sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Transformar a Vila Ana ou a Vila Ventura num Centro Cívico/Comunitário




Se acredita que a Vila Ana e a Vila Ventura devem ser preservadas como símbolo da memória histórica da freguesia de Benfica...

Se acredita que estas duas Vilas deveriam ser dignificadas através de um projecto que as colocasse ao serviço da comunidade...







A Vila Ana e a Vila Ventura, enquanto património de interesse municipal e símbolo da memória da freguesia de Benfica, podem e DEVEM ser reabilitadas, ao invés de continuarem a ser deixadas ao abandono e degradação (de modo a extrapolar interesses de promoção imobiliária), como tem sucedido ao longo destes anos.

Pensamos que a única forma de dignificar verdadeiramente a Vila Ana e Vila Ventura seria através da criação de um projecto comunitário (ao invés de as reabilitar com o intuito de alcançar lucro fácil, através da sua venda para habitação de luxo).

Um Centro Cívico ou Comunitário, um equipamento social de proximidade, que responda às carências sociais e culturais da freguesia de Benfica, desenvolvendo uma série de actividades e projectos (envolvendo de uma forma inclusiva quem vive no bairro), proporcionando o convívio intergeracional e a formação, qualificando a vida quotidiana dos residentes.

Um dos muitos projectos deste Centro passaria pela recolha de memórias e testemunhos do passado da nossa freguesia (sob as mais diversas formas: livros, fotos, histórias de vida, etc.), organizando-os e tornando este espólio acessível ao público em geral.

Este Centro seria, assim, um elemento estruturante do tecido urbano e promotor da cidadania.
A divulgação junto dos habitantes de Benfica da importância de se lutar pela preservação/reabilitação da Vila Ana e da Vila Ventura, é o elemento mais importante de momento, de modo a que nos possamos unir todos pela manutenção do património da nossa freguesia (sobretudo, numa altura, em que do mesmo apenas restam as casas antigas no Largo Ernesto da Silva e estas duas Vilas centenárias).

Paralelamente, estou a delinear alguns contactos e a investir noutras frentes que, quando estiverem mais estruturadas, aqui irei aqui dando conhecimento; e, nessa altura, serão estudadas e pedidas outras formas de contribuição da vossa parte.

Em todo o caso, todas as sugestões, ideias e propostas de que se lembrem para ajudar a esta Causa serão muito bem vindas (podendo, para esse efeito, aqui deixar o vosso comentário).

Muito obrigada!

3 comentários:

anA disse...

Boa Noite.Alexandra
Já assinei a petição e louvo a causa e o seu empenho.
Obrigada
anA

Alexa disse...

Ana: antes de mais, seja muito bem vinda aqui ao nosso "Retalhos de Bem-Fica"!

Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras e, sobretudo, por já ter assinado a nossa petição!

Abraço

Antonio disse...

Não sei como está o processo de recuperação das casas, mas fica o comentário: tendo o escritor e crítico literário Luiz Pacheco vivido na Vila Ana, poderia ser um bom nome para um eventual centro cívico, que poderia incluir tambémn uma biblioteca. Em vez de uma rua em Chelas que nada tem de relacionado com Luiz Pacheco, e que a CML pretende atribuir o nome em sua homenagem, talvez esta fosse uma boa solução. Boa sorte com a petição (se ainda for a tempo).