terça-feira, 19 de março de 2013

Os vazios urbanos na freguesia de Benfica (5)





(por Vítor Vieira com Maria Cecília Carril)




Este espaço situa-se na Rua João Ortigão Ramos, junto ao cemitério de Benfica.


Fotografia de Vítor Vieira (2013)




Parece que ficou " órfão" em relação aos trabalhos efetuados há alguns anos naquela zona do cemitério.
E não se sabe ao certo o que está previsto para ali, sendo inegável que merecia, em jeito de continuidade, um tratamento idêntico.




Fotografias de Vítor Vieira (2013)



Em 2011, dois moradores da Rua João Ortigão Ramos decidiram plantar um minúsculo arbusto no meio daquele triste descampado, provavelmente, por já estarem fartos de vislumbrar o local nas condições em que se encontrava.

Seguindo-lhes o mote, lançámos, neste blogue, um apelo a todos os vizinhos daquela rua, para que se unissem e começassem a plantar os seus próprios arbustos ou plantas naquele espaço votado ao abandono (ficando, paralelamente, encarregues de regarem periodicamente as suas plantações); replicando, assim, as boas práticas e exemplos de outros jardins criados pelos próprios moradores, na nossa freguesia (ver aqui, aqui e aqui).

Este apelo surgiu por considerarmos que, enquanto cidadãos, todos nós temos direitos, mas, também, deveres cívicos que podemos (e devemos) exercer, de modo a criar uma melhor vida em sociedade (não só para nós próprios, como também para os outros!)…
Pelo que podemos tomar nas nossas mãos o destino dos espaços públicos em que habitamos, os quais, na grande maioria dos casos, são longamente votados ao abandono e deterioração pelas entidades que os deveriam reger.





Fotografias de Maria Cecília Carril (2013)



E foi com muito agrado que vimos serem plantadas algumas árvores e arbustos neste espaço vazio da nossa freguesia.
É mesmo caso para dizer que Benfica está mais verde
por acção dos seus moradores!
Qualquer que seja a utilização futura que venha a ser dada a este vazio urbano da nossa freguesia, fazemos votos para que este trabalho de jardinagem dos moradores não venha a ser comprometido (ou destruído).




Sem comentários: