terça-feira, 7 de outubro de 2014

No DIA DOS ANIMAIS (04/10/14)... em memória do BOB






(por Alexandra Carvalho)





Bob na Casa dos Animais de Lisboa, a ser analisado pela Veterinária Municipal.
Fotografia de Alexandra Carvalho (03/10/2014)



Ritinha na Casa dos Animais de Lisboa.
Fotografia de Alexandra Carvalho (03/10/2014)



Na noite de 03/10/14, por volta das 21h20, o BOB (cão resgatado pelo "King") foi baleado por um agente da PSP, numa rusga efectuada às imediações de sua casa, que queremos acreditar tenha sido um erro em virtude da situação em causa. 

Perante o episódio descrito, solicitámos de forma ordeira, educada e humilde que nos fosse possibilitada a aproximação ao BOB. 
Durante mais de uma hora, foi-nos negado ver o animal e poder prestar-lhe auxílio médico veterinário. 
A nossa única preocupação era somente o animal que poderia estar em grande sofrimento.  

Assim, o cão BOB e a cadela RITINHA foram enviados pela PSP para a Casa dos Animais de Lisboa, onde foi detectado pela Veterinária Municipal que aquela instituição não teria a capacidade para prestar os cuidados que o BOB efectivamente necessitava; sendo que o BOB teve que seguir de urgência para um Centro Veterinário (por não se saber se a bala ainda estaria alojada dentro de si e correr risco de vida). 

Infelizmente, o BOB veio a falecer a 04/10/14 (Dia dos Animais), apesar de tudo o que a Veterinária Municipal e os veterinários do Centro Veterinário Berna tentaram fazer para o ajudar. 

No dia 05/10/14, foi formalizada uma queixa contra o agente policial que baleou o BOB, pela pessoa em nome da qual o animal se encontrava devidamente registado, vacinado e chipado. 

Não procuramos com esta diligência denegrir a imagem das forças policiais, ou tão pouco pôr em causa a diligência perpetuada pelas autoridades em causa, pretendemos sim que a memória do BOB seja respeitada e que cada um assuma os erros cometidos. 

O processo irá seguir os devidos trâmites, com todas as salvaguardas que o mesmo requere, sendo que o nosso desejo é que termine da melhor forma possível para todos os envolvidos. 

Até lá, não prestaremos mais esclarecimentos públicos sobre este caso, pelo que peço a compreensão de todos para este facto. 
Ficamos no entanto a contar com todo o Vosso apoio agora e até ao desfecho deste caso.
Muito obrigada.




Bob e o seu irmão Marley, com 2 meses - Outubro de 2012. 
Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)



Bob na Mata de Benfica, com 4 meses - Dezembro de 2012.
Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)





Queremos aqui agradecer publicamente: 

1)- À Dra. Marta Videira, por todo o auxílio, cuidado, interesse e atenção que prestou ao BOB e à RITINHA nessa noite; 

2)- Aos 3 funcionários da Casa dos Animais que se dirigiram ao local (para recolher os animais, a pedido da PSP), pela forma diligente e humana como tomaram conta da ocorrência; 

3)- À Dra. Rosa Catalão e ao Encarregado Sr. João Cardoso, pela forma como nos atenderam no dia seguinte (quando levámos o corpo do BOB à Casa dos Animais para cremação e fomos buscar a RITINHA); 

4)- Ao Dr. Joaquim Henriques, do Centro Veterinário Berna, e a toda a sua equipa, por nos terem acudido nesta emergência.





Bob e Ritinha - Maio de 2014
Fotografia de Alexandra Carvalho (2014)



Bob - Abril de 2014
Fotografia de Alexandra Carvalho (2014)



Sem comentários: