domingo, 20 de março de 2011

"Património Abandonado - SOCORRO!!!"




(por Alexandra Carvalho)



Realizou-se ontem de manhã uma Acção de Sensibilização promovida pelo blogue "Retalhos de Bem-Fica" a propósito do Chafariz de Benfica - como forma de festejar a Primavera e, simultaneamente, chamar a atenção para este monumento histórico, votado ao abandono há largos anos, cujo espaço poderia ser utilizado plenamente para fruição da população da freguesia.





Vídeo "Retalhos de Bem-Fica" (2011)



Esta Acção iniciou-se junto à Pastelaria "Nilo", com a distribuição de folhetos alusivos à história do Chafariz, tendo a recepção da maioria das pessoas sido extremamente positiva - chegando, inclusivamente, algumas pessoas a apresentarem-nos felicitações por, finalmente, alguém se ter lembrado de conferir o seu devido valor a este monumento, exigindo que o mesmo seja devidamente limpo e conservado.

Como já vem sendo tradição de outras iniciativas similares, alguns elementos da Tuna da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica abrilhantaram esta Acção com a sua boa música e, sobretudo, com muita animação.

A nossa Acção de Sensibilização foi acompanhada por uma jornalista do "Jornal de Notícias", que recolheu no local os testemunhos do Prof. Carlos Consiglieri e de Fausto Castelhano, que falaram, respectivamente, sobre a importância patrimonial do Chafariz de Benfica e de algumas memórias da sua utilização pela comunidade em tempos idos.

Junto ao Chafariz de Benfica, a animação foi constante, com os transeuntes a pararem e juntarem-se a nós, bem como alguns outros que iam assistindo das janelas de suas casas ou das lojas, do outro lado da rua.

Tendo a Acção sido concluída após o Prof. Carlos Consiglieri e Alexandra Carvalho terem proferido algumas palavras a propósito do estado de (falta de) conservação e abandono do Chafariz de Benfica ser uma vergonha para uma freguesia onde o património histórico edificado é já quase inexistente.




"Jornal de Notícias" (20/03/11)

[clicar na imagem para ampliar e ler]




Em nome da organização desta iniciativa, o meu muito obrigada a todos os que tornaram possível esta nossa Acção Comunitária Cívica (vocês sabem quem são :) !

Muito obrigada, também, a todos os habitantes de Benfica pelo apoio e carinho com que nos acolheram!

Uma palavra muito especial, ainda, para o Sr. Daniel Costa (chegaram-me quase as lágrimas aos olhos com a sua generosa oferta, Amigo! Obrigada!) e para os nossos amigos do blogue "Lisboa S.O.S" (por estarem sempre em cima do acontecimento).

Por último, não podíamos deixar de agradecer também, pela compreensão, zelo, e profissionalismo, aos agentes da PSP que, discretamente, acompanharam esta nossa Acção. Obrigada!




****



Nota final de Esclarecimento:

- O "Retalhos de Bem-Fica" é um blogue comunitário, apartidário, onde, porém, fora do seu âmbito, cada redactor é livre de ter e expressar os seus ideias políticos, quaisquer que eles sejam (desde que, logicamente, os mesmos não lesem os direitos humanos).

O que nos interessa, no "Retalhos de Bem-Fica", não é o poder político ou os partidos, mas sim o agir civicamente, com a força que a comunidade de cidadãos possui, em prol de uma melhor vida na nossa freguesia!...

Quem se quiser juntar a nós nesta linha de pensamento, será muito bem vindo!

Contudo, e face a certos boatos (com intenções dúbias, que visam minar o trabalho que temos vindo a desenvolver) que por aí correm na freguesia de Benfica, - não que tenhamos alguma coisa a justificar, mas como temos o hábito de ser muito frontais e honestos -, gostaríamos de deixar bem claro aos nossos leitores, em particular, o seguinte: - a fundadora do blogue "Retalhos de Bem-Fica", Alexandra Carvalho, não se encontra filiada ou associada a qualquer partido do espectro político português actual (não possuindo, por isso mesmo, qualquer tipo de eventuais "telhados de vidro", como os detractores que andaram a espalhar esses mesmos boatos, talvez, desejassem).
Podendo, contudo, e por diversos motivos, Alexandra Carvalho sentir alguma simpatia pelo, recentemente criado, "Partido pelos Animais"... "simpatia" apenas, e não qualquer forma de pertença ao mesmo, OK?!









7 comentários:

Fausto disse...

Excelente! O nosso Chafariz foi condignamente evocado pelas piores razões: o total abandono! Esperemos que seja reabilitado por quem de direito!
Parabéns, Alexandra! Estou, deveras, reconhecido, por este magnífico apontamento da antiga piscina das crianças pobres dos anos 40 e 50 do século XX da Freguesia de Benfica!

Alexa disse...

O mérito é todo seu, Amigo Fausto, que no ano passado nos desafiou a todos os colaboradores deste blogue para esta Acção! ;)

O resto, a ver vamos... com muita calma e paciência... aguardar por que melhores dias ainda esperem este monumento!

Gastão de Brito e Silva disse...

Devia haver uma Alexandra em cada bairro, em cada terra, e em todos nós...

Parabéns pelo teu trabalho exemplar...

Alexa disse...

Gastão, Amigo: muito obrigada pelas tuas simpáticas palavras!...

Mas o seu a seu dono... e, neste caso, os louros são mesmo todinhos para o Fausto Castelhano (que, desde o 2º semestre do ano passado, nos vinha desafiando para mais esta luta :)

Quanto ao resto...
A minha rica Mãezinha só tirou mesmo molde para uma Alexandra (e olha que o mundo já tem que aguentar muito, só com 1 ;))
Mas as tuas palavras aplicam-se muito bem também ao teu caso... os indefectíveis e (positivamente) loucos a favor do Património ;)

Bj gd (e que a Exposição corra pelo melhor :)

Luta Popular On-Line disse...

Xana, furtei com gentileza o titulo desta bela crónica para no blgue do LP online referir esta excelente inciativa.
Mais exemplos que floresçam por esta cidade e pelo país com esta generosidade manifestada por vocês.

Quanto aos teus esclareciementos, o povo costuma dizer "os cães ladram mas a caravana passa", portanto Xana continua traçando este caminho, e nós neste blogue estamos há vontade, como sabes,somos de um partido, mas temos muitas coisas em comum, falar verdade, expressar os ideais que defendem valores humanistas e que defendem uma construção de uma sociedade mais justa...haverá divergências? Claro, mas isso é a riqueza de mulheres e homens que estão dispostos a fazer coisas para o bem comum. Beijos, Rui Mateus.

Alexa disse...

Rui, muito obrigada pelo apoio!

Já li o teu post... não há problema, "rouba" à vontade o título e divulga ao máximo :)

Não tenho nada contra os partidos políticos... apenas acho lamentável quando algumas pessoas tentam "aniquilar" outras espalhando boatos a seu respeito (sobre a pertença ao partido X ou Y)... mas é assim mesmo este mundo (triste para alguns) em que vivemos!

De resto, a minha opinião pessoal é que, mais importante do que os partidos, é aquilo que nos une no nosso dia-a-dia!...
E, por isso mesmo, considero a força dos cidadãos, unidos civicamente, lutando por algo em comum (independentemente do partido a que pertençam) de extrema importância.

Abraço

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que neste Blog participam e se preocupam com Benfica.