quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pedido de Informações sobre PARQUE SILVA PORTO







(por Alexandra Carvalho)





Nas últimas semanas, muitas têm sido as melhorias efectuadas pela Junta de Freguesia de Benfica no Parque Silva Porto (Mata de Benfica), que visam dar mais vida ao mesmo.

No entanto, e como nos restam algumas dúvidas, endereçámos o e-mail abaixo à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, ao Senhor Vogal do Espaço Público e ao Senhor Vogal do Ambiente dessa mesma Junta.



****


Exmos. Senhores, 



Aproveito, antes de mais, para vos felicitar pelas melhorias que têm estado a ser desenvolvidas no Parque Silva Porto (vulgo Mata de Benfica), tão esquecido durante longos anos. 


Gostaria, contudo, de solicitar-vos algumas informações: 


1)- Quais são os horários exactos de funcionamento dos sanitários do Parque?



Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)



De facto, apesar de constar uma folha de papel na porta dos mesmos, com a seguinte indicação: - "Entrada - 10h; Almoço - 13h às 14h; Saída - 18h", a verdade é que, durante toda a semana (incluindo aos fins-de-semana), os funcionários da empresa "Teleflora" - que se encontram a assegurar esse serviço, anteriormente efectuado por funcionários dessa Junta de Freguesia -, costumam sair por volta das 17h, senão mesmo às 16h45 como sucedeu este Sábado (06/04/13), deixando inúmeros adultos e crianças que frequentam este Parque sem acesso aos sanitários. 



2)- De que forma a Junta de Freguesia de Benfica assegura a segurança dos frequentadores do Parque Silva Porto?

De facto, encontrando-se os sanitários da Mata de Benfica sem qualquer vigilância (que ainda impunha algum respeito ao local), no passado Sábado (06/04/13), por volta das 17h, andava um grupo de jovens no local, a cercar diversas pessoas de mais idade, "solicitando-lhes" dinheiro.
A única pessoa que, nessa mesma tarde, impôs algum respeito a estes jovens (nomeadamente, seguindo-os para todo o lado que se dirigiam na Mata), foi um funcionário dos serviços da CML, que se encontrava de folga.

Temo que, se esta situação da segurança na Mata de Benfica não for assegurada pela Vossa Junta de Freguesia (de acordo com o Protocolo de Delegação de Competências assinado com a CML), daqui a uns tempos, voltemos a ter o mesmo ambiente de receio e medo, que se viveu noutros tempos neste local.



3)- Agradecia informações sobre o destino que a Junta de Freguesia deu aos bebedouros que faziam parte do mobiliário urbano da Mata de Benfica, os quais foram, recentemente, substituídos por bebedouros metálicos - e em menor número do que os bebedouros anteriormente existentes. 




Fotografia do espólio de Fausto Castelhano



Fotografia de Tom J. Bettler (2011)
 



Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)

De salientar que os antigos bebedouros da Mata de Benfica, datavam de cerca de 1940, constituindo exemplares únicos de mobiliário urbano na nossa freguesia (dos quais, apenas ainda resta, o bebedouro existente no início da Av. Grão Vasco). 



Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 
Fico a aguardar uma resposta da Vossa parte, tão breve quanto possível. 


Cumprimentos, 

(Alexandra Carvalho)




2 comentários:

Anónimo disse...

Bebedouros metálicos? A que propósito? Aonde foram parar os históricos bebedouros de pedra com mais de 70 anos? Alguém me pode informar? Foram deslocados para outros espaços públicos? Destruídos? Ou...nem quero imaginar !

Fausto Castelhano

Alexa disse...

Parece que estas coisas metálicas são anti-furto (pois nos antigos bebedouros estavam sempre a ser roubadas as partes metálicas).

Os bebedouros que foram substituídos na Mata de Benfica serão da década de 40/50, terão sido desenhados por Keil do Amaral.
Mas o que interessa isso para a Junta de Freguesia, quando o que interessa é recuperar/modernizar a Mata de Benfica (dito em tom de ironia)?!

Vamos ver quantos mais "atentados" surgirão entretanto!...