sábado, 2 de maio de 2009

O Abate




Lisboa, 01 de Maio
(MYDM Lusa)






'Moradores de Benfica manifestaram-se hoje contra o abate de árvores no bairro, conseguindo suspender a acção que desencadeou críticas da Junta de Freguesia ao vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes.






Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Domingos Pires (PSD), considerou "lamentável" e um "ataque ecológico" esta acção "desencadeada pelo vereador Sá Fernandes", que não informou a Junta do que se iria passar.
"Estava em Setúbal com a minha família quando um dos moradores me telefonou a contar o que se estava a passar", acrescentou.
O autarca afirmou que não compreende a decisão de abater as árvores, principalmente as quatro derrubadas na Av. do Colégio Militar, que "em nada interferem com a via ciclável".
Domingos Pires disse ainda que se trata de uma acção "premeditada", aproveitando o facto de hoje ser feriado, "para que pudessem mais facilmente proceder ao abate das árvores sem a interferência de ninguém".





A manifestação de moradores contou com cerca de 50 participantes, obrigando à presença de "agentes policiais que estavam a proteger os cortadores", referiu o presidente da Junta.






Contactado pela Lusa, o vereador Sá Fernandes (ex-BE) afirmou que "se as árvores estavam a ser abatidas é porque tinham de ser. Para abater as árvores há sempre uma justificação".
"Só uma pessoa com má vontade é que diz esses disparates todos", reagiu o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Lisboa perante as declarações do presidente da Junta de Benfica.
Relativamente ao facto de não ter informado a Junta de Benfica sobre esta acção, Sá Fernandes explicou que "não tem conhecimento" e que "essas coisas são tratadas pelos serviços".'







Para que as árvores que restam na Av. do Colégio Militar não venham a sofrer o mesmo fim, esta 4ª feira (06/05/09) haverá uma reunião pública na Junta de Freguesia de Benfica, às 19h30, para debate sobre este assunto.

Participa!












9 comentários:

sara cacao disse...

Que pena!... - mesmo que Lx tivesse imensos espaços verdes, o que não é o caso, continuaria a parecer-me um crime!

Alexa disse...

É, de facto, um crime enorme, Amiga... sobretudo quando utilizam desculpa da ciclovia para abater árvores centenárias :(
Que país este! :(

Pedro O disse...

Acho o abate das árvores uma completa estupidez, mas será que as pessoas não se iriam queixar depois dizendo que o passeio estava muito estreito?
É que a 5ª foto pode dar essa impressão, se é que estou a ver bem o assunto.

Alexa disse...

Pedro O: antes de mais, bem vindo!

Decididamente, nem sei o que lhe diga. Possivelmente tem razão no comentário que fez sobre eventuais queixas futuras por o passeio ter ficado mais estreito. Mas, também, me parece que na ciclovia não estarão constantemente a circular bicicletas ou outros velocípedes, pelo que também poderá ser utilizada pelos transeuntes.
Mas entre isso e o abate de árvores...

DarkOverLord disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DarkOverLord disse...

O meu único comentário é o seguinte:

- Esse Sr. Sá Fernandes, ex-BE, não é o mesmo que embargou a obra do túnel do Marques porque queria um estudo de impacto por causa do abate das árvores da Avenida Joaquim António de Aguiar, que também só deu barraca a acção desta pessoa, para além de estar a custar bastante dinheiro as obras estarem paradas, depois foi desembargada a obra porque o estudo de impacto ambiental deu em nada...Claro depois das árvores deitadas abaixo já não havia impacto ambiental, tal como ele esperava que assim acontecesse com Benfica onde exista autarcas da outra cor...

Agora se houve alguma participação dos serviços competentes a dizer que as árvores já estavam em estado degradado, velhas ou podres, aí têm toda a razão em mandar abaixo...
A pena que dá é que abatem mas depois não repõem as árvores, o que é mau...Quer visualmente quer em termos de tratamento do ar em Lisboa, não podemos estar tão dependentes de Monsanto para respirar...
A não ser que ele queira também mandar abaixo uns poucos de hectares de Monsanto, já não me admirava nada com as atitudes destas pessoas que se encontram em lugares que podem fazer a diferença e só fazem diferença pela negativa...

Enfim...Este Sá Fernades há-de arranjar a bonita ou então ninguém lhe liga de tanto gritar lobo, depois quando acontecer...

Alexa disse...

DarkOverLord: bem vindo aqui ao Retalhos! :)

Tens toda a razão... e já nem me lembrava dessa do embargo do Túnel do Marquês.

Bjs

PD disse...

Olá. Era interessante saber exactamente as razões deste abate. Sei que em geral os municípios têm pouco cuidado com o tratamento das árvores, nomeadamente nas mal "informadas" podas que vemos por aí. Parece-me é que neste caso não deve ter sido um abate aleatório. No Vale do Silêncio (Olivais Sul) também se abateram árvores que punham em risco a saúde das restantes por estarem com uma doença incurável. Seria excelente para este blog, que por vezes acompanho, que se esclarecesse este assunto, para não se tornar em mais um espaço de bitaites à portuguesa. O caso do túnel do marquês pouco ou nada teve a ver com árvores. Um estudo de impacto ambiental, que faltava na dita obra, abrange muito mais que a flora e a fauna. Neste caso a obra do novo túnel punha em causa a estabilidade do túnel do metro já existente. Foi o embargo que evitou males maiores, tanto é que a saída para a A Aguiar continua por fazer devido a algumas fissuras que surgiram. Fico então à espera do vosso esclarecimento para este abate.

Alexa disse...

PD: muito obrigada pelo seu comentário.
Prometemos tentar esclarecer esta situação junto das autoridades competentes. E, assim que tenhamos uma resposta das mesmas, divulgá-la neste blog.