terça-feira, 30 de abril de 2013

Recomendação pela Reabilitação e Manutenção do Chafariz de Benfica






(por Alexandra Carvalho)




No seguimento do estado de abandono e degradação a que o Chafariz de Benfica chegou (o qual culminou com a queda da última pinha ornamental que o encimava), informámos, por e-mail, os responsáveis da Junta de Freguesia de Benfica e da Câmara Municipal de Lisboa, assim como os partidos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa.

Fomos contactados pelo Grupo Municipal do Partido Popular Monárquico (PPM), com vista à apresentação de uma Recomendação pela Reabilitação e Manutenção do Chafariz de Benfica, a qual foi votada esta tarde, em reunião da Assembleia Municipal de Lisboa.



Recomendação apresentada pelo PPM na reunião de 30/04/13 da Assembleia Municipal de Lisboa

[clicar na imagem para ampliar e ler]





A Recomendação apresentada pelo PPM passou na votação, com o voto contra do Partido Socialista (PS) e os votos favoráveis dos restantes partidos políticos e dos independentes.

A Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, tendo tomado a palavra nesta Assembleia, explicou que a sua autarquia pinta as paredes do Chafariz de Benfica e coloca protecção anti-graffiti, mas que, como este ano choveu muito, vai mandar proceder à reabilitação e limpeza do Chafariz. Informou, ainda, ter recolhido os dois pedaços da pinha ornamental que caíu, os quais entregou à Câmara Municipal de Lisboa. Referiu que iria votar contra a Recomendação apresentada devido aos pressupostos da mesma.



Gostaríamos de aqui salientar que, conforme tivemos conhecimento, o único pedaço da pinha ornamental que permanecia há largos dias caído nas traseiras do Chafariz de Benfica, apenas, foi retirado do local, por funcionários da Junta de Freguesia de Benfica, durante o dia de hoje (em que, curiosamente, se realizada a supra citada reunião da Assembleia Municipal de Lisboa! Gostaríamos de saber porque não o fizeram antes!).

Em nosso entender, esta votação negativa do partido político que se encontra à frente da Junta de Freguesia de Benfica, espelha bem o respeito que este Executivo tem tido pelo património da nossa freguesia (o qual é nulo!).

 

****


Curiosamente (ou, talvez, não!), também, apenas hoje recepcionámos uma resposta da Junta de Freguesia de Benfica às exposições que lhes endereçámos, a 22/04/13 e a 29/04/13 (esta última a propósito do 2º pedaço da pinha, que havia sido furtado)...




From: Patricia Jesus
To: Alexandra Carvalho
Date:
2013/4/30
Subject: Re: [INFORMAÇÃO]- Chafariz de Benfica ao abandono


Exma. Senhora
D. Alexandra Carvalho,
 
Incumbe-me a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dra. Inês Drummond, de acusar a receção dos seus emails, sobre o assunto em epígrafe e que mereceram a sua melhor atenção.

Cumpre-nos informar que o Chafariz de Benfica,  Património Histórico e Cultural da Freguesia de Benfica, infelizmente alvo de constantes atos de vandalismo, tem sido objeto da nossa preocupação.

Procedemos, no início do passado mês de Agosto, a trabalhos de limpeza e conservação com a respetiva pintura do Chafariz com uma tinta especial, dificultando dessa forma a aplicação de grafitis.

Fizemos inclusivamente uma publicação no Facebook oficial da Junta de Freguesia de Benfica em 2 de Agosto de 2012, onde aliás demonstrou o seu contentamento por ter considerado uma “Excelente iniciativa da Junta de Freguesia, depois de uma cambada de anti-cidadãos ter graffitado e colado cartazes nos muros que sempre fizeram parte do Chafariz de Benfica. 2 de Agosto de 2012 às 19:15 • Gosto”.

Mais informamos que foram já retirados do local, por colaboradores desta Junta de Freguesia, ambos os pedaços da pinha ornamental que caiu, que será seguramente reabilitada pela Câmara Municipal de Lisboa, entidade competente pela preservação dos Monumentos Históricos da Cidade.

Sem mais de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Patrícia Jesus | Espaço Público e Ambiente
Junta de Freguesia de Benfica




 
From: Alexandra Carvalho
Date: 2013/5/1
Subject: Re: [INFORMAÇÃO]- Chafariz de Benfica ao abandono
To: Patricia Jesus
Cc: Inês Drummond




Exma. Senhora Dª. Patrícia Jesus,


Agradeço, antes de mais, pela resposta que teve a amabilidade de me enviar, em nome da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dª. Inês Drummond.

Acredite que lamento profundamente pelos actos de "vandalismo" que têm vindo a ser perpetrados contra o Chafariz de Benfica, nomeadamente, quando os mesmos são efectuados pelas próprias autoridades que o deveriam respeitar e zelar pela sua recuperação (refiro-me, em particular, a este caso de afixação abusiva de folhetos da Junta de Freguesia de Benfica: http://retalhosdebemfica.blogspot.pt/2011/12/invasao-dos-folhetos-da-junta-de.html)
.

Efectivamente, demonstrei publicamente, na vossa publicação do Facebook, o meu contentamento por terem procedido à limpeza dos graffitis que se encontravam nas paredes do Chafariz de Benfica e terem colocado tinta anti-graffiti. 

Quando considero que as coisas são bem efectuadas, é assim que costumo agir (apesar de, infelizmente, os graffitis apenas terem sido por Vós retirados das paredes do Chafariz e não da pedra que debroa o momunento)!

Informo, ainda, que, contrariamente à informação veiculada no seu email, o 2º pedaço não pode ter sido recolhido ontem pelos Vossos serviços, uma vez que foi furtado na semana passada.

Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada.

Cumprimentos,

P'los Redactores do blogue "Retalhos de Bem-Fica",

(Alexandra Carvalho)












 


1 comentário:

Anónimo disse...

Assisti à sessão da Assembleia Municipal de Lisboa (através da NET) e, sinceramente, não entendi essa tal coisa dos pressupostos! Que raio de coisas serão essas? Alguém me explica porque é que todos os Partidos representados na Assembleia Municipal votaram a favor e apenas um votou contra? Está em causa o escasso Património da Freguesia de Benfica...Repito, não entendo! (Fausto Castelhano)