sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

6 anos antes...




A fotografia do post anterior datava de 1965. Seis anos antes dessa data, já outros jovens da freguesia brilhavam no Ringue de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica, na Av. Gomes Pereira.




"Carlos ao centro, com 15 anos" (1959)

Fotografia gentilmente cedida por Jorge Resende




O nosso leitor Jorge Resende remeteu-nos esta fotografia com um pedido muito especial a ela associado:


"(...) aqui da Madeira continuo a acompanhar com gosto as suas actualizações, e gostava de lhe enviar uma foto de 1959. Também foi tirada no ringue de patinagem da sede do Benfica na Av. Gomes Pereira.

O meu irmão foi guarda redes do Benfica, Júniores, na foto, ao centro, de seu nome Carlos Jorge Resende, estando ladeado à direita dele pelo filho de um Sr. que foi durante muitos anos porteiro do cinema e das instalações do Benfica, e à esquerda do meu irmão um jovem de nome Gomes Pereira, o qual viveu durante muitos anos no prédio onde foi a Junta de Freguesia de Benfica, na Estrada de Benfica quase ao lado da Travessa do Rio.


Do meu irmão vou sabendo, mas os outros? Que caminhos percorreram? Será que ainda vivem? Oxalá! (...)"



Uma vez que este blog já permitiu um reencontro familiar e algumas re-descobertas de amizades de infância, quiçá não se vá dar o caso de algum dos fotografados vir a ler este post.







6 comentários:

Unknown disse...

Caro Jorge,

O nome do moço da esquerda é Mota, a irmã mais nova Eugénia fazia patinagem artistica,quanto ao rapaz louro de cabelo encaracolado é o Gomes Pereira, primo de um dos grandes hoquistas que passou pelo ringue da Av. Gomes Pereira o Zé Casimiro.

Houve uma época em que quase todos os rapazes que jogavam hoquei no S.L.B., eram moradores no bairro ou na Venda Nova.

Vitor Filipe

Alexa disse...

Vítor: muito obrigada por aqui ter deixado mais informação sobre as pessoas que se encontram nesta foto. Estou certa que o Jorge Resende lhe vai ficar muito agradecido!

Será que este Gomes Pereira ainda é da família que deu origem ao nome da Avenida?

Um abraço

João disse...

Vitor (21 de Dezembro de 2009 15:15)

"quanto ao rapaz louro de cabelo encaracolado é o Gomes Pereira, primo de um dos grandes hoquistas que passou pelo ringue da Av. Gomes Pereira o Zé Casimiro."

Dadas as parecenças fisionómicas, é caso para dizer que esse primo do Casimiro até podia ser irmão dele. Até tinha o cabelo loiro e encaracolado, como o primo...


"Houve uma época em que quase todos os rapazes que jogavam hoquei no S.L.B., eram moradores no bairro ou na Venda Nova."

Lembro-me perfeitamente de ser esse o caso do Ramalhete, do Casimiro (que conheço pessoalmente), do Jorge Vicente, etc. Mas há um de que já não me lembro: o Garrancho também era de Benfica ???

Vitor Filipe disse...

Caro Jorge,

O Garrancho era também de Benfica, morava perto da antiga da Junta de Freguesia, o irmão mais novo é da minha idade e fazia parte de uma das equipas em que joguei.

Espero não errar mas aqui vão os nomes e respectivas localizações das moradas das equipas de hoquei do S.L.B., creio que 1966/7.

JUVENIS: Botas (Est. da Damaia),Joel (Bairro de Sta. Cruz/Benfica),
Venâncio (Benfica), Vitor Filipe (Benfica), João Ferreira (Benfica).

JUNIORES: Mário "Gordo" ( Bairro de Sta. Cruz/Benfica), Emilio Gomes (Calhariz de Benfica),Fausto Paz ( Est. da Damaia), Lopes " Batata" (Benfica), António Rodrigues (Bairro de Sta. Cruz/Benfica).

SENIORES: Ramalhete ( Venda Nova),José Casimiro (Benfica), Garrancho (Benfica), Jorge Vicente (Açoreano/ Benfica), Livramento ( morou na Venda Nova, à época residia na Trav. do Cabo em Campo de Ourique).

Que me desculpem os suplentes destas equipas por não os mencionar.

Gostaria de fazer uma chamada muito especial para o responsável por estas equipas, aquele que à época era considerado o melhor treinador do mundo, Torcato Ferreira ( Venda Nova), estas equipas de juniores e séniores foram campeões nacionais.

Abraço.

Vitor Filipe

João disse...

Vitor, obrigado pelo esclarecimento sobre o Garrancho. Já não me lembrava...

Realmente, toda a zona de Benfica era, nesses tempos, um autêntico viveiro de jogadores de hóquei em patins, assim como de hóquei em campo. Havia como que um apelo natural à prática do hóquei. Sem esse forte apelo, não teriam existido jogadores da categoria de Livramento (hóquei em patins/slb) ou Rogério Ramos (hóquei em campo/cfb), ambos já falecidos.

Penso que, em parte, tudo se deveu a pessoas como Torcato Ferreira e os irmãos Sidónio e Olivério Serpa. Por outro lado, nesses tempos não havia playstations e outras coisas bem piores e, por consequência, a forma da malta se entreter era praticar desporto...

Unknown disse...

Jorge,

Foi com o Rogério Ramos que aprendi a patinar no rinque do C.F. Benfica (Fófó),com 11 anos.

A rapaziada do "Fófó" jogava normalmente as duas modalidades, em patins e em campo.

A origem de Trocato Ferreira é o "Fófó", e o hoquei em campo.

Abraço.

Vitor Filipe