terça-feira, 2 de abril de 2013

Sinto falta do Sr. Salazar ou do Sr. Américo Tomáz





(por Ana Isabel Ferreira)




Imagem do espólio de Ana Isabel Ferreira




Não me insultem já, eu explico: 

Nos últimos dias, cá em casa temos falado muito deles. De facto até me fazia jeito que o Sr. Salazar ou o Sr. Américo Tomás estivessem vivos porque comprovariam que o Bairro de Santa Cruz em Benfica foi construído por volta dos anos 1957/58, que são casas de habitação social e que foram entregues por um valor a amortizar em vinte e cinco anos. 

O contrato que tenho assinado pelo meu pai e pelo Instituto Nacional do Trabalho e Previdência também comprovam, mas a palavra deles era uma grande ajuda., e os amigos são para isso mesmo. O Américo Tomas lembrar-se- ia certamente que com 6 anos o beijei na inauguração do Bairro de Santa Cruz ao fundo da Rua das Garridas. 

A injustiça provoca sentimentos e a revolta surge quando recebi a avaliação da minha casa e mais ainda com a idade atribuída. 24 anos foi a idade dada pelas Finanças, quando ela tem realmente 53 ou 54 anos. Dirão vocês: está bem conservada! Também não é o caso. 

Há 3 dias que ando numa ansiedade a caminhar das Finanças para a Câmara Municipal de Lisboa e ao Instituto de Reabilitação Urbana para pedir documento que comprovem a idade da moradia. 

E, porque é a idade dos prédios que conta para cálculo do IMI, tenho que comprovar. Para comprovar tenho que pedir os documentos e tenho que pagar. Provocam a situação e lucram com tudo isto. 

Cresci a ouvir dizer que o Estado era pessoa de bem e que protegia os cidadãos. 

Ultimamente, tenho vindo a sentir que o Estado não protege, ataca! 






4 comentários:

BRUXA disse...

Realmente, o meu dó por si e por muitos outros que vivem nesse bairro, é enorme.
Tal como no principio escreve, esse bairro foi realmente construido para ser um bairro "social" mas, social, pelo menos para os pobres, nao foi nunca!
Nele meteram-se todos os "estudados" tais como médicos, engenheiros etc., pois esses eram os únicos que tinham poderes financeiros para "untar" as maos da Camâra de Lisboa, enquanto que os verdadeiros necessitados nem sequer eram "admitidos" aos "concursos para esses bairros sociais"!
Também eu beijei o A. T., na inauguracao do jardim dos pequeninos, no Jardim Zoológico, mal empregado beijo, se fosse hoje dar-lhe-ia um estalo ou pior ainda...
Nao sou saudosista daqueles que puseram muitos na fome e em outras piores situacoes mas fico muito "brava" quando outros que levaram vidas chorudas, se vêem "lamentar" por aquilo que hoje DEVEM ao Estado.
Pague e cale-se ou entao entregue a moradia a alguém que esteja e viver de ajudas estatais!

Ana I. Ferreira disse...

Estimada Bruxa
Fez bem em destilar toda a sua revolta. Deve ter os seus motivos. Nada do que escreveu me atinge.
Espero que quem pretende atingir tenha conhecimento do seu revoltado e se calhar correcto comentário,porque só assim ele terá eco.
A sua revolta não a deixa ver de outra forma, mas acredite ,as pessoas não são todas iguais!
Fazer juízos de valor e gestores de contas bancária parece uma função que não se extingue e que continua a existir.
Fique bem com a sua consciência.
Ana I. Ferreira.

Anónimo disse...

Não entendo o começo , mas porque raio a haviam de insultar ? ah é a tal de liberdade que nos aprisiona em casa e que confundem com falta de educação por vezes .
Cresci a ouvir dizer que o Estado era pessoa de bem e que protegia os cidadãos " pois mas repare isso foi como diz enquanto cresceu , hoje julgo já deve ser grandinha , ora a Rés publica já é outra , por isso essa frase já não é valida , agora temos é muita animação isso temos , IRS, IVA, IMI etc etc , mas claro há sempre aquelas pessoas , as tais que confundem liberdade com falta de educação , que aparecem para de algum modo tentar condicionar o pensamento dos que vão dizendo umas verdades das diferenças temporais , julgo que sofrem de um tipo de azia , mas olhe dizem que iscas faz bem !mas estamos ou não estamos melhor ? ao sr. seu pai melhoraram de algum modo a habitação para a menina poder ter uma vida condigna e que com certeza lhes deu muita alegria crescer ali , agora a nova Rés publica tira-lhe o couro e o cabelo , isto para mais quando os bolsos já estão mais que vazios , já agora já olhou bem à volta do bairro ? como está essa zona meu Deus !em miúdo digo-lhe que tive inveja (boa) das pessoas que aí moravam , hoje não escolhia esse local para os meus netos crescerem , não pelo bairro mas pelo os outros que a nova Rés publica trouxe e com a muita "animação " que os novos residentes "oferecem " aos velhos residentes nativos .

Ana Isabel disse...

Pois , estimada Bruxa, venho dar-lhe conhecimento que não paguei, não irei pagar , não entrego a moradia que é minha e porque foi paga atempadamente. As finanças admitiram o erro e vão fazer a correcção!. Lamento causar-lhe mais este aborrecimento, mas vai ter que se voltar para outro lado, o seu! Que alguém tenha dó de si, a Bruxa merece.Espero que leia o meu comentário porque esta informação vai ajudá-la a melhorar a sua performance no que respeita a comentários carregados de revolta.
Ana Isabel