sábado, 12 de fevereiro de 2011

A "Ulmeiro" precisa de todos nós!...


(por Alexandra Carvalho)



Fotografia de Mário Pires (2011)



Contrariamente à grande maioria dos habitantes mais antigos de Benfica, os meus 35 anos apenas me permitem ter vivido o mítico Passado de luta e resistência cultural da "Ulmeiro" através das palavras da minha Mãe e de algumas pessoas amigas...

À "Ulmeiro" cheguei, há muitos anos atrás, em busca de memórias para a minha tese de licenciatura.
E à "Ulmeiro" regressei, há cerca de 2 anos e meio, por causa de uma gata... Uma gata que viria a unir e transformar as nossas vidas (a minha e a da "Ulmeiro" e dos seus proprietários)!

Por vezes, há estranhas e engraçadas coincidências na vida, como esta!
Como se já não soubéssemos que nada acontece por acaso, o destino ainda nos vai brindando de quando em vez com estes pequenos momentos preciosos, como que para nos relembrar que tudo tem uma ligação e um sentido intrínseco naquilo que vamos vivendo... e que nada, mas mesmo nada, acontece por acaso!



Fotografia de Mário Pires (2011)



A "Ulmeiro/Livrarte" é uma verdadeira caixinha de surpresas!...

De cada vez que lá entramos, descobrimos algo de novo, algo que se encontrava escondido e que as mãos da Lúcia colocaram em relevo, de uma forma muito bela, na montra ou numa estante.

Esta é uma daquelas pequenas pérolas escondidas do comércio local, onde nos voltamos a sentir como que impregnados daquele espírito infantil de tudo ali querer descobrir e ver, de tudo procurar como se se tratassem de pequenos tesouros e mistérios ancestrais.

Mas os maiores tesouros desta Casa, talvez, sejam mesmo a Lúcia e o Zé Ribeiro... que nos recebem sempre com um sorriso no rosto e tantas (mas mesmo tantas) estórias para nos contarem.
O tempo por ali não parece passar, quando nos pomos na conversa e esta flui livremente, numa amena troca de ideias (e de ideais).

Ali sentimo-nos sempre como que em casa, tamanha é a sensação de serenidade que emana desta "família" (por afinidade)!...



Fotografia de Paula Viotti (2011)


Fotografia de Paula Viotti (2011)


A "Ulmeiro/Livrarte" existe em Benfica há 41 anos... e, agora, precisa da ajuda de todos nós!

A Lúcia e o Zé Ribeiro vão reformular a sua mítica cave, para poderem organizar com regularidade actividades culturais relacionadas com a promoção do livro e da cultura (a partir já da Primavera).

Antes disso, porém, é imperioso diminuir drasticamente os stocks que se encontram na cave da loja, para que seja possível criar um pequeno auditório com lugares sentados.



Fotografia de José Antunes Ribeiro (2011)



Nesse sentido, organizaram uma "Feirinha da Ladra", a preços muito especiais, na cave da loja:


"Ulmeiro/Livrarte"
Av. do Uruguai, 13A,

em Benfica, Lisboa.

Até 19 de Março
(de 2ª feira a Sábado - das 10h às 13h e das 14h30 às 19h
- Excepcionalmente poderá marcar na hora de almoço pelo Tel. 21. 715 13 41)



Esta iniciativa é muito importante para que este espaço volte a ser um local de referência, cheio de iniciativas culturais e de muita animação, em Benfica...
Dos que conhecem a Av. do Uruguai, mesmo os que só param na montra, imaginam aquelas luzes apagadas?!... De certa forma forma, seria uma perda inestimável para a nossa freguesia!...



Fotografia de Mário Pires (2011)


Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Apareçam nesta "Feirinha"!!!

E, sobretudo, apoiem esta iniciativa, divulgando-a junto dos vossos contactos!!!










1 comentário:

Fausto disse...

A Ulmeiro é uma arca cheiinha de surpresas!