sábado, 19 de outubro de 2013

Na Mata de Benfica, há quem brinque aos ecossistemas!...






(por Alexandra Carvalho)


Aproveitando o período de campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas, e como forma de revitalizar o Parque Silva Porto (Mata de Benfica), a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, mandou colocar no espaço do lago 5 pavões (1 macho e 4 fêmeas), mais de 10 patos de 2 espécies diferentes e algumas galinhas selvagens; tendo, também, sido oferecidos, pelo Jardim Zoológico de Lisboa, 3 cisnes.


Fotografia de Junta de Freguesia de Benfica (2013) - página no Facebook

Em finais de Setembro de 2013, quando os 3 cisnes ainda podiam andar dentro do lago e pernoitar na casinha amarela, sem medo dos patos-"feras".



Não era necessário ser-se doutorado em Biologia para, desde logo, compreender que perante tantos animais de espécies diferentes, confinados a um espaço ínfimo e vedado, cedo iria haver problemas! 

E eis senão quando, alguns dos patos, duma forma territorial, se começam a considerar donos e senhores do lago, não deixando, de uma forma bastante violenta, lá entrar alguns dos outros animais (nem no lago, nem dentro da casinha amarela onde pernoitam). 

E qual a solução "estudada" pela Junta de Freguesia? 
Mandar retirar do local os patos que viraram "feras" pela própria mão humana. 

"Brilhante", não haja dúvida!! 
Enquanto o Homem continuar, displicentemente (julgando-se Deus!), a interferir nos ecosistemas das outras espécies, para prover aos seus próprios intentos, sinceramente, não vamos longe em termos de evolução!... 

E a questão que, neste caso particular, se coloca é: - O que vai acontecer aos patos "feras"? Para onde irão ser levados? E quem provém à alimentação diária de todos os animais que ali se encontram, no lago da Mata de Benfica?






Sem comentários: