sábado, 9 de março de 2013

"Venha plantar uma árvore" - 16/03/13 na Mata de Benfica





(por Alexandra Carvalho)




Depois do temporal que se abateu por todo o país a 19 de Janeiro, e do estado em que o Parque Silva Porto ficou com a queda de algumas árvores, a Mata de Benfica foi encerrada ao público durante um exagerado período de tempo, por motivos de segurança e para ser efectuada a sua limpeza.

Muito logicamente, e vendo a reduzida quantidade de funcionários destinados a esta tarefa, bem como detectando uma série de outras irregularidades em relação a esta encerramento (entre as quais se incluêm o abate de árvores que, supostamente, se encontravam em risco de queda, mas não estavam; bem como o facto de diversos bancos do jardim não terem sido danificados pelo temporal e, posteriormente, ao encerramento da Mata ao público terem aparecido todos partidos), inúmeros residentes de Benfica protestaram junto das entidades competentes e da comunicação social (para além disso, na Assembleia Municipal de Lisboa, alguns partidos políticos questionaram, também, a CML sobre o encerramento do Parque Silva Porto).

A Mata de Benfica reabriu ao público a 9 de Fevereiro, tendo a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica aproveitado para, de uma forma bastante populista (não esquecer que estamos em vésperas de eleições autárquicas, e que as obras que vão ser efectuadas brevemente na Mata de Benfica, também, não surgem por acaso - nomeadamente, depois de terem estado pendentes, por tanto tempo, apesar de haver dinheiro para tal!!!!), efectuar o convite, junto da comunicação social, "(...) a toda a população de Benfica e os amigos do Parque a participarem numa plantação conjunta de mais de 100 árvores novas, para compensar a destruição causada pelo temporal" (tendo sido, nesse sentido, que surgiu uma publicidade em algumas árvores de Benfica, utilizando um tipo de código nada acessível para a maioria da população - comprovando que, infelizmente, continuamos a viver num país de ilusões e pretensiosismo, onde nem os nossos publicitários sabem fazer estudos de diagnóstico sobre as populações às quais as suas campanhas se dirigem, nem a própria Junta de Freguesia de Benfica sabe investir em formas de divulgação que apelem massivamente à população).



 Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)



E é, desta forma, que surge a iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, divulgada ontem à tarde (através de colocação de faixa no gradeamento da Mata de Benfica), de, no próximo dia 16 de Março, às 10 horas, convidar a população a plantar conjuntamente uma árvore no Parque Silva Porto ("Aproveite ainda a reabertura do nosso parque aventura BX e venha viver uma aventura.").

Estão todos convidados (sobretudo - dizemos nós - aqueles que, diariamente, frequentam e usufrêm desta Mata centenária!)! Apareçam!!!!





6 comentários:

Tita disse...

É preciso dizer sempre mal?? Que pena.

Alexa disse...

Cara Tita,

E as pessoas não têm direito a ter a sua opinião?
Ou a opinião tem que ser sempre a favor de tudo? Que pena, se for esse o caso.

Cumprimentos,

(Alexandra Carvalho)

Tita disse...

Obviamente que tem direito a ter a sua opinião, como eu tenho direito a ter a minha, esse ponto não está absolutamente em causa. Se não gosta de opiniões, feche a caixa dos comentários.

Só me fez pena ver a forma como é possível desconstruir uma iniciativa aparentemente simpática, até ao átomo mais desagradável...

Alexa disse...

Cara Tita,

De opiniões gosto, sim senhora. Não compreendo de todo é esse seu posicionamento extremista, quando eu apenas me limitei a responder ao seu comentário (ou não o podia fazer?).

A mim, pessoalmente, o que me faz imensa pena ver é a forma como se tem desconstruído a Mata de Benfica e como "iniciativas aparentemente simpáticas" estão imbuídas de outros significados.
E ainda bem que não sou a única a ter os olhos abertos e a vê-lo (basta falar com qualquer frequentador mais assíduo da Mata de Benfica).

Mas cada uma fica com a sua opinião e pronto!...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Exma. Dona Alexandra Carvalho,

Gosto da forma como se refere ao encerramento do Parque Silva Porto por tempo "excessivo"... a senhora deve ser entendida em matérias de segurança em espaços públicos.

Apenas digo isto porque como técnico na área de segurança e proteção civil e por ser um apaixonado pelo parque Silva Porto e ainda por ter tido oportunidade de me deslocar ao mesmo no dia após o temporal.....todo o tempo que estave encerrado não foi em vão. Foi segurança, foi prevenção, foi responsabilidade para com todos os seus visitantes.

Populistas são os comentários demagogos daqueles que não sabem do que falam!

Lembra-se da palmeira que caiu na Madeira durante um comissio?

Não tinha qualquer tipo de vigilancia ou cuidados.

Alexa disse...

Exmo. Dom Anónimo de 17/03/13, às 23h34:

Deixe-me que lhe diga que, também, gostei muito da forma como um suposto "técnico na área de segurança e proteção civil" (na internet, sob a capa do anonimato, qualquer pessoa sem espinha dorsal pode afirmar ser o que não é!) fica tão melindrado com a minha utilização do termo "populista"... mas, depois, nem sequer sabe como se escreve "comício"!...

Muito provavelmente, deve ser devido a esta última limitação (ou, quiçá, por motivos de índole política) que esse "técnico" não conseguiu compreender que, quando referi o encerramento da Mata de Benfica durante um "exagerado período de tempo", não estava a questionar qualquer motivo de segurança (aliás, também, lá estive no próprio dia do temporal e, apesar de não ser "entendida em matérias de segurança em espaços públicos", consegui compreender a gravidade da situação)... estava era a colocar em causa o facto de, durante grande parte desse período de tempo, apenas terem trabalhado na limpeza da Mata 4 funcionários.

Para reiterar a utilização do termo que escolhi e que mantenho ("populistas"), bastou estar presente neste evento que ocorreu na Mata de Benfica, no Sábado de manhã, para ver a fogueira de vaidades e a intensa caça ao voto que por ali passou (mas ainda bem que o povo não é parvo e se consegue aperceber disso e de muito mais!).

Cumprimentos e volte sempre,
Alexandra.