagens aos sócios:

1. Descontos de 20% em todos os livros e produtos à venda na loja;

2. Informação antecipada sobre todos os livros a editar com a marca Fólio Exemplar com a garantia do desconto de 20% sobre o preço de venda ao público;

3. Envio de convites por mail sobre todas as sessões culturais a realizar no Espaço ou fora dele, nomeadamente lançamento de livros, sessões de leitura para crianças e adultos, workshops sobre arte e literatura, encontros com artistas (escritores, pintores, músicos, etc.), os nossos já célebres "Jantares com livros, poesia e, às vezes, música", etc.

4. Utilização gratuita do Espaço Ulmeiro pelos associados para sessões de lançamento de livros, revistas, etc. ou quaisquer sessões que queiram organizar desde que combinadas connosco. 

5. Para a Inscrição neste "CLUBE DO ESPAÇO ULMEIRO" a loja cobrará uma jóia de 5€ e o associado garantirá uma compra mínima de 15€ por trimestre directamente na loja ou através dos nossos boletins bibliográficos, em compras no nosso site em construção, ou sobre as edições da Fólio, ou ainda directamente no maior site de livros do mundo onde também  estamos representados:   http://www.iberlibro.com/libreria/FOLIOEXEMPLAR

6. O pagamento da jóia poderá ser efectuado directamente na nossa Sede na Av. do Uruguai, 13A - 1500-611 Lisboa ou através do NIB 0033 0000 45390038672 05 (enviar, pff., comprovativo da transferência para o seguinte e-mail: folioexemplar@gmail.com).

Para os clientes sediados no estrangeiro será através do

IBAN PT 50 0033 000045390038672 05
Bic/Swift
BCOMPTPL

 7. Para agradecer a inscrição de associado e o pagamento da jóia de 5€ a loja devolverá ao cliente o valor da jóia com a escolha de um livro de uma lista bibliográfica que elaboraremos para esse efeito. No caso de envio pelo correio será necessário acrescentar 2.50€ para uma parte dos portes de envio pelos Correios. 

8. Após o pagamento da jóia a inscrição como associado funcionará de imediato 
e entram em vigor as regalias aqui enunciadas. 

Contamos convosco neste objectivo de conseguirmos, para já, 500 sócios!




quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Poetas Sem Rede" - Serão Poético no ESPAÇO ULMEIRO




Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



Amigas, Amigos,

Na próxima 6ª feira, dia 30/11, às 21,30h realizamos mais uma Sessão Cultural no nosso (e vosso!) Espaço Ulmeiro.

Desta vez será uma Sessão de Poesia - "POETAS SEM REDE" - e contará com com a presença de Elsa Noronha que dirá poemas de Elsa Noronha, Maria Augusta de Sá, Noémia de Sousa, Rui de Noronha e de José Craveirinha.

E ainda Ana Tabarra que dirá "Cantiga, Partindo-se" (Cancioneiro Geral) e "Fanatismo" (Florbela Espanca); Ana Neta: "Indefinido" (Manuela Baptista) e "De Tarde" (Cesário Verde); Ilda Poças: "À tarde na Ilha" (Maria de Passos) e "Asas que não voaram" (Virgílio Chaves de Lemos); Ana Esteves: "Saudades" (Manuela Baptista) e "Testamento" (Alda Lara); Manuela Baptista: "Ode ao Futebol" (Tóssan) e "Vives de Sonhos" (Manuela Baptista); Lourdes Almeida Peliz: "O SER: EU" (Lourdes Almeida Peliz).

Como sempre pedimos que, se desejarem estar presentes, nos confirmem por mail atendendo a que só podemos garantir cerca de 35 lugares sentados.

Contamos consigo!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Serão cultural no Espaço Ulmeiro - 24/11/12





(por José Antunes Ribeiro)


Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



Amigas/Amigos,


Podemos desde já anunciar um novo Serão no Espaço Ulmeiro, Av. do Uruguai, 13A, em Benfica, Lisboa, com a escritora e actriz Ana Saragoça que nos apresenta o seu novo livro "TODOS OS DIAS SÃO MEUS", no próximo sábado, dia 24/11, às 21,30h.

Ana Saragoça nasceu em Viana do Alentejo em 1966. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa e formou-se como actriz pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em paralelo com a carreira teatral trabalhou sempre como tradutora, actividade que exerce a tempo inteiro desde 2002. Publicou em 2010 o conto "ULISSÍADA", integrado na Antologia Heróis à Moda de Lisboa (edição Lugar da Palavra), em 2011 os contos "Ciberdúvid@s" e "O Que Há Num Nome" na Antologia Contos Cruzados (edição Bubok), e, em 2012, "TODOS OS DIAS SÃO MEUS", o seu primeiro romance publicado pela Editorial Estampa, bem como "A MÃE DA NOIVA", o seu primeiro texto para teatro, estreado em Outubro no Teatro Rápido.


"TODOS OS DIAS SÃO MEUS

Há um prédio, uma morte e um mistério, mas na verdade não é um romance policial. Ao longo da narrativa, vamos conhecendo todos os que se cruzaram com a vítima e, através de um diário por ela deixado, a própria vítima. Pelo caminho, traçam-se retratos na primeira pessoa das muitas pessoas que, sem se conhecerem, habitam durante anos um mesmo espaço físico: um prédio, um bairro, uma cidade, o mundo."


Se puder e quiser poderá reservar o seu lugar.
O ESPAÇO ULMEIRO tem disponíveis 35 lugares sentados e reservaremos por ordem de confirmação para este nosso mail!

Contamos consigo!






domingo, 11 de novembro de 2012

Regresso do "ESPAÇO ULMEIRO" a Sessões Culturais




(por José Antunes Ribeiro)


Amigas/Amigos,

Podemos desde já anunciar que entramos em nova fase na vida deste "Espaço Ulmeiro" (será sempre "Ulmeiro" para muitos de nós!).



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)




Regressamos com uma Sessão com a escritora Cristina Carvalho que nos apresentará o seu novo livro RÓMULO DE CARVALHO/ANTÓNIO GEDEÃO-PRÍNCIPE PERFEITO no próximo
dia 16/11, pelas 21h30, edição da Estampa.
Como antes a Sessão terá lugar na livraria alfarrabista da Av. do Uruguai, 13A, em Benfica.

Diz-nos a Autora:

"Este livro não é, pois, uma biografia exaustiva, repleta de datas e acontecimentos que tomariam, segundo a minha intenção, a escrita dura e a informação espessa. Este livro não pretende ser objecto de estudo, mas sim um espreitar documentado, embora simples, da sua longa vida.
Refiro aqui alguns trechos mais significantes enquanto homem de ciência, professor e poeta. Fases de uma vida intensa. Intervalos da existência
de alguém que muito amei."

Cristina Carvalho é filha de Rómulo de Carvalho/António Gedeão.


MUITO IMPORTANTE: estas Sessões contam com cerca de 35 lugares sentados e é importante confirmar a presença (por e-mail: folioexemplar@gmail.com), para marcação desses lugares!

Faremos sempre um motivo suplementar de interesse: esta HAPPY HOUR terá sempre 50% de desconto nos livros à venda na livraria alfarrabista, exceptuando apenas os livros em apresentação que terão sempre também um pequeno desconto.

Contamos com a sua presença neste recomeço de um Espaço onde já estiveram nomes como José Afonso, Carlos Paredes, Mário Viegas, Rogério Paulo, Dinis Machado, Natália Correia, David-Mourão Ferreira, Lawrence Ferlinghetti, António Ferra, Lidia Martinez, e tantos outros.

Cordialmente,
José Ribeiro




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Gato Salvador




(por José Antunes Ribeiro)



Fotografia de José Antunes Ribeiro (2012)



O gato Salvador é mesmo muito especial...

Centenas de pessoas já o viram nas mais diversas circunstâncias, crianças e velhos passam de propósito para lhe fazerem festas ou mesmo só para o verem!

Mas há um casal que vem quase todos os dias da Amadora para o visitar e trazer-lhe uma latinha de comida...
O Salvador sabe quando eles estão quase a chegar e é impressionante como os reconhece...

Como é impressionante saber que este casal de reformados vem de propósito da Amadora para estar com o gatinho Salvador...

Para quem não sabe habita na livraria alfarrabista da Av. do Uruguai, 13A, em Benfica...





Sua excelência o gato Salvador recebendo as suas visitas no alfarrabista da Av. do Uruguai, onde habita...
Fotografia de José Antunes Ribeiro (2012)




Fotografia de José Antunes Ribeiro (2012)


domingo, 22 de abril de 2012

25 de Abril em Benfica - ACTIVIDADES




(por Alexandra Carvalho)




Direitos de autor do cartaz: Junta de Freguesia de Benfica (2012)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Feira da Memória: Tralhas & Livros





Fotografia e concepção gráfica: Alexandra Carvalho (2012)

[clicar na imagem para ampliar]





O espírito da "Ulmeiro" está de volta à Av. do Uruguai e a Benfica!...

Para possibilitar esvaziar a cave (arranjando, assim, espaço para a organização de actividades culturais) e, também, para dar alguma animação à loja, um pequeno grupo de pessoas e o blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" resolveram apoiar a realização desta "Feira da Memória: Tralhas & Livros".

Os preços atractivos são, também, um convite para nos visitar, neste Baú da Memória, cheio de tralhas e livros.

Divulguem e, sobretudo, apareçam!...










segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PEDIDO DE PROPOSTAS CULTURAIS - Espaço da "Ulmeiro"



Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)


Estamos em condições de poder realizar a partir de agora um programa cultural para executar na Livraria "Ulmeiro", na Av. do Uruguai, em Benfica!

Enviem propostas que sejam exequíveis no nosso espaço para:

folioexemplar@gmail.com


Este projecto só faz sentido se houver pessoas dispostas a colaborar nessas iniciativas...
Fico à espera!






sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Pequenas estórias de uma livraria de Benfica" (10)







Uma livraria é sempre uma história de pessoas, livros e afectos.
Foram muitas as pessoas que passaram aqui pelo nosso espaço da Av. do Uruguai, em Benfica.

Nascemos de parto natural e ainda uns três anos antes do encerramento pelo velho regime salazarista, no tempo de Marcelo Caetano, do movimento cooperativo cultural dos anos 70. Nunca estivemos sós. Houve sempre muita gente a apoiar-nos. Eu sei que a Ulmeiro foi importante neste movimento de ideias da década de 70 e que ninguém poderá apagar essa memória. Herdei essa memória e decidi sempre nesses tempos de acordo com a minha consciência e as minhas convicções e assumo todos esses passos com muita honra no momento em que sobre as livrarias e as editoras independentes novas nuvens negras pairam no ar e pouco sei do Futuro que nos espera.

Nascemos nesse e desse movimento e apoiámos tudo aquilo em que acreditávamos: por aqui passaram a pedir apoio pessoas ligadas à luta clandestina contra o antigo regime salazarento, contra o colonialismo português, maoístas, M-L's de todos os feitios, CDE, anarquistas, católicos progressistas (eu próprio fui um dos subscritores do Manifesto dos 101 contra a guerra colonial, em 1965), revolucionários de todos os quadrantes, que ingenuamente pensámos poderem após o 25 de Abril entender-se no debate de ideias que se abria nesse momento histórico. Também conheci a esquerda moderada, tive ocasião de conhecer Sá Carneiro, da chamada ala liberal e, curiosamente, uns anos depois conheci Snu Abecassis, a grande Senhora da Dom Quixote, enfim... memórias de uma vida ligada aos livros e também sempre dominada por afectos que perduram.

Continuo amigo dos meus amigos apesar das singularíssimas e diversíssimas trajectórias pessoais e políticas de muitas destas amizades desses tempos difíceis. Para mim as pessoas estiveram sempre em primeiro lugar...
Pensando um pouco retrospectivamente lamento os equívocos que me afastaram de alguns (chegam os dedos de uma mão para os enumerar!), talvez por minha culpa, talvez tivesse de ser assim, talvez por isto, talvez por aquilo...

Sinto que estamos à beira de encerrar um ciclo e de um ainda incerto caminho, mas gostaria de dizer que continuo aquilo que sempre fui: um homem dos livros, ligado a pessoas e dominado por afectos. Por tudo isto que foi este passado acredito que uma flor de lótus vai nascer no meio deste lameiro...


(JAR)








domingo, 15 de janeiro de 2012

"Pequenas estórias de uma livraria de Benfica" (9)




Fotografia de José Antunes Ribeiro (2012)




Esta é mesmo uma pequena estória. E é uma estória de hoje. Há pouco tempo. Este triste tempo desta triste estória.

É um senhor que entra na livraria. Dentro de seis meses vai fazer 99 anos. Tem ainda excelente aspecto e as ideias muito arrumadas. Vem com uma lista de livros para vender. Acontece que a reforma é de 400 e tal euros.

Tem uma filha. Nada sei da filha. Disse que a filha foi ao Banco levantar cerca de dez mil euros de uma poupança de toda uma vida. E também o foi visitar a sua casa e lhe levou todo o ouro que lá tinha.

Eu acredito no que ele conta. Não precisava de inventar esta estória trágica só para me comover. Comove-me esta idade e esta lucidez.

Quanto à filha por mim teria o merecido castigo: queixa-crime...

Ele nem sequer se queixa! Tem uns livrinhos para vender e isso lhe basta!

Há filhos que já não são filhos... Ou então são outros filhos...






terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Pequenas estórias de uma livraria de Benfica" (8)




"Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho

Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho"

"O Leãozinho",
de Caetano Veloso





O GATINHO SALVADOR NA PRIMEIRA PESSOA NO DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

(por José Antunes Ribeiro)





Vídeo: Retalhos de Bem-Fica (2011)
Fotografias: Alexandra Carvalho (2011)





"- O meu nome é Salvador. Acho que me chamaram assim porque antes de mim aqui habitou uma gatinha chamada Salva, ao que me dizem muito parecida comigo e que está hoje contente e feliz na casa dos meus donos.

Poderia até invejar a sorte dela, mas não é esse o caso. A minha vida aqui na loja é tudo menos monótona e mal tenho tempo para me coçar.

Como adoro que me façam festinhas coloco-me à entrada da porta e é um ver se te avias: crianças (algumas pouco maiores do que eu), rapazes, raparigas (adoro!), senhores, senhoras (adoro!)...
São variados e de todos os tamanhos e feitios aqueles que me passam a mão pelo pêlo... É mesmo assim: a mão pelo pêlo!... E gosto muito quando se metem comigo... desde que não exagerem, porque um gato não é de pau!

Já quando estou deitado na montra em cima dos livros (sempre se aprende qualquer coisinha por osmose, não é?) há pessoas simpáticas a fazerem-me sinais e há outras um bocado brutinhas (benza-as Deus!) que se põem a bater com força no vidro e a fazer barulho. Às vezes penso cá para o meu pêlo: ainda partem o vidro estes animaizinhos (claro, os humanos também são animais)...

Quando estou à porta já fora de horas e os meus donos já não estão por aqui, há pessoas que inventam tudo para se meterem comigo: metem papéis, cordéis, folhas de papel, por baixo da porta, para ver se me apanham a brincar. Deveriam ter mais cuidado com alguns papéis quando chegam do multibanco aqui ao lado e dá para ver que a crise já chegou com todo o seu esplendor...

Queria aproveitar também esta oportunidade para agradecer aos meus donos que me acolheram na loja e também a todas as pessoas que se vão lembrando de mim e me ajudam trazendo comida...
Até estou preocupado porque não largo o meu dono e parece que não se deve comer em excesso!

Em relação à minha dona todos os dias lhe dou miminhos especiais porque foi ela que me acolheu na loja depois de ter sido abandonado numa paragem de autocarro em Alcântara dentro de um cestinho e de ter ficado uma série de horas a miar por socorro!...

Quero também pedir a todos os que me lerem para apoiarem o BAZAR DOS RONRONS da minha amiga Alexandra Carvalho e já que hoje é o DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS quero fazer um pedido especial para que não se esqueçam dos 128 cães e dos 40 gatinhos do Sr. Henrique Nunes, amigo do meu dono Zé Ribeiro! É assim que ele gosta de ser tratado, tenho a certeza.

O que é que vos posso pedir mais? Nunca se esqueçam que homens e animais partilhamos uma Natureza imensamente rica na sua diversidade e que a Harmonia e a Felicidade deverá ser o destino de todos nós!...

Mais um pedido aos meus donos: livrem-se de fechar a loja em Benfica porque é aqui na Av. do Uruguai que já tenho muitas centenas de fãs de todas as idades.
E já agora tragam a gatinha Salva para fazer uma foto comigo aqui no meio dos livros. Eu gostava muito até para saber quem de nós é o mais bonito... Sim, porque o mais culto sou eu! Também não é de admirar com todos estes livros...".

(JAR)












sexta-feira, 23 de setembro de 2011

APELO - PEDIDO DE AJUDA PARA OS 128 CÃES E 40 GATOS DO SR. HENRIQUE & Dª. BÁRBARA




Este texto do José Antunes Ribeiro da "Ulmeiro" não tem directamente a ver com a nossa freguesia de Benfica, mas, pela humanidade e grandiosidade de valor da pessoa sobre a qual fala, não podíamos deixar de o publicar aqui!




*****




(por José Antunes Ribeiro)





A PROPÓSITO DO APELO DO BAZAR DOS RONRONS DA MINHA AMIGA ALEXANDRA CARVALHO



Fotografia de José Antunes Ribeiro (2011)



Conheci o Henrique Nunes naquele malogrado projecto editorial e livreiro da chamada Fundação Agostinho Fernandes que juntava a Livraria Sá da Costa, a Livraria Buccholz e promovia o renascimento da Portugália Editora.

Eu tinha um pomposo nome de Director de qualquer coisa e o Henrique era um colaborador com quem simpatizei à primeira impressão. Havia nele um sorriso de homem bom e só algum tempo depois vim a saber da sua aventura de salvar cães e gatos abandonados.

Agora serão 128 cães e 40 gatos. Consumia (e consome!) nesta acção meritória a sua reforma e a da sua mulher! E parece que não é suficiente!...

O tal projecto editorial e livreiro foi-se extinguindo porque os meios que o viabilizariam nunca apareceram...mas a minha amizade com o Henrique e com mais uma boa meia dúzia de pessoas foi algo que compensou aquilo que perdemos!
Eu perdi aí muito mais do que o Henrique...mas o Henrique também perdeu muito!

Isto vem a propósito do apelo da Xana! É em épocas como a que estamos a viver que se vê a fibra e a massa que enforma a nossa humanidade. E o Henrique é um ser de excepção e bem merece o nosso apoio!
Um pouco, um quase nada, podem fazer toda a diferença. Porque o mundo que queremos construir será um mundo melhor para pessoas e animais e onde todos juntos podemos preservar a Natureza que nos foi oferecida...

JAR



APELO - PEDIDO DE AJUDA PARA OS 128 CÃES E 40 GATOS
DO SR. HENRIQUE & Dª. BÁRBARA





[clicar na imagem para ampliar e ler o apelo]








sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Jantares com livros, poesia e às vezes música"!






(por Ana Vassalo)





Fotografias de Dulce Negrão (2011)



Jantar da Livraria ULMEIRO (José Antunes Ribeiro e Lúcia Ribeiro) em 03-SET-2011, Restaurante "Campomaiorense", Benfica, Lisboa.
Convidado : Poeta ANTÓNIO FERRA.



A Ulmeiro é "A" mítica Livraria de Benfica, centro de todas as resistências no pré-25 de Abril, e magia nunca perdida ao virar dos dias. Frequentei-a assiduamente, com grupo de amigos, para a compra dos meus/nossos livros, entre os meus 16 e 18 anos (1973-1975).

Há memórias sem fim de um tempo solidário agarradas a este espaço bonito e com personalidade. Muitos, tantos de boa memória, por lá passaram, da casa e de fora dela: José Afonso, Zé Mário Branco, Léo Ferré, entre muitos.

Só espero que perdure por um amanhã sem prazo, apesar dos tempos frios e pragmáticos que se vivem e reduzem a pó todos os "supérfluos", que é aquilo que UM LIVRO ainda representa para as elites dirigentes e que, à custa de políticas deformadas de educação e preços, o vai tornando, Livro, eternamente afastado das Gentes.

Quem não lê não conheceu ainda a variedade multicolor do sonho, a potencialidade do voo. Quem não lê, mais não conhece que versões oficialmente correctas dos factos, convenientemente expurgadas, ou nubladas, de verdade.

A manipulação da mentalidade colectiva é uma arma sem preço nas mãos de quem regula e pretende dominar para poder controlar (e vice-versa). Um povo culto é uma dor de cabeça, pois é...

Importa que há coisas que o tempo não apaga e os homens não destroem. A magia deste espaço intemporal prevalece. Que o diga a noite de trocas bonitas, cantorias, belíssima Poesia, partilha de memórias, amizade que se viveu nesta noite, uma vez mais.

Qualquer que seja o desfecho, e eu anseio por que ele seja feliz, a ULMEIRO será para sempre referência no espaço cultural e histórico de Benfica. E Livro de Contos no imaginário de tantas gerações que ali se revêem, tempo após tempo.




Fotografias de Dulce Negrão (2011)




****



No âmbito da sua actividade cultural, a livraria-alfarrabista "Ulmeiro" tem vindo a dinamizar alguns "Jantares com livros, poesia e às vezes música!", como o Zé Ribeiro gosta de lhes chamar.

Estes simpáticos jantares com livros, autógrafos, leitura de poemas e, por vezes, música, realizam-se num restaurante de Benfica, tendo sempre por convidado/a um autor/a publicado na "Ulmeiro".
No preço do jantar está incluído um livro que, na mesma ocasião, poderá ser autografado pelo autor/a presente.

Para ser informado das datas dos próximos jantares contacte: folioexemplar@gmail.com