Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema Turim. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema Turim. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 20 de maio de 2010

"O novo Turim não deixou de ser kitsch"




Por Ana Dias Cordeiro, in "Público" (20/05/10)



Parou no tempo e não só porque o cinema esteve fechado e algumas lojas ficaram vazias. Parou no tempo porque o Centro Comercial Turim em Benfica é de um tempo que dificilmente voltará. E como ele, dentro dele, o Cinema Turim, que hoje reabre como novo Teatro Turim. A sua época áurea, como a do centro comercial, pertence aos anos 80 e entra nos anos 90. Vai continuar na cave e, com um novo glamour e o kitsch que não se quis perder, pretende ser um espaço cultural alternativo para "dar palco aos novos criadores" e também espaço de programação infantil.

O sonho é de Anabela Moreira, actriz que aqui viu os seus filmes de infância. O pai, Afonso Moreira, era e é dono de todo o espaço. Com ele e a irmã, Anabela não perdia as matinées infantis, como tantas crianças de Benfica que ainda o recordam como "lugar predilecto" de quando eram pequenas.

A actriz percebeu, há pouco tempo, o fascínio das pessoas pelos grandes espaços, como o Colombo, que levou a que muitos pequenos espaços comerciais - e os seus cinemas - ficassem condenados ao fim ou à decadência. É a pobreza dos bairros ali perto que leva as pessoas a procurar "um mundo onde podem sonhar", diz Anabela Moreira. Nos grandes centros comerciais, "as pessoas têm acesso às luzes, a algum luxo e conforto". Ou pelo menos a ilusão deles. Mas isso não significa que já não se possa dizer "small is beautiful" e que os pequenos espaços não possam reinventar-se e sobreviver.

Canijo na direcção

"No início, isto era espectacular", diz Emílio Canhas, projectista do Turim. Começou em 1983, interrompeu em Agosto de 2007 quando o espaço fechou. "Foi uma grande perda. Sempre adorei esta profissão. "O cinema que aqui se vai ver continuará a ser de película - há uma magia do cinema que se quer manter também com os confortáveis cadeirões de veludo vermelho".

Não é por acaso que o espectáculo da reabertura é a peça 'Os Cães' (até 26 de Junho) - começa com projecções de 'Reservoir Dogs' de Quentin Tarantino em duas telas e termina com as cortinas fechadas e quatro cadeiras no palco. Nelas se sentam Gonçalo Ruivo (Mr. Pink), João Saboga (Mr. White), Miguel Telmo (Mr. Blonde/Mr. Black) e Tiago Fernandes (Mr. Orange).

"Era importante mostrar essa transição", diz o encenador alemão a viver em Portugal Alexander Gerner. A transição de uma sala - que foi só de cinema - para uma que reabre como cinema e teatro.

O Cinema Turim brilhou quando ainda não havia Fonte Nova ou Colombo. Havia sessões da meia-noite, matinées, crianças e velhos, e nas férias de Natal havia filas para os bilhetes das sessões infantis. Havia desfiles de Carnaval. Havia sempre muito movimento.

"Era uma animação. Havia sempre muita gente, muitas crianças. Até dava gosto vir trabalhar", diz Tânia Ferreira, que tinha 37 anos quando abriu a loja de roupa de criança e tem hoje 64. "Era bonito, sim." Depois o Turim entrou em declínio. E o que se via era a sala de cinema com apenas duas ou três pessoas, quase vazia.

Esteve quase para ser alugada à Igreja Maná para sessões de culto. Chegou a haver uma inscrição a anunciar a sua instalação. Nunca aconteceu. Durante uma semana, comentou-se na rua e nas lojas que seria "uma blasfémia" mesmo ali em frente à igreja de Benfica.

O centro tem agora menos seis lojas ocupadas do que tinha então. Ainda existe a florista, a papelaria e a retrosaria, onde entra pouca gente, uma loja de roupa de criança e pouco mais. Na cave, um centro de estética e um espaço que em breve abrirá como restaurante com acesso à Net. A expectativa é grande. Um cinema aberto traz gente, e gente é o que precisa o centro comercial para reviver.

À frente do projecto está, além de Anabela Moreira, directora do teatro, o realizador João Canijo, também da direcção. Para isso, foi criada uma associação, a Am"Arte, e os apoios começam aos poucos a chegar. A ambição da actriz é trazer livrarias e galerias para transformar aquilo que é um centro comercial num verdadeiro centro cultural, em que cinema, teatro, exposições nas paredes dos espaços comuns se completem com lojas também elas ligadas à cultura.

Agora vai acontecer

Será só por acaso que alguns pedaços do que se vê aqui - e no Centro Comercial Nevada, ao lado, onde idosos estão sentados em frente de um ecrã onde passam as notícias da crise - nos remetem para uma paragem no tempo, uma decadência muito portuguesa dos filmes do realizador português.

Não foi o ar decadente que interessou Anabela, habituada a trabalhar com Canijo, mas poder fazer algo pelo pai - que ali investiu muito dinheiro - e pelo sonho de criar um espaço cultural em Lisboa. "Não senti necessidade de deixar o projecto parado no tempo mas deixei-o existir como ele era, embelezá-lo, transformá-lo sem que deixasse de ser o que era."

A actriz agarrou o projecto, há dois anos, quando viu que a sua reabertura podia estar comprometida. Para hoje, estavam previstos os últimos retoques da remodelação, dentro da sala e nas vitrines pretas para a rua, onde focos de luz vão passar a iluminar os cartazes que anunciam os espectáculos. A expectativa no bairro foi refreada pela longa espera. Desde que o cinema fechou há três anos, a sua reabertura foi anunciada em vários momentos. Houve, nos últimos tempos, quem já não acreditasse. Agora, vai acontecer. O senhor da bilheteira não tem ainda bilhetes para vender. Mas sorri.



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Teatro Turim








De início foi cinema, que fez as delícias da infância de muitas das crianças de Benfica na década de 80...

Depois ficou largos anos ao abandono, apenas com algumas poucas lojas abertas...

No início deste ano, surgiu o anúncio da abertura de um novo espaço cultural e começaram as obras de re-adaptação.

Hoje, através do contributo que nos chegou por e-mail de uma das nossas leitoras, soubemos da existência do seu website.

Apesar do Teatro só abrir ao público em Janeiro de 2010, podemos já acompanhar online algumas das actividades de formação que serão ministradas a partir de Outubro no novo espaço cultural de Benfica - Teatro Turim (entre as quais destacamos o Workshop do Projecto Filosofia para Crianças, da nossa amiga Joana Sousa).




segunda-feira, 15 de junho de 2009

[URGENTE]- Pedido de Testemunhos sobre o Cinema Turim





No âmbito do trabalho que temos vindo a desenvolver neste blog fomos, muito recentemente, contactadas por um estudante de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social (sita em Benfica), que nos solicitou ajuda para a elaboração de um trabalho que terá de realizar na cadeira de "Rádio".




(Clicar na imagem para ampliar)





Para este trabalho jornalístico, o Hugo Jorge gostava de recolher alguns testemunhos de pessoas que tenham vivido os tempos áureos do mítico Cinema Turim.

Consideramos que este é um trabalho extremamente interessante, sobretudo, numa altura de transição, em que esse espaço se encontra em obras, para dar lugar, brevemente, a uma outra forma de arte.

Nesse sentido, pedimos a todos os nossos leitores que estejam interessados em dar o seu testemunho para este trabalho que contactem, com a maior brevidade possível (o prazo e entrega do trabalho avizinha-se), o Hugo Jorge por e-mail para:
hugojorge89@gmail.com

Ficamos muito contentes de saber que este nosso blog pode também transformar-se num espaço activo de partilha e comunicação entre aqueles que nos vão lendo diariamente e os que chegam até nós por mero acaso!

E fazemos votos para que o trabalho do Hugo decorra pelo melhor e que, no final, ele nos deixe aqui publicar alguns excertos do mesmo.







domingo, 15 de fevereiro de 2009

De Cinema a Teatro...




08/12/08






O antigo Cinema Turim (da nossa infância), vai, em breve, passar a chamar-se Teatro José Viana, com algumas peças já anunciadas em cartaz.

Esperemos que as obras sejam rápidas e que este novo espaço cultural traga mais ânimo à freguesia.




Cinema Turim



08/03/08


Já existia muito tempo antes de ter sido criado o Centro Comercial Fonte Nova (com as suas 3 salas de cinema), ou de se pensar sequer que o Centro Comercial Colombo iria abrir na freguesia de Benfica.

O Cinema Turim foi o local predilecto da infância de muitos jovens trintões!...
Não há ninguém que aqui tenha vivido que não se recorde desse local com um misto de ternura e de saudade.



Fotografia de Alexandra Carvalho (2008)


Neste cinema, instalado no R/c de um pequenissímo centro comercial, passávamos as tardes a ver os últimos filmes que tinham saído, numa sala pequenina, com fabulosos cadeirões de veludo vermelho (as melhores poltronas que alguma vez viria a experimentar em qualquer outra sala de cinema de Lisboa).
Quando entrávamos, o écran encontrava-se ainda coberto por um pano, também ele, de veludo vermelho, onde se encontravam fixos uma série de anúncios publicitários do comércio local.
Nesse tempo idílico, ainda não existiam pipocas dentro dos cinemas (que benesse dos deuses!), mas comíamos chocolates Kit-Kat à saída da sala, depois de uma tarde bem passada.
Nas vésperas de Natal, o Cinema Turim encontrava-se sempre apinhado de crianças e pais ou avós, que faziam fila à porta para assistirem à nova película infantil que estrearia nessa quadra festiva.
E, em época normal, havia sempre dois filmes em exibição, a horários diferentes, em várias sessões.



Fotografia de Alexandra Carvalho (2008)


Depois, com o passar dos tempos, e a abertura de novos centros comerciais com salas de cinema mais apetrechadas e espaçosas, o Cinema Turim deu origem a uma sala de retaguarda, onde apenas eram projectados os filmes que já tinham saído de cartaz nos outros cinemas.
Nessa altura, o meu irmão ainda por lá passou uma ou duas vezes, eu já não. O veludo das poltronas estava coçado e a alcatifa outrora resplandecente jazia agora suja e gasta pelos espectadores de outros tempos.



Fotografia de Alexandra Carvalho (2008)


No fatídico dia 1 de Agosto de 2007, o Cinema Turim encerrou as suas portas ao público. E com elas, fechou, também, um importante capítulo na infância de muitos de nós.

Um belo sábado de manhã, em Janeiro do presente ano, ao passar pela entrada do Centro Comercial Turim, onde o cinema com o mesmo nome se encontrava instalado, deparo-me com dois indivíduos que tentavam colar um letreiro naquilo que foram o painel de anúncio dos filmes em cartaz. À sua volta, uma série de idosos curiosos miravam o que os indivíduos faziam. Um enorme cartaz onde se podia ler a inscrição "Igreja Maná de Benfica" acabava de ser colocado, para grande surpresa e ultraje dos mirones, que comentavam a blasfémia de um tal propósito mesmo ali, em frente à Igreja de Benfica.

Mais tarde, vim a saber, por portas e travessas (ou melhor, pelos meus avós, que andam sempre muito bem informados nestas coisas), que a Igreja Maná alugara a antiga sala do Cinema Turim para realizar as suas celebrações de culto aos sábados de manhã.
Uma semana depois, o famoso cartaz foi retirado do antigo espaço onde em letras garrafais vermelhas apareciam os nomes dos filmes em cartaz.
Quanto à Igreja Maná, não sei se permanece escondida na sala junto às bobines de filmes bem antigos... Mas, de facto, é um duro golpe para as memórias de infância de tantos de nós!...



Uma boa reportagem sobre o Cinema Turim, a ler aqui.