segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Salvem a Vila Ana e a Vila Ventura!




A Vila Ana e a Vila Ventura, localizadas no Nº 674 da Estrada de Benfica, são dois edifícios centenários, representativos das chamadas 'Casas do Brasileiro' e um dos últimos testemunhos arquitectónicos das casas apalaçadas e quintas através das quais a freguesia de Benfica era conhecida no século XIX, constando no "Inventário Municipal de Património", anexo ao PDM de Lisboa (apesar de não se encontrarem ainda classificadas pelo IGESPAR).

No seguimento de uma vistoria realizada pela Câmara Municipal de Lisboa no início de 2009, a qual manifestou a intenção de ir intimar à realização de obras de conservação destes dois imóveis; os seus proprietários manifestaram agora discordância quanto à inclusão destes edifícios no Inventário Municipal de Património, apresentando dois pareceres técnicos sobre o assunto... muito possivelmente com o intuito de especularem em termos imobiliários sobre estes dois imóveis.

Se acredita que a Vila Ana e a Vila Ventura devem ser preservadas como símbolo da memória histórica da freguesia de Benfica...

Se acredita que estas duas Vilas deveriam ser dignificadas através de um projecto que as colocasse ao serviço da comunidade...

Junte-se a esta Causa e ajude-nos a divulgá-la!






2 comentários:

Anónimo disse...

Quando olhamos para capitais europeias como Londres, Paris e mesmo Madrid, ou outras cidades como Barcelona, reparamos que os nossos colegas europeus, souberam preservar o seu património histórico arquitectónico através dos tempos, e isso não os impediu de terem novas obras de arquitectura, que por certo se manterão por muitos e bons anos como parte das suas histórias e heranças. Em Portugal, talves, um pouco com a excepção do Porto e pouco mais, tudo temos destruído em nome de interesses meramente economicistas e nada mais. Está na altura de salvar e guardar as nossas heranças e o nosso património. Esta é uma boa, ou antes excelente oportunidade de manter essa mesma herança da nossa história. Acho que vale a pena lutar para guardar a nosssa histéoia. Parabéns à Alexandra pela lembrança e pela luta.
António Lobo Antunes Nolasco

Alexa disse...

António: Bem vindo ao "Retalhos" e muito obrigada pelo seu excelente comentário!

De facto, cá em Portugal, destrói-se tudo o que é antigo, pensando-se (erradamente) que apenas o novo, grande e moderno trará alguma felicidade às pessoas.

Esquecem-se, porém, os nossos governantes (ou quem manda nessas coisas) que as memórias não se podem (nem devem) apagar, sob o risco de nos tornarmos amorfos e perdermos o sentido da nossa própria existência.

Felizmente que ainda existe tanta gente que acredita que o nosso património histórico e arquitectónico deve ser preservado!

Muito obrigada, António, por todo o apoio que nos tem dado ao Movimento de Cidadãos!

Um abraço amigo