sexta-feira, 8 de maio de 2009

Uma Fábrica modelar em Benfica










Em 1928, na 1ª edição da revista da Associação Industrial Portuguesa, era nos dada a conhecer a Fábrica Simões e Cª. Limitada, através de uma visita guiada pelo industrial José Simões, "homem franco, afável e acessível".


[Clicar nas imagens para ampliar e ler o artigo]










Nos dias que correm, a grandiosidade da Fábrica Simões e a importância que desempenhou na freguesia de Benfica parecem ter sido esquecidas por alguns, em compensação pelo lucro que a rentabilização dos seus terrenos para construção de um condomínio habitacional trará.

Para que a esperança de se ver o antigo edifício da Fábrica Simões utilizado para fins comunitários (no fundo, como este artigo espelha bem ter sido a essência do seu próprio funcionamento) não seja a última a morrer, assina esta petição em formato papel e divulga este assunto junto dos teus contactos.







Muito obrigada à minha querida Amiga Lúcia Ribeiro pelo artigo que gentilmente nos emprestou (e, sobretudo, por esta lembrança)!








1 comentário:

MErcado URB disse...

Para que a história do local seja lembrada e valorizada, haverá um evento, o Mercado URB, que irá homenagiar os tempos aureos deste complexo industrial com uma street art de grandes dimensões, no próximo sábado, dia 14.

Porque é no nosso passado que encontramos o nosso futuro :-)