sábado, 6 de abril de 2013

As lixeiras consentidas em Benfica (1)




(por Vítor Vieira)


Partilhando, por vezes, o mesmo espaço do que alguns vazios urbanos de Benfica (temática que estamos a dar a conhecer aqui no blog), eis que surgem, nos sítios mais impróprios ou inabituais, as lixeiras em Benfica. 

Existem de várias espécies, consoante o lixo que não foi - e deveria ter sido - encaminhado para reciclagem e/ou depósito em locais e condições adequadas. 

Podemos dizer que elas tanto estão nas zonas habitadas por gentes mais modestas ou naquelas zonas ditas de gente fina (que de fina nada têm, aliás). 

Por regra, os varredores e as brigadas de limpeza da CML não as conhecem ou, se as conhecem, parecem ignorá-las pura e simplesmente. Não sabemos, sinceramente, por que não agem! Será que é para poupar nas vassouras e pás? Mas se for o argumento da poupança, então só podemos dizer que se gasta, por certo, mais dinheiro com os sopradores de folhas que, para além de não serem eficazes, poluem ainda o ambiente com o péssimo cheiro do gasóleo ou outro combustível. 

É um facto estas lixeiras dão um mau ambiente e são atentado à nossa visão e à qualidade de vida, numa cidade que se diz ser muito bonita. 
Para nós, essa qualificação não tem a mínima razão de ser enquanto subsistirem estas ilhas da vergonha coletiva, que consistem nos abjetos atos de despejar lixos em qualquer sítio, a começar junto dos ecopontos, acabando nos passeios e ruas. 

Como se sabe que não há fiscalização por parte da Polícia Municipal, essas práticas acabam por ser consentidas e geralmente toleradas. É disso mesmo que iremos dar conta aqui no "Retalhos de Bem-Fica" ao longo dos tempos, pedindo, também, aos nossos leitores e fregueses de Benfica, que nos ajudem a denunciar este flagelo, com o envio de fotografias (para palavraseimagens@gmail.com), as quais, depois de selecionadas, serão posteriormente aqui publicadas. 

Começamos, pois, pela Avenida Gomes Pereira, mesmo ao lado da Junta de Freguesia de Benfica...









Fotografias de Vítor Vieira (2013)





Sem comentários: