sexta-feira, 6 de maio de 2011

"Património Abandonado"... afinal, dizem não estar esquecido!





(por Alexandra Carvalho)



Fotografia de Fausto Castelhano (2010)




No seguimento da Acção de Sensibilização "Património Abandonado - Socorro!", promovida, em Março deste ano, pelo nosso blogue comunitário, a propósito do Chafariz de Benfica - votado ao abandono há largos anos, cujo espaço poderia ser utilizado plenamente para fruição da população da freguesia; remetemos um ofício, dando conhecimento da nossa acção e pretensões, às seguintes entidades: - Ministério da Cultura; - Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo; - IGESPAR; - Assembleia Municipal de Lisboa; - Câmara Municipal de Lisboa; - Junta de Freguesia de Benfica; - EPAL.

Felizmente que, à data da nossa Acção de Sensibilização, nos deram o destaque de uma página inteira no "Jornal de Notícias"... pois assim, curiosamente, as respostas das entidades não tardaram em chegar...




Resposta do Gabinete do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa


[clicar na imagem para ampliar]






Resposta da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica


[clicar na imagem para ampliar]






Resposta da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo

[clicar na imagem para ampliar]






Resposta do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa


[clicar na imagem para ampliar]




De facto, a Acção de Sensibilização que o nosso blogue comunitário promoveu a respeito do Chafariz de Benfica não previu nenhum contacto prévio (
para nos inteirarmos sobre as diligências tomadas a respeito do Chafariz de Benfica), nem com a CML, nem com a Junta de Freguesia de Benfica, nem com nenhuma outra entidade...

Na medida em que:

1º)- O nosso blogue comunitário é isento de qualquer pertença ou filiação partidária, não devendo por isso mesmo explicações a quem quer que seja a este nível... e, muito menos, necessitando de aprovação externa (aos seus redactores e colaboradores) para decidir empreender as acções de sensibilização, actividades ou iniciativas que empreende.

2º)- Apesar de existirem prazos legais estipulados, através do Código do Procedimento Administrativo, de 10 dias úteis (no máximo) para as entidades responderem aos munícipes, na grande maioria dos casos, tal nunca acontece (o que, de certa forma, condicionaria ad aeternum a Acção que pretendíamos realizar).

Posto isto, folgamos muito em saber que:

- A Junta de Freguesia de Benfica, dentro das suas competências, tem diligenciado no sentido de resolver a questão da degradação, abandono e sujidade a que o Chafariz tem sido votado ao longo dos anos;

- A Câmara Municipal de Lisboa, através do seu
Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos, efectua a limpeza diária (através de varredura), a lavagem quinzenal e a aplicação de herbicida trimestralmente, no espaço do Chafariz de Benfica;

- A
Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo manifestou disponibilidade para auxiliar as entidades competentes, na eventual futura intervenção de conservação do Chafariz de Benfica.


Uma vez que este "património abandonado", afinal, parece não estar esquecido, esperamos, sinceramente, que este assunto seja sanado a seu devido tempo e sem quaisquer entraves ou burocracias, de modo a que a freguesia de Benfica possa recuperar um pouco de património histórico que, há largos anos, tem vindo a perder e/ou a ver destruído (por falta de manutenção, conservação, etc.)... e deixemos de ver o Chafariz de Benfica desta forma.

No que diz respeito à participação dos redactores e colaboradores do "Retalhos de Bem-Fica" em fóruns e assembleias participativas, promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa (e, para os quais temos vindo a ser convidados pela Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica), não deixaremos, certamente, de estar presentes nos mesmos (na medida da nossa disponibilidade temporal)...

Contudo, gostaríamos de aqui deixar a nota/sugestão, a quem de direito, que
a aplicação eficaz e profícua de metodologias participativas com indivíduos não se deve fazer perante um grupo de 140 pessoas (à semelhança do que ocorreu no Fórum Participativo da Agenda 21 Local) - qualquer trabalho desta índole, em Ciências Sociais e Humanas, para ser verdadeiramente eficaz, implica que se trabalhe com grupos mais pequenos, pois só assim os resultados serão fidedignos (e não uma mera sombra da realidade, ou uma ilusão de concessão de direito à participação dos cidadãos).

No campo das Ciências Sociais e Humanas, existem diversas outras formas (reais) de fomentar e conceder a participação plena aos cidadãos... basta que exista, para isso mesmo, vontade política dos que nos governam de as colocarem em prática.

No blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica", orgulhamo-nos de, ao longo destes 3 últimos anos, estarmos a trabalhar para que as pessoas pensem melhor sobre tudo aquilo que as rodeia, com um verdadeiro espírito crítico... fomentando, assim, uma maior coesão social e participação cívica, em prol de uma melhor vida na nossa freguesia.

Porque, na verdade,
está nas mãos de cada cidadão individualmente (no pouco que está ao seu alcance, contribuir para ajudar a melhorar a vida na nossa sociedade... almejando, assim, uma vida melhor em grupo, se todos nós contribuirmos com o melhor que temos para dar!







4 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos na assembleia da junta" no dia 28-4 "foi focado o assunto,esperemos que não seja só conversa fiada. Um abraço

Lídia Varanda
(comentário feito através da nossa página no Facebook)

Anónimo disse...

Será que este povo não conhece estas pessoas ,que nos andam enganar há 35 anos que hoje dizem uma coisa e depois fazem outra. Uma coisa é certa esses senhores e seus familiares e amigos não à crise.

Carlos Ferreira Figueiredo
(comentário feito através da nossa página no Facebook)

Alexa disse...

Pelo menos, a nossa Acção de Sensibilização já serviu para relembrar alguma coisa, que era mesmo o objectivo ;)

Alexa disse...

Mas daí até avançarem com qualquer de concreto vai uma enorme distância! Um dia destes vamos relembrar, à Junta de Freguesia de Benfica, à Câmara Municipal de Lisboa e todos os organismos oficiais que deixam degradar o nosso património que, afinal, continua tudo na mesma! E, de promessas, está o Inferno cheio!

Fausto Castelhano
(comentário feito através da nossa página no Facebook)