terça-feira, 7 de janeiro de 2014

(Saber) Trabalhar a História de Benfica





(por Alexandra Carvalho)



Tivemos ontem conhecimento do novo número da Revista da Junta de Freguesia de Benfica, distribuída nas caixas de correio dos moradores; publicação onde a referida entidade costuma divulgar as actividades desenvolvidas.

A Junta de Freguesia de Benfica inicia, nesta primeira revista de 2014, uma nova rubrica intitulada "Roteiro Histórico pela Freguesia de Benfica" (vide in págs. 16 a 19), onde, de acordo com o enunciado, se "(...) pretende dar a conhecer a história da freguesia e dos seus locais mais emblemáticos (...)", tendo como base um "(...) Roteiro desenvolvido pela Junta de Freguesia de Benfica com um percurso pedestre denominado de 'Benfica Footsteps'".

No blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" não podíamos estar mais contentes com esta novidade!... 
Não só por, em 2013, a Junta de Freguesia ter criado o percurso histórico "Benfica Footsteps", como, também (e sobretudo), por, finalmente, a Junta de Freguesia de Benfica ter tomado consciência da importância da valorização da memória histórica da nossa freguesia.

Ora, sendo que é, precisamente, nesta área (valorização do património edificado, da memória transmitida através da oralidade e das histórias de vida) que o blogue "Retalhos de Bem-Fica" tem desenvolvido intensa actividade, desde há 5 anos (lamentavelmente, sem qualquer reconhecimento por parte da Junta de Freguesia de Benfica!);
Vemo-nos na contingência de, pelo presente, alertar o Executivo da Junta de Freguesia de Benfica para a existência do 
Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, o qual não se resume a ser colocada na segunda página da Revista a seguinte menção "Coordenação, Redação, Fotografia, Composição e Design Gráfico - Junta de Freguesia de Benfica"... nomeadamente, quando as fotografias não são da autoria da referida entidade.

Na verdade, e no caso concreto, quando utilizamos fotografias antigas, manda a cortesia e a idoneidade, que se citem não só os autores das mesmas, como, também, as fontes e websites/blogues de onde as mesmas foram retiradas (uma vez que, quem coloca online ou recolhe, compila e sistematiza num único local esse tipo de fotografias antigas acaba por ter um intenso trabalho de pesquisa, o qual seria muito interessante ser, devidamente, valorizado aquando da cópia do mesmo).

Naturalmente, existem na internet (de livre acesso, portanto!) uma série de imagens e de fotografias antigas (mas, ainda assim, com direitos de autor), as quais nem sempre é fácil conseguir identificar. 

Face ao exposto, e como, pessoalmente, nos parece que para uma entidade como a Junta de Freguesia seria extremamente útil aperfeiçoar o trabalho a desenvolver nesta área, aproveitamos para aqui deixar, publicamente, a indicação dos autores e suas fontes (não só das três 
fotos/imagens que foram retiradas do nosso blogue, como também das restantes)...


--> Imagem da Fábrica Simões, que encabeça a página 18 da Revista...




"Industria Portuguesa"1ª edição da revista da Associação Industrial Portuguesa
Março de 1928
Imagem disponível in "Retalhos de Bem-Fica"


--> Fotografia da Igreja de Benfica, na página 18 da Revista...




"Igreja de Benfica, Lisboa, Portugal"
Fotografia sem data. Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais: 1933-1983.



--> Fotografia pequena da sessão de cinema na sede do Sport Lisboa e Benfica, em baixo na página 18 da Revista...

--> Fotografia maior da antiga sede do Sport Lisboa e Benfica, em baixo na página 18 da Revista...




"Um aspecto da assistência à matiné promovida pelo Cinéfilo no Salão do Sport Lisboa e Benfica" - 09/06/1934, Arquivo Nacional Torre do Tombo
Disponível in "Retalhos de Bem-Fica"

"Entrada principal do edifício, onde se encontra a sub-sede do Sport Lisboa e Benfica, actualmente funciona a Junta de Freguesia de Benfica"
Fotografia de João H. Goulart


--> Fotografia de uma equipa de futebol na página 19 (foto editada/cortada) da Revista...




"Equipa suplementar do Sport Lisboa e Benfica no Campo da Feiteira" (Outubro 1910)
Foto de Joshua Benoliel, in Arquivo Municipal de Lisboa
Disponível in "Retalhos de Bem-Fica"



Dado que não conseguimos encontrar os autores, fontes ou localização de duas das fotografias disponíveis neste artigo da Revista da Junta de Freguesia de Benfica, lançamos aqui o apelo aos nossos leitores, a ver se nos conseguem ajudar...

Onde ficavam estas ruas?




Fotografias disponíveis na Revista da Junta de Freguesia de Benfica, Nº 17, Ano 5, Janeiro 2014











4 comentários:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo. Espero que ninguém utilize fotos do meu Arquivo pessoal sem prévio conhecimento, como já sucedeu com duas outras entidades, além de 2 vídeos com fotos, também do meu Arquivo Pessoal, que circulam no You Tube: um de uma das Marchas de Benfica e outro de uma canção de Teresa Silva Carvalho, por sinal muito bonita. O seu a seu dono, nada mais! (Fausto Castelhano)

8 disse...

Quem não se sente não é filho de boa gente.

A 1ª foto não identificada refere-se à estrada de Benfica, antes do cruzamento da Gomes Pereira com o Uruguai.
Quem descia a Estrada era um prédio que ficava logo a seguir à vivenda onde, quando eu era miúdo funcionava o posto de saúde.
Na primeira porta da foto funcionava um talho de carne de equídeos. Foi por aí, ao juntar as primeiras letras, que fiquei a saber que o cavalo era um equídeo..

Bom 2014

Anónimo disse...

O edifício é, efectivamente na estrada de Benfica, 540. Foto de Armando Serôdio, 1971 - Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa. A 2ª foto é, em princípio, na Estrada do Calhariz de Benfica (Fausto Castelhano)

Anónimo disse...

O antigo edifício na Estrada de Benfica, 540 mencionado anteriormente localizava-se um pouco antes da Av. do Uruguai.(Fausto Castelhano)