sexta-feira, 27 de maio de 2011

A saga das passadeiras de peões continua!...





(por Alexandra Carvalho)



No seguimento do importante alerta que uma das nossas leitoras nos deixou, no final do ano passado, assim como do ofício que endereçámos à Junta de Freguesia de Benfica e da respectiva resposta...

Ficámos a saber que a pintura de novas passadeiras, derivadas da repavimentação das ruas, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa (como sucedeu neste exemplo); sendo a manutenção - que inclua pintura - das restantes passadeiras da responsabilidade da Junta de Freguesia de Benfica.

De acordo com a resposta datada de 16/12/10 da Junta de Freguesia de Benfica ao nosso ofício, a essa data, estariam a ser analisadas propostas para a aquisição de "(...) uma nova máquina, que permita cobrir mais passadeiras da freguesia, com menos custos."

Tivemos, posteriormente, conhecimento, através da página da Junta de Freguesia de Benfica no Facebook, que os trabalhos de pintura das passadeiras com a nova máquina adquirida por esta entidade haviam começado a 05/04/11, no Bairro do Charquinho (conforme fotografia abaixo).



Direitos de autor da fotografia: Junta de Freguesia de Benfica
Publicada a 05/04/11 na página do Facebook da Junta de Freguesia de Benfica




Entretanto, a 25/05/11, resolvemos endereçar novo ofício ao Vogal do Espaço Público da Junta de Freguesia de Benfica, solicitando informação sobre o prazo previsto para a pintura de algumas passadeiras (há muito tempo desaparecidas, pelo desgaste da utilização e pouca ou nenhuma manutenção), localizadas em pontos da nossa freguesia com particular afluxo de peões e de trânsito automóvel (ver e-mail abaixo)...





[clicar na imagem para ampliar e ler]




No dia seguinte, foi publicada na página da Junta de Freguesia de Benfica no Facebook a fotografia abaixo (ao que nos parece, localizada no Bairro de Santa Cruz)...




Direitos de autor da fotografia: Junta de Freguesia de Benfica
Publicada a 26/05/11 na página do Facebook da Junta de Freguesia de Benfica




Face aos tempos de crise que, actualmente, vivemos, saudamos a boa iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica em ter adquirido "(...) uma nova máquina, que permita cobrir mais passadeiras da freguesia, com menos custos.".

No entanto, quando tomamos conhecimento dos valores de contratação pública (por ajuste directo) de alguns serviços externos adjudicados pela Junta de Freguesia de Benfica (em particular, no que diz respeito aos "serviços de publicidade, de comunicação e concepção gráfica da Revista de Benfica e Revista Vitalidade" e à "consultadoria de comunicação e consultadoria técnica para promoção e divulgação de projectos de comunicação e informação") - e sem qualquer desmérito para os referidos serviços -; não conseguimos, todavia, deixar de nos interrogar sobre se não teria sido mais profícua, para o bem-estar da população de Benfica, que tivesse sido adquirida uma outra máquina que efectuasse este trabalho de uma forma mais célere, ainda que pudesse ter um custo um pouco mais elevado.






17 comentários:

Anónimo disse...

Espera-se que as passadeiras a repintar sejam de facto com máquina própria, porque a pistola, como na imagem a tinta é tão escassa que muito depressa desaparece (minha opinião, claro).

Nuno Lucas
(comentário através da página no Facebook)

Alexa disse...

Nuno: parece-nos que tem toda a razão!
Inclusivamente, com esta máquina, nem em 2013 teremos todas as passadeiras em falta pintadas!

Anónimo disse...

Mas não chega pintar as passadeiras, se os carros continuam a ser estacionados à frente das passadeiras e em cima dos passeios, impedindo as pessoas de passar, principalmente com cadeiras de rodas, carrinhos de bébés etc... em frente de cada passadeira os passeios deviam ser rebaixados e colocar pinos que impedissem os carros de estacionar, sem impedir as cadeiras de rodas de passar. E as multas deveriam ser aplicada aos infractores! Afinal quem deve contribuir para diminuir a despesa pública e aumentar as receitas deveriam ser principalmente quem tem comportamentos desrespeitosos para com os outros cidadãos e não sabe viver em comunidade.

Luísa Fernandes
(comentário através da página no Facebook)

Anónimo disse...

Os semáforos junto a Igreja estão sem funcionar à cerca de duas semanas, mas esta zona é na zona do bairro julgo que nas redondezas das bombas. Claro que necessárias mas zona de afluência diária de dezenas de peões lolololol

Quem será que mora para essa zona ......

Acrescentar a passadeira junto ao modelo que só tem la o sinal e para ajudar agora é onde descarregam os camiões do Pingo doce

Isabel Ramos
(comentário através da página no Facebook)

Anónimo disse...

Eleições estão à porta e, à pala das passadeiras pintadinhas de novo, mais uns votos! Vale tudo! Inauguram chafarizes que já la estão, urinóis, sentinas, sei lá o quê! Eles sabem que o bom povo papa tudo quanto lhes colocarem à frente da manjedoura! Povo desgraçado!

Fausto Castelhano
(comentário através da página no Facebook)

Fausto disse...

Quando afinei os olhos e reparei melhor na pistola com que estão a pintar as passadeiras para peões, até desatei a rir! Francamente! Existem dispositivos próprios para estas tarefas específicas e a tinta aplicada não desaparece facilmente, aguenta bastante tempo! Não foi com uma pequena pistola de pintar (e não sei se a tinta aplicada é sintética ou celulósica, e esta questão tem uma importância fundamental) que assisti à pintura nas novas vias da CRIL.
Ou me engano muito ou então, a tinta aplicada é, apenas, para durar até às proximas eleições p'rá Assembleia da República que estão aí à porta e que se realizam no próximo dia 5 de Junho! Então, vamos aguardar, expectantes, os próximos episódios desta saga!

Fausto Castelhano

Anónimo disse...

Alexa,

Como freguês de Benfica sou leitor regular do seu blog, mas não lhe reconheço direito, autoridade, qualidade ou capacidade para assinar pelos leitores do blog, e-mails que enviada para a JF ou para a CML. Limite-se a assinar com o seu nome ou, no máximo, pelos seus colaboradores ou redactores.

Alexa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexa disse...

Caro Anónimo de 1 de Junho às 12h38:

Muito obrigada pelo seu comentário e opinião!

Apesar de também eu não lhe reconhecer qualquer "direito, autoridade, qualidade ou capacidade" para me apresentar sugestões sobre a forma como devo ou não agir (a partir do momento em que o faz como Anónimo/a)...

Esclareço, todavia, os restantes leitores deste blogue que, como este foi um assunto lançado por uma leitora do nosso blogue (e apoiado por diversos outros leitores), nos e-mails que tenho trocado com a Junta de Freguesia de Benfica, tenho assinado desta forma.

Mas, logicamente, que nem sempre se agrada a gregos e troianos (ainda para mais quando estamos em vésperas de eleições)!...

Obrigada!

Anónimo disse...

Não conheço o nr de visitantes do blog, mas se considera que esses 10 leitores (terão sido tantos?) que apoiaram a sugestão são um universo significativo, então isto deve estar muito mal de visitas.
Assinar por quem não conhece é má política. Pode ter maus resultados.

Já agora deixo-lhe a sugestão que assine com o seu nome, que até é bem giro, Alexandra (nome da minha filha).
Continuação de bom trabalho (já agora, a boa participação dos cidadãos deve ser para apontar o que está mal, mas também para felicitar o que está bem. Se não, qualquer dia, parece que é do BE - sim, eu sei que se afirma independente)

Alexa disse...

Caro Anónimo de 1 de Junho às 13h04:

Lamento que esteja tão mal informado sobre o nosso blogue comunitário... mas, de facto, o teor deste seu último comentário é prova disso!

1º)- Se quiser consultar o nº de visitantes diários deste blog, basta ir ali à barra lateral de ferramentas e clicar no último link (site meter);

2º)- Releia o meu comentário anterior... assinei pelos leitores que denunciaram em primeira mão e apoiaram o assunto em causa. Quanto aos restantes leitores, sobretudo quando se intitulam como anónimos, não lhes vejo credibilidade sequer para me estarem a fazer ameaças veladas (leia-se o que escreveu e passo a citar: "Assinar por quem não conhece é má política. Pode ter maus resultados.");

3º)- Releia bem os posts e os e-mails onde diz que eu não assinei com o meu nome "Alexandra Carvalho" e verá que o seu comentário é completamente desprovido de sentido.
Aliás, para quem se intitula como anónimo e não tem sequer coragem de assinar o seu nome num comentário, acho profundamente ridículo este seu comentário enviesado!;

4º)- Dê-se ao trabalho de ler o nosso blogue desde o seu início e verá que o seu último comentário, a propósito de apontarmos apenas o que está mal, também parece desprovido de qualquer sentido.

Para finalizar, e a propósito de "participação cívica" deixo-lhe, apenas, o seguinte comentário...

"Todos os poderes do mundo têm enorme medo da consciencialização do povo porque, no momento que ele perceber a enorme injustiça em que vive, toda essa estrutura social desmoronará." - N Keppe

Sabe, é que, pelo teor dos seus comentários, também não deixa margem para dúvidas sobre o facto deste blogue comunitário começar a ser uma ameaça para algumas pessoas/instituições.

Cumprimentos

Fausto disse...

Aplaudo o comentário da Alexandra em toda a sua extensão em resposta ao Sr. Anónimo. Detesto quem se esconde atrás do anonimato! Assumam-se! Parece que voltámos ao antes do 24 de Abril de 1974 de má memória! Foi assim, com comportamentos tão condenáveis, que muitos portugueses sofreram a tortura, a prisão e a morte!
Eu assumo, de caras, e sem qualquer subterfúgio!
Fausto Castelhano

Alexa disse...

Fausto: muito obrigada pelas suas palavras e apoio!

"Se não, qualquer dia, parece que é do BE - sim, eu sei que se afirma independente"

Com comentários deste género (citação acima), ainda que anónimos, está mais que visto de onde provêm... pois ambos sabemos muito bem quem é que me costuma acusar de ser do BE! ;)

Mas há quem não consiga mesmo perceber que podem existir cidadãos independentes de partidos ou outras filiações a tecerem comentários críticos!
Enfim!...

Anónimo disse...

Acha que não e BE? Só lhe deve faltar a ficha.
Quer que lhe explique como se aldraba o sitemetter ou chega lá sozinha? Julgava-a inteligente!

Alexa disse...

Caro Anónimo de 1 de Junho, às 14h50:

Como parece estar muito incomodado/a com o facto de eu não estar filiada, nem perfilhar as opiniões de nenhum partido político;
E como parece, também, não acreditar na palavra de outrem;

Sugiro-lhe que contacte directamente a delegação do Bloco de Esquerda (ou de qualquer outro partido político que lhe aprouver) em Benfica e solicite informação sobre se eu estou ou não ligada a algum partido político.
Cá por mim, é-me indiferente, porque consigo dormir de consciência tranquila e não sou pessoa de andar a esconder aquilo que penso, quanto mais aquilo em que acredito!

Para terminar esta conversa (uma vez que, de conversa nada tem!), e em relação a "aldrabar o sitemeter", é natural que o Anónimo saiba como o fazer, na medida em que através dos seus comentários deixa bem espelhado os problemas que deve ter.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Então, para terminar, sugiro-lhe novamente que não assine por quem não conhece. Os seus leitores não são apenas os 10 ou 20 que comentam, sugerem e participam.

Cumprimentos,
Anónimo

Alexa disse...

Caro Anónimo de 1 de Junho, às 15h36:

Como já referi, assinei os e-mails enviados à Junta de Freguesia de Benfica em nome dos redactores e dos leitores deste blogue... leitores esses que lançaram este assunto através da nossa página no Facebook e/ou apoiaram o mesmo, por sentirem que diz respeito a um assunto premente para os residentes na nossa freguesia.

Como o Anónimo/a não se parece sentir identificado com o facto de Benfica dever possuir passadeiras em condições e visíveis (de modo a evitar muitos atropelamentos), nem tão pouco se parece sentir identificado com outros conceitos editoriais (para além de, também, parecer ter grandes problemas com a minha pessoa e a sua não pertença a um partido político), sinceramente, a única sugestão que lhe posso dar é que deixe de ler um blogue que, aparentemente, lhe causa tantos pruridos.

Cumprimentos