segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Dia dos Vizinhos 2011" - 27 de Maio




(por Alexandra Carvalho)



"A agitação da vida urbana hoje em dia fomenta o individualismo, o isolamento e a indiferença por aqueles que mais próximo de nós residem. Não conhecemos os nossos vizinhos, e não estimulamos as relações interpessoais. Algo tem de mudar!

Convidar os vizinhos para beber um copo ou partilhar uma refeição pode não resolver os problemas sociais, mas este simples gesto pode ser um princípio. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.


O Dia Mundial dos Vizinhos tem lugar na última semana do mês de Maio e visa combater a apatia permitindo o convívio. É uma grande oportunidade para as cidades e as associações de habitação social mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização. De seguida, caberá a cada cidadão organizar a sua própria festa, participando activamente.
" (***)


(***) Texto disponível in website oficial do "Dia dos Vizinhos".




Direitos de autor do cartaz oficial: "Dia dos Vizinhos"



No ano passado, comemorámos o "Dia dos Vizinhos" nas Vilas, com os seus Moradores-Inquilinos.

Este ano, deixamos aqui algumas sugestões de como os nossos leitores podem dar largas à sua imaginação e dinamizar uma actividade comunitária, em conjunto com os seus vizinhos de prédio ou de rua:

* Desenhar um 'smile' (sorriso) gigante e colocar na porta da rua do lado de fora;
* Fazer um bolo e distribuir fatias pelos vizinhos;
* Fazer um jantar colectivo no hall do prédio, para o qual cada vizinho traga uma parte da refeição;
* Fazer um cartaz com uma mensagem simpática a todos os vizinhos, a ser colocado na porta de entrada do prédio;
* Coloque na entrada do prédio uma ou mais flores.

Lançando, também, aos nossos leitores o desafio de nos enviarem fotografias das suas actividades de comemoração do "Dia dos Vizinhos", para divulgarmos neste blogue comunitário.

Cabe-nos ir mais longe e inventar novas formar de pormos os vizinhos a falar e de sermos todos mais solidários nas nossas vidas quotidianas.







1 comentário:

Anónimo disse...

Aos meus vizinhos do andar de cima - um casal na ordem dos 70 anos - dava-lhes pares de chinelos e comprimidos para dormirem mais cedo e se acalmarem.