quarta-feira, 18 de maio de 2011

30º Festival Nacional de Folclore da Cidade de Lisboa





(por Fausto Castelhano)



Organizado pelo Grupo de Danças e Cantares do Minho e integrado nas celebrações do 31º Aniversário das suas actividades realizou-se, no passado Domingo, 15 de Maio de 2011, o 30º Festival Nacional de Folclore da Cidade de Lisboa.

Com o apoio da autarquia local (Junta de Freguesia de Benfica), o auspicioso evento teve, como palco, o espaço arborizado do chamado Eucaliptal de Benfica que, outrora, integrava a extensa e frondosa mata da Quinta das Palmeiras de Guerreiro Galla e que foi um dos principais pulmões verdes da Freguesia de Benfica.





Imagens do folheto distribuído aquando do Festival
Direitos de autor: Junta de Freguesia de Benfica




A tarde verdadeiramente primaveril convidava à festa e assim, com farta e entusiástica assistência de todas as idades que não regateou os justíssimos aplausos, os grupos folclóricos convidados primaram pelo aprumo exemplar, inexcedível desenvoltura e qualidade artística excepcional que nunca será demais enaltecer.



Fotografia de Fausto Castelhano (2011)



Actuaram os seguintes agrupamentos:


1- Escola de Folclore do Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho




Fotografias de Fausto Castelhano (2011)



2- Rancho Regional de Fânzeres (Gondomar - Douro Litoral): Cadima, Malhão de roda, Pastorinho, Caninha verde, Maneio, Verde-Gaio e Rusga ao Senhor da Pedra.




Fotografias de Fausto Castelhano (2011)



3- Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros” (Caldas da Rainha - Alta Estremadura): Verde-Gaio, Cadeirinha, Enleio, Vira de 4 e Fadinho.




Fotografias de Fausto Castelhano (2011)



4- Grupo Folclórico e Etnográfico “Amigos de Montenegro" (Faro - Algarve): O Algarve é assim (corridinho), Moda de roda (bailarico), Corridinho da descamizada, Fado do Ti Zé da gaita, Menina da Horta-Nova, Baile de roda mandado, Algarve de lés-a-lés (corridinho) e Maria dos Anjos (corridinho).




Fotografias de Fausto Castelhano (2011)



5- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim (Almeirim - Ribatejo): Fadinho da charneca, Valsa danada, Fadinho da Tia Maria Benta, Caracóis, Fandango, Moda a 2 passos, Agora viras tu e Verde-Gaio de 4.




Fotografias de Fausto Castelhano (2011)



6- Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho: Mira do Minho, Malhão velho, Vira novo (Parada), A Brejeira (Castelo de Neiva), Chula de roda (Joane), Chula de Viana, Laranja ao ar, Vira espanhol (Areosa), Malhão de Parada, Tirana (Meadela), Chula picada (Santa Marta de Portuzelo), São Bentinho e Vira Geral.




Fotografias de Fausto Castelhano (2011)



Empolgante o final do magnífico espectáculo! O público não resistiu e, ao som do Vira Geral magnificamente executado pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho, saltou para o palco e integrou-se, com músicos e bailadores, no acto derradeiro da grande festa que foi o Festival de Folclore da Cidade de Lisboa!
Foi um enorme prazer e, para o próximo ano, lá estaremos!






Fotografias de Fausto Castelhano (2011)






5 comentários:

Guilherme Cancelinha disse...

Obrigado amigo Fausto pela qualidade das fotografias e á amiga Alexandra pelo excelente trabalho realizado
Guilherme

Alexa disse...

Guilherme: não precisa de agradecer... foi feito de borla e com muito carinho ;)
Abraço

Anónimo disse...

Estes eventos podiam ser um bocadinho mais interactivos, mantendo as actuações mas tendo também mais espaço para que todos possam dançar/aprender :)

Susana Belchior
(comentário feito através da nossa página no Facebook)

Alexa disse...

Susana: EXCELENTE sugestão! :)
Penso que seria bastante produtivo!

Anónimo disse...

Apreciei bastante todos os grupos que actuaram no 30º Festival de Folclore da Cidade de Lisboa e com a escolha do local que tão gratas recordações me deixaram: a Quinta das Palmeiras! Também estou de acordo com a Susana e, de facto, toda a ...estrutura montada poderá ser melhorada nomeadamente, o próprio piso (bastante deficiente) do palco que não oferecia as melhores condições (com tábuas despregadas). Gostaria que estes festivais se repetissem na freguesia e, não apenas, um por ano! De qualquer modo, uma iniciativa muito positiva.

Fausto Castelhano
(comentário feito através da nossa página no Facebook)