Mostrar mensagens com a etiqueta Câmara Municipal de Lisboa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Câmara Municipal de Lisboa. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 7 de outubro de 2014

No DIA DOS ANIMAIS (04/10/14)... em memória do BOB






(por Alexandra Carvalho)





Bob na Casa dos Animais de Lisboa, a ser analisado pela Veterinária Municipal.
Fotografia de Alexandra Carvalho (03/10/2014)



Ritinha na Casa dos Animais de Lisboa.
Fotografia de Alexandra Carvalho (03/10/2014)



Na noite de 03/10/14, por volta das 21h20, o BOB (cão resgatado pelo "King") foi baleado por um agente da PSP, numa rusga efectuada às imediações de sua casa, que queremos acreditar tenha sido um erro em virtude da situação em causa. 

Perante o episódio descrito, solicitámos de forma ordeira, educada e humilde que nos fosse possibilitada a aproximação ao BOB. 
Durante mais de uma hora, foi-nos negado ver o animal e poder prestar-lhe auxílio médico veterinário. 
A nossa única preocupação era somente o animal que poderia estar em grande sofrimento.  

Assim, o cão BOB e a cadela RITINHA foram enviados pela PSP para a Casa dos Animais de Lisboa, onde foi detectado pela Veterinária Municipal que aquela instituição não teria a capacidade para prestar os cuidados que o BOB efectivamente necessitava; sendo que o BOB teve que seguir de urgência para um Centro Veterinário (por não se saber se a bala ainda estaria alojada dentro de si e correr risco de vida). 

Infelizmente, o BOB veio a falecer a 04/10/14 (Dia dos Animais), apesar de tudo o que a Veterinária Municipal e os veterinários do Centro Veterinário Berna tentaram fazer para o ajudar. 

No dia 05/10/14, foi formalizada uma queixa contra o agente policial que baleou o BOB, pela pessoa em nome da qual o animal se encontrava devidamente registado, vacinado e chipado. 

Não procuramos com esta diligência denegrir a imagem das forças policiais, ou tão pouco pôr em causa a diligência perpetuada pelas autoridades em causa, pretendemos sim que a memória do BOB seja respeitada e que cada um assuma os erros cometidos. 

O processo irá seguir os devidos trâmites, com todas as salvaguardas que o mesmo requere, sendo que o nosso desejo é que termine da melhor forma possível para todos os envolvidos. 

Até lá, não prestaremos mais esclarecimentos públicos sobre este caso, pelo que peço a compreensão de todos para este facto. 
Ficamos no entanto a contar com todo o Vosso apoio agora e até ao desfecho deste caso.
Muito obrigada.




Bob e o seu irmão Marley, com 2 meses - Outubro de 2012. 
Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)



Bob na Mata de Benfica, com 4 meses - Dezembro de 2012.
Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)





Queremos aqui agradecer publicamente: 

1)- À Dra. Marta Videira, por todo o auxílio, cuidado, interesse e atenção que prestou ao BOB e à RITINHA nessa noite; 

2)- Aos 3 funcionários da Casa dos Animais que se dirigiram ao local (para recolher os animais, a pedido da PSP), pela forma diligente e humana como tomaram conta da ocorrência; 

3)- À Dra. Rosa Catalão e ao Encarregado Sr. João Cardoso, pela forma como nos atenderam no dia seguinte (quando levámos o corpo do BOB à Casa dos Animais para cremação e fomos buscar a RITINHA); 

4)- Ao Dr. Joaquim Henriques, do Centro Veterinário Berna, e a toda a sua equipa, por nos terem acudido nesta emergência.





Bob e Ritinha - Maio de 2014
Fotografia de Alexandra Carvalho (2014)



Bob - Abril de 2014
Fotografia de Alexandra Carvalho (2014)



quinta-feira, 3 de abril de 2014

DISCUSSÃO PÚBLICA - Revisão da Proposta do Plano de Pormenor da Zona Envolvente do Mercado de Benfica




(Texto e Imagem de Câmara Municipal de Lisboa)






Informam-se os interessados que a Câmara Municipal de Lisboa, na Reunião de 26 de fevereiro de 2014, deliberou proceder à abertura de um período de discussão pública com 1 sessão pública, da Revisão da Proposta do Plano de Pormenor da Zona Envolvente do Mercado de Benfica


O período de discussão pública decorre de 3 de abril a 7 de maio.

Os interessados poderão consultar a Proposta de Plano e demais documentação, bem como os locais, dias e horas onde terão lugar as sessões públicas neste sítio da internet da CML ou nos locais a seguir identificados: 
- Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) sito no Picoas Plaza, na Rua do Viriato n.º 13 a n.º 17;
- Centro de Documentação, sito no Edifício Central da CML, no Campo Grande, n.º 25, 1.º F;
- Junta de Freguesia de Benfica sita na Avenida Gomes Pereira, nº 17. 

A formulação de reclamações, observações ou sugestões, deverão ser feitas por escrito, até ao termo do referido período e dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, utilizando, para o efeito, o impresso próprio que pode ser obtido nos locais acima referidos ou na página de Urbanismo deste sítio da internet ou, ainda, através do endereço eletrónico dmprgu.dpru.dpt@cm-lisboa.pt."



NOTA:

- Consultar aqui a Proposta de Plano e demais documentação;

- Consultar aqui o impresso próprio para reclamações, observações ou sugestões.













terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DISCUSSÃO PÚBLICA - Alteração ao Plano de Pormenor do Eixo Urbano Luz Benfica





(texto e imagem de Junta de Freguesia de Benfica)






"A Junta de Freguesia de Benfica e a CML reuniram hoje para discussão da Alteração ao Plano de Pormenor do Eixo Urbano Luz Benfica, tendo a JFB apresentado algumas propostas.

A Proposta de Plano de Pormenor do Eixo Urbano Luz Benfica está em discussão pública de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014 e pode ser consultada pelos cidadãos no Serviço de Atendimento da Junta de Freguesia de Benfica ou através do link:


A participação dos cidadãos através da formulação de reclamações, observações ou sugestões, deve ser feita por escrito, até ao termo do referido período e dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, utilizando para o efeito, o impresso próprio que pode ser obtido na JFB ou no portal da internet da CML [clicar aqui para obter o formulário].

No próximo dia 3 de Fevereiro a Junta de Freguesia de Benfica e a CML vão promover uma sessão de apresentação e discussão pública deste Plano, onde a população poderá esclarecer dúvidas e colocar questões aos técnicos envolvidos neste projeto. Esta sessão terá lugar no Auditório Carlos Paredes, às 18.30h."





quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RECOLHA SELECTIVA PORTA A PORTA






"Desde 2004, à semelhança de outros países europeus, o Município de Lisboa implementou em áreas da cidade com condições adequadas, a recolha seletiva porta a porta de resíduos.
A deposição dos resíduos é realizada em equipamento entregue pela autarquia, alojado no interior das instalações.

A recolha é realizada em dias alternados entre os materiais valorizáveis (papel e embalagens) e os resíduos indiferenciados. 
Os horários e dias de recolha e o equipamento de deposição utilizado variam de acordo com as tipologias do edificado, morfologia urbana e características funcionais de cada área da cidade (moradias, habitações de alto porte, zonas históricas, edifícios com ou sem condições para guardar contentores, concentração e tipo de atividades económicas, nomeadamente restauração, comércio e serviços)."



Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)



"Recolha

 - A deposição do Vidro é efetuada em vidrões que são despejados em dias variáveis. 

- O Papel/Cartão é recolhido às 4ª feiras (a partir das 23h) nas habitações e actividades económicas. 
Equipamentos de Deposição: contentores de tampa azul. 

- As Embalagens são recolhidas às 2ª feiras e 6ª feiras (a partir das 23h) nas habitações e actividades económicas. 
Equipamentos de Deposição: contentores de tampa amarela. 

- Os resíduos Indiferenciados são recolhidos às 3ª, 5ª e sábados (a partir das 23h) nas habitações e actividades economicas. 
Equipamentos de Deposição: contentores de tampa cinzenta. 


Horário de Colocação dos Resíduos para remoção 

 - A partir das 19h00 do dia da recolha (para recolhas nocturnas). 

 - Na véspera à noite (para recolhas diurnas)."



Imagem de Câmara Municipal de Lisboa (2013)





Nota do "Retalhos de Bem-Fica"

- A Recolha Selectiva Porta a Porta será implementada, na freguesia de Benfica, a partir do dia 25 de Novembro (2ª feira), nas ruas assinaladas no mapa acima.







terça-feira, 21 de maio de 2013

Resposta (?) da Câmara Municipal de Lisboa a propósito dos antigos Bebedouros da Mata de Benfica





(por Alexandra Carvalho)



Em resposta ao nosso e-mail datado de 12/04/13, recebemos hoje a resposta da Câmara Municipal de Lisboa...




---------- Forwarded message ---------- 
From: dmau.daep.dmev 
Date: 2013/5/21 
Subject: destruição de bebedouros no parque Silva Porto 
To: Alexandra Carvalho  
Cc: Artur Madeira , Odete Nunes 


Bom dia. 

Confirmamos a recepção do vosso email datado de 12.4.2013, o qual mereceu a nossa melhor atenção. Em relação aos bebedouros em pedra foram retirados do Parque Silva Porto, pela Junta de Freguesia de Benfica, devido a serem constantemente danificados por desconhecidos, foram substituídos por um modelo menos sujeito a actos de vandalismo. Procedeu-se ao armazenamento e desmontagem dos bebedouros com o objectivo de serem utilizados em outro momento e noutro espaço quando para tal se julgue necessário. 


Com os melhores cumprimentos. 

Câmara Municipal de Lisboa 
Direcção Municipal de Ambiente Urbano 
Departamento de Ambiente e Espaço Público / Divisão de Manutenção de Espaços Verdes Av. 24 de Julho, 171C 1399-021 Lisboa 
Tel: (+351) 21 391 23 00 
email: dmau.daep.dmev@cm-lisboa.pt 



---------- Forwarded message ---------- 
From: Alexandra Carvalho 
Date: 2013/5/21 
Subject: Re: Destruição de bebedouros do Parque Silva Porto 
To: "dmau.daep.dmev" 
Cc: Artur Madeira , Odete Nunes 


Exmos/as. Senhores/as, 

Agradeço, antes de mais, pela Vossa resposta, ao fim de um mês, ao e-mail que enderecei à Câmara Municipal de Lisboa. 
Todavia, e uma vez que não foram respondidas as minhas questões, volto a colocá-las: 

1)- Os 6 bebedouros antigos do Parque Silva Porto encontram-se ainda em condições se serem utilizados? 

2)- A CML vai proceder à recuperação destes bebedouros, conforme indicado no email da Junta de Freguesia de Benfica? 

3)- A CML vai proceder à colocação destes bebedouros noutro local, conforme indicado no email da Junta de Freguesia de Benfica? 

4)- Em que local serão colocados os bebedouros antigos do Parque Silva Porto? (de acordo com o email da Junta de Freguesia de Benfica, datado de 11/04/13 - vide mais abaixo -, "De acordo com informações da autarquia, a CML irá proceder à recuperação dos antigos bebedouros e à recolocação dos mesmos noutro local", pelo que agradeço confirmação do local). 

Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 


Cumprimentos, 

(Alexandra Carvalho) 
Antropóloga 
Fundadora e Redactora do Blogue Comunitário "Retalhos de Bem-Fica" 



---------- Forwarded message ---------- 
From: dmau.daep.dmev 
Date: 2013/5/21 
Subject: PEDIDO DE INFORMAÇÕES - Destruição de Bebedouros do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) 
To: Alexandra Carvalho  

Exma. Senhora. 

A resposta que oportunamente foi dada por email datado de 21/5/2013, é suficientemente esclarecedora, sendo certo que a CML procedeu ao armazenamento e desmontagem dos bebedouros antigos que estavam no Parque Silva Porto, com o objectivo de serem utilizados em outro momento e noutro espaço. Infere-se da resposta, que a CML vai proceder à recuperação dos bebedouros porque ainda se encontram em condições de ser utilizados e não foi mencionado o local porque a entidade competente ainda não decidiu. 

Com os melhores cumprimentos. 

Núcleo de Comunicação e Informação 
Câmara Municipal de Lisboa 
Direcção Municipal de Ambiente Urbano Departamento de Ambiente e Espaço Público / Divisão de Manutenção de Espaços Verdes 
Av. 24 de Julho, 171C 1399-021 Lisboa 
Tel: (+351) 21 391 23 00 



---------- Forwarded message ---------- 
From: Alexandra Carvalho 
Date: 2013/5/21 
Subject: Re: PEDIDO DE INFORMAÇÕES - Destruição de Bebedouros do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) 
To: "dmau.daep.dmev" 
Cc: jose.sa.fernandes@cm-lisboa.pt 


Exmo/a. Senhor/a Incógnito/a do Núcleo de Comunicação e Informação Câmara Municipal de Lisboa Direcção Municipal de Ambiente Urbano, 

Como poderá imaginar, se lhe reenviei as mesmas dúvidas do meu email inicial (remetido há um mês atrás) é porque a sua resposta não foi, de modo algum, esclarecedora do que quer que seja. A começar, logo, pelo mau Português com que foi escrita (o que, devo salientar, é lamentável da parte de uma autarquia!), juntando ao facto de o facto de ter colocado a bold parte do texto que anteriormente enviou, não ajudar minimamente ao esclarecimento ou compreensão de um processo que, desde o seu início, se encontra revestido de veleidades por parte das entidades envolvidas no mesmo. 

Posto isto, venho, pelo presente, apresentar, junto dos Vossos serviços camarários, uma reclamação / denúncia / queixa contra a Junta de Freguesia de Benfica, uma vez que, conforme qualquer pessoa pode ter visto, os restos dos bebedouros da Mata de Benfica (desenhados pelo arquitecto Keil do Amaral e de significativo valor histórico) não foram "desmontados", mas sim destruídos - sem qualquer hipótese de serem recuperados, nomeadamente no que diz respeito às suas bases (vide fotografias em anexo à presente queixa). 

Nesse sentido, e mais uma vez, reitero o meu pedido para que a Câmara Municipal de Lisboa se digne informar os munícipes da freguesia de Benfica sobre: 

- Onde se encontram "armazenados" os despojos dos bebedouros históricos da Mata de Benfica; 

- Qual o local em que a CML pretende re-colocar estes bebedouros (logicamente, agradecia que esta 2ª informação me fosse transmitida, assim que a entidade competente decida). Sem outro assunto de momento. 


E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 


Cumprimentos, 

(Alexandra Carvalho) 
Antropóloga 
Fundadora e Redactora do Blogue Comunitário "Retalhos de Bem-Fica"






sábado, 13 de abril de 2013

Ainda a propósito dos bebedouros do Parque Silva Porto...




RESPOSTA AO E-MAIL DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA, A PROPÓSITO DA MATA DE BENFICA E DOS SEUS BEBEDOUROS



---------- Forwarded message ----------
From: Alexandra Carvalho 
Date: 2013/4/12 
Subject: Re: FW: Pedido de Informações sobre PARQUE SILVA PORTO 
To: Patricia Jesus 
Cc: Inês Drummond 


Exma. Sra. Dª. Patrícia Jesus,
Agradeço-lhe, antes de mais, pela resposta que teve a amabilidade de me enviar, em nome da Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Benfica. 

No que diz respeito ao teor do seu email, datado de 11/04/13, cumpre-me informar o seguinte: 

1)- Ainda ontem (10/04/13) - pelos vistos, depois de já terem advertido a pessoa responsável pelos sanitários do Parque Silva Porto - essa mesma pessoa saíu do local às 16h45. 

Certamente que, como frequentadora assídua, informarei a Junta de Freguesia de Benfica caso se continuem a verificar anomalias a este nível (ainda que, pessoalmente, possa considerar que essa Junta deveria ter funcionários que zelassem por isso mesmo; não tendo que ser os fregueses a controlar os horários de trabalho de funcionários ao serviço da Junta de Freguesia). 


2)- No que diz respeito à segurança do Parque Silva Porto, agradecia, que me informasse de quem é a responsabilidade da mesma (CML? PSP? Outro?). 


3)- Folgo em saber que os bebedouros antigos foram entregues ontem à CML, porque, de facto, após o trabalho de verdadeira destruição dos mesmos, era de lamentar profundamente que continuassem à vista de todos a demonstrar o desrespeito com que as entidades públicas tratam o seu património. 

Aproveito para informar que foi remetido email por mim e diversos outros fregueses à Câmara Municipal de Lisboa, com vista a apurar todo este assunto. 

Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 


Cumprimentos, 


(Alexandra Carvalho) 




**** 



PEDIDO DE INFORMAÇÕES À CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, NA SEQUÊNCIA DA RESPOSTA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA 



 ---------- Forwarded message ---------- 
From: Alexandra Carvalho 
Date: 2013/4/12 
Subject: PEDIDO DE INFORMAÇÕES - Destruição de Bebedouros do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) 
To: gab.presidente@cm-lisboa.pt, 
jose.sa.fernandes@cm-lisboa.pt, 
ver.catarina.vaz.pinto@cm-lisboa.pt 


Exmos. Senhores, 

Venho, pelo presente, solicitar informações a V. Exas. sobre a substituição que foi efectuada, recentemente, no Parque Silva Porto (Mata de Benfica) dos antigos bebedouros aí existente (vide as 2 primeiras fotografias em anexo) por uns aparelhos metálicos (vide a 3ª fotografia em anexo). 

Segundo consta, os antigos bebedouros que existiam neste Parque datariam da década de 40/50, tendo sido desenhados por Keil do Amaral, consistindo, assim, em património histórico (ainda que se tratassem, apenas, de mero mobiliário urbano). 
Os antigos bebedouros da Mata de Benfica - peças únicas - encontraram-se, durante dias a fio, todos partidos, depositados, como se de lixo se tratassem, junto à antiga piscina desactivada no Parque (ver a última fotografia em anexo). 

A 09/04/13, foram solicitadas, por email, mais explicações à Junta de Freguesia de Benfica sobre este caso. E, face ao teor da resposta que recebemos desta entidade (vide email mais abaixo), vimos, pelo presente, solicitar informações a V. Exas. sobre: 

1)- Os 6 bebedouros antigos do Parque Silva Porto encontram-se ainda em condições se serem utilizados? 

2)- A CML vai proceder à recuperação destes bebedouros, conforme indicado no email da Junta de Freguesia de Benfica? 

3)- A CML vai proceder à colocação destes bebedouros noutro local, conforme indicado no email da Junta de Freguesia de Benfica?

4)- EM que local serão colocados os bebedouros antigos do Parque Silva Porto? 


Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 



Cumprimentos, 

(Alexandra Carvalho) 
Antropóloga
Fundadora e Redactora do Blogue Comunitário "Retalhos de Bem-Fica"



Fotografias em anexo em e-mail:









segunda-feira, 8 de abril de 2013

PERIGO - Uso de Herbicidas





(por Rute Lemos)



Perigo - Uso de Herbicidas (semana Abril 2013)


 


Mais uma vez a freguesia de Benfica opta por não avisar os fregueses do uso de herbicidas nas ruas, passeios, e espaços verdes (ao contrário do que acontece, por exemplo, nas freguesias de Cascais), e dos perigos que estas substâncias tóxicas representam, nomeadamente, para os cães.

Fica o alerta para os donos dos animais: - Não os deixem comer ervas nos próximos tempos!!!


Hoje, pela manhã, uma carrinha "Europcar" com funcionários da empresa "Fitonovo" percorreu ruas e passeios de Benfica, impedindo a normal circulação rodoviária em hora de ponta, e despejando indiscriminadamente herbicidas, sem qualquer aviso aos moradores.

Na página da Junta de Freguesia de Benfica no Facebook, a 20/03/13, foi deixada uma publicação, informando sobre, e passo a citar: - "Os serviços de limpeza da Câmara Municipal de Lisboa continuam a realizar os trabalhados de deservagem por toda a Freguesia, utilizando um produto ecológico, neutro, não nocivo para a saúde das pessoas ou dos animais."

Como tive oportunidade de comentar na página da Junta de Freguesia, onde consta o referido (e que, para mim, não constitui obviamente qualquer aviso, pois a maioria dos fregueses não a podem consultar), não conheço produtos ''neutros" nesse sentido. Pelo contrário, sei que os que são considerados ecológicos, e com menor probabilidade de toxicidade por inalação, e contacto, continuam a ser muito tóxicos se ingeridos (o que acontece quando os animais, como os cães, se purgam).

Pelo que, enquanto a Junta de Freguesia, não me informar sobre a substância (composição) ou nome do herbicida ecológico em questão, continuo a deixar o alerta, por saber de cães que recentemente adoeceram após ingestão de ervas.

Reitero, e tive oportunidade de pedir esclarecimentos junto de especialistas na matéria, desconhecer qualquer produto ''neutro'' e atóxico (para além do vinagre ou sal e produtos usados como herbicidas de forma particular), pois independentemente de poder ser menos lesivo que outros outrora empregues sempre sem qualquer aviso, me parece continuar a representar grande toxicidade se ingerido, mas como disse, aguardarei pelo esclarecimento, por parte da Junta, do nome do produto utilizado (ou composição).






quinta-feira, 4 de abril de 2013

Reunião Descentralizada CML em Benfica







(por Alexandra Carvalho com Vítor Vieira)




Fotografias e arte gráfica de Alexandra Carvalho (2010)



Realizou-se ontem, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, mais uma Reunião Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa em Benfica.

O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura esteve presente, fazendo-se representar por Vítor Vieira, que informou os presentes que, no seguimento de e-mail recepcionado do Gabinete do Senhor Vereador Manuel Salgado, datado de 05/06/12, o Movimento de Cidadãos continua a aguardar uma resposta da Unidade de Coordenação Territorial Centro (a quem o nosso e-mail de 25/05/12 terá sido reencaminhado).

Nesse sentido, e ao fim de 2 anos e 3 meses de término do prazo da intimação apresentada pelo município lisboeta para as obras de restauro destas vilas históricas, a situação permanece idêntica à data em que o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura iniciou a sua luta por estes dois edifícios património histórico da nossa freguesia.

Pelo que Vítor Vieira solicitou, nesta Reunião, uma resposta cabal da Câmara Municipal de Lisboa sobre esta situação.
Tendo a resposta do Vereador Manuel Salgado resumido-se ao seguinte:
1)- O proprietário das Vilas informou a CML, a 07/02/12, que iria dar início às obras;

2)- Relembrou que a CML já efectuou a intimação para obras coercivas, bem como um agravamento do valor do IMI (devido ao não cumprimento da intimação).



Posto isto, e não havendo sequer um feedback sobre a ausência de qualquer resposta aos e-mails enviados pelo Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, consideramos que a Câmara Municipal de Lisboa continua a ser cúmplice dos proprietários das Vilas, no que à delapidação deste património diz respeito.








domingo, 17 de março de 2013

"Venha plantar uma árvore" na Mata de Benfica




(texto e vídeo de Câmara Municipal de Lisboa)



O Parque Silva Porto, também conhecido por Mata de Benfica, está mais verde.

Reaberto em fevereiro, após limpeza da mata e das árvores derrubadas pelo temporal no início do ano, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Benfica, promoveram, dia 16 de março, a iniciativa “Venha plantar uma árvore connosco. Ajude-nos a tornar Benfica mais verde!”.


 






A poucos dias do início da primavera, a população de Benfica deslocou-se a um “local de que tanto gosta”, e ajudou a “devolver o parque ao seu esplendor”, respondendo ao apelo da Junta de Freguesia, como lembrou a sua presidente, Inês Drummond, que agradeceu à Câmara Municipal de Lisboa, a confiança depositada com a transferência da gestão deste espaço para a Junta.
A intervenção passou, também, pela recuperação do parque infantil, do parque de merendas e do lago, e foi anunciada a instalação de 2 campos de Padel, cuja gestão ficará a cargo do “vizinho” Clube Futebol Benfica, representado nesta iniciativa pelo seu cujo presidente, Domingos Estanislau.
Paralelamente, foi reaberto o Bx-Benfica Extreme Adventure Park, um espaço de aventura e sensibilização ambiental, que, para além dos pacotes aventura e workshops, oferece também festas de aniversário, e Team Building Activities.

Mais de cem árvores, de quinze espécies diferentes, foram plantadas, substituindo as 37 abatidas, fruto da colaboração entre o município e a freguesia, que Sá Fernandes agradeceu, lembrando a importância deste parque “para Benfica e para a cidade”, uma merecida homenagem ao pintor Silva Porto, “um homem da natureza”.

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, lembrou as diversas iniciativas que irão marcar esta semana, e que culminarão no próximo sábado, na Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, com a abertura do Espaço Público da Ribeira das Naus. Um espaço central de Lisboa, importante para a sua população, tal como é “cada espaço em cada freguesia”, disse o autarca.

A parceria com as juntas de freguesias é, nas palavras de António Costa, “a melhor forma de gerir bem os espaços verdes”, considerando que a transferência definitiva das novas competências para as freguesias, a partir de 2014, permitirá “uma cidade mais bem governada”, por entidades que estão “mais perto da realidade local”. Este parque, um dos espaços verdes mais emblemáticos da freguesia, é um pequeno bosque plantado em 1880, por João Carlos Ulrich, no sentido de embelezar o seu Palácio da Feiteira. Deve o seu nome ao pintor António Francisco Ferreira da Silva, que adotou o nome da cidade onde nasceu (Silva Porto, Angola).





Ver aqui outra informação sobre esta iniciativa.