sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parque Silva Porto - Fotos do Passado & Preocupações do Presente





(por Alexandra Carvalho)




Nos últimos dias, muito temos falado sobre o Parque Silva Porto (Mata de Benfica) neste blogue, precisamente por ter sido um dos locais onde maior foi a destruição provocada pelo temporal que assolou o país no dia 19 de Janeiro.

Desta feita, e respondendo ao nosso PEDIDO DE FOTOS, junto vos deixamos algumas fotografias da Mata de Benfica nos idos anos 70, que connosco foram partilhadas por Xana Maciel (e, desde já, o nosso agradecimento por estas verdadeiras preciosidades!).




Busto do pintor Silva Porto, quando se encontrava ainda no exterior da Mata da Benfica
Fotografia gentilmente cedida por Xana Maciel




Na entrada da Mata de Benfica
Fotografia gentilmente cedida por Xana Maciel 




Quando os chafarizes existentes na Mata de Benfica ainda funcionavam... 
Fotografia gentilmente cedida por Xana Maciel




A Mata de Benfica é um local que faz parte do imaginário de infância de quase todos os que vivem ou viveram em Benfica... um espaço verde único no meio do betão da nossa freguesia, que a tantos proporciona uma melhor qualidade...
Devendo, por isso mesmo, ser melhor estimado e mantido (coisa que, infelizmente, não tem acontecido!).

Actualmente, e por delegação de competências da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Junta de Freguesia de Benfica passou a assegurar a manutenção dos espaços verdes da Mata de Benfica; encontrando-se a sua gestão a cargo da CML.


De referir, ainda, que no dia 22/12/10, na 57.ª Reunião da Câmara Municipal de Lisboa, foi aprovada a Proposta n.º 749/2010 (subscrita pelo Sr. Vereador Manuel Brito e pela Sr.ª Vereadora Graça Fonseca), que visava o aditamento ao Protocolo de Delegação de Competências na Junta de Freguesia de Benfica e respectiva transferência de verba para a realização de obras no Parque Silva Porto.

Temos esperança que estas obras se venham a realizar (sobretudo, estando a aproximar-se as eleições autárquicas!) ... E que, muito em breve, a Mata de Benfica, requalificada e com actividades que lhe dêem vida, possa voltar a ser um dos ex-libris da nossa freguesia!


Sem comentários: