domingo, 20 de dezembro de 2009

"Viva Social"




A grande maioria dos residentes de Benfica já deve ter visto esta carrinha parada, aos sábados de manhã, ali mesmo em frente à Pastelaria "Nilo".

Eis o projecto...


Fotografia da autoria de "Viva Social"



A "Viva Social - Apoio Comunitário próximo" é uma empresa, criada em Março de 2009, que delineou um serviço inovador que possibilita às empresas e organizações em geral exercerem a "Responsabilidade Social" sem custos directos, investindo em "comunicação"; tendo, como contrapartida, a prestação de um serviço de "acção social" gratuita para os seus utilizadores (suportado pela prestação do “serviço de comunicação” realizado com base nos processos emergentes das actividades realizadas junto dos seus beneficiários).

A principal missão da Viva Social é a do apoio comunitário gratuito em saúde social, apoiando as pessoas com necessidades de mobilidade, de socialização e de saúde primária, contribuindo, assim, para o seu bem-estar físico e psíquico, combatendo e reduzir a pobreza e a exclusão social. Traduzindo-se a sua missão no objectivo a médio e longo prazo de "prevenir situações de dependência e promover a autonomia de modo a evitar a institucionalização das pessoas".



"21 de Novembro - Visita ao Museu da Electricidade"
Vídeo da autoria de "Viva Social"



Através das suas UMIP - Unidades Móveis de Intervenção Próxima (constituídas por equipas de técnicos especializados em saúde primária e social - enfermeiros, psicólogos, sociólogos), que circulam sempre na sua zona de intervenção, parando, mensalmente, em mais de 30 dos locais de maior afluência populacional, são atendidas as pessoas interessadas, para informar e avaliar indicadores sociais de saúde (controlo de diabetes, colesterol, tensão arterial, índice de massa corporal, osteoporose, visão, audição, dentição, estado psico-social, etc.).

Enquanto se realizam estas "acções sociais" junto dos interessados, são, também, divulgadas as ideias, os serviços e os produtos que os parceiros e associados deste projecto querem dar a conhecer ao cidadão em geral.

Paralelamente, estas carrinhas transportam crianças e pessoas com dificuldades de mobilidade a acções de sociabilização, informação em cuidados de saúde ou eventos culturais, recreativos, passeios, etc.

A "Viva Social" acredita que é indispensável a participação da comunidade para que se consigam desenvolver projectos de acordo com o propósito de cada causa; sendo, neste sentido, que tem levado a cabo este seu inovador projecto.







3 comentários:

Anónimo disse...

Uma iniciativa de saudar, pena é que na primeira foto não poderia faltar a invasão do passeio por parte da carrinha.

Viva Social disse...

Em primeiro lugar, um agradecimento à Alexandra por ter feito referência ao nosso projecto.
Depois queria aproveitar para vos convidar a visitar o blog
http://vivasocial-programaprevencaoactiva.blogspot.com/

Para conhecerem mais um dos nossos projectos: os Programas de Prevenção Activa, do qual são utentes alguns moradores de Benfica.

Alexa disse...

Muito obrigada, Catarina, pela visita e pelas simpáticas palavras!

Vou dar uma vista de olhos por esse vosso projecto muito em breve!


Um abraço