segunda-feira, 8 de abril de 2013

PERIGO - Uso de Herbicidas





(por Rute Lemos)



Perigo - Uso de Herbicidas (semana Abril 2013)


 


Mais uma vez a freguesia de Benfica opta por não avisar os fregueses do uso de herbicidas nas ruas, passeios, e espaços verdes (ao contrário do que acontece, por exemplo, nas freguesias de Cascais), e dos perigos que estas substâncias tóxicas representam, nomeadamente, para os cães.

Fica o alerta para os donos dos animais: - Não os deixem comer ervas nos próximos tempos!!!


Hoje, pela manhã, uma carrinha "Europcar" com funcionários da empresa "Fitonovo" percorreu ruas e passeios de Benfica, impedindo a normal circulação rodoviária em hora de ponta, e despejando indiscriminadamente herbicidas, sem qualquer aviso aos moradores.

Na página da Junta de Freguesia de Benfica no Facebook, a 20/03/13, foi deixada uma publicação, informando sobre, e passo a citar: - "Os serviços de limpeza da Câmara Municipal de Lisboa continuam a realizar os trabalhados de deservagem por toda a Freguesia, utilizando um produto ecológico, neutro, não nocivo para a saúde das pessoas ou dos animais."

Como tive oportunidade de comentar na página da Junta de Freguesia, onde consta o referido (e que, para mim, não constitui obviamente qualquer aviso, pois a maioria dos fregueses não a podem consultar), não conheço produtos ''neutros" nesse sentido. Pelo contrário, sei que os que são considerados ecológicos, e com menor probabilidade de toxicidade por inalação, e contacto, continuam a ser muito tóxicos se ingeridos (o que acontece quando os animais, como os cães, se purgam).

Pelo que, enquanto a Junta de Freguesia, não me informar sobre a substância (composição) ou nome do herbicida ecológico em questão, continuo a deixar o alerta, por saber de cães que recentemente adoeceram após ingestão de ervas.

Reitero, e tive oportunidade de pedir esclarecimentos junto de especialistas na matéria, desconhecer qualquer produto ''neutro'' e atóxico (para além do vinagre ou sal e produtos usados como herbicidas de forma particular), pois independentemente de poder ser menos lesivo que outros outrora empregues sempre sem qualquer aviso, me parece continuar a representar grande toxicidade se ingerido, mas como disse, aguardarei pelo esclarecimento, por parte da Junta, do nome do produto utilizado (ou composição).






1 comentário:

Viver com a metadona disse...

ESTA A ACONTECER EM ALVERCA

Gostava de lhe pedir ajuda, em ralação a este aviso muito bem elaborado e quem o fez merece louvor pois respeitou a população, eu queria lhe pedir ajuda numa situação.
É normal no local que vivo andarem a fazer o mesmo a colocarem herbicida para as ervas que nascem entre a calçada, mas nunca colocam AVISO ou EDITÁL á população, eu tenho assim como muita gente cães , eu gostaria de saber se POR LEI não devemos ser nos informados?
Se sim, sabe o decreto de lei que me apoia nisto por favor?
É que um dos meus cães está com diarreia e sangue nas fezes e quero ter BASES para argumentar o não aviso por parte da Junta de Freguesia neste acontecimento.
Pode por favor me ajudar? Visite a página ( grupo facebook)
"POR UMA @LVERCA MELHOR"
e visite a página ( grupo facebook)
" DIREITO DOS ANIMAIS"

aqui pode ver as publicações e fotos da funcionária a colocar herbicida e os e-mails da junta de freguesia do próprio presidente a ser rude e malcriado ... Nada de aviso apenas ataques depois da crítica ao facto de não haver AVISO AOS MORADORES