quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Casa de Penhores








Ao fundo da Rua Cláudio Nunes, do lado esquerdo de quem desce, desembocando já na Estrada de Benfica, existiu em tempos idos uma casa de penhores (no exacto local onde hoje funciona uma das agências da Caixa Geral de Depósitos).

Lembro-me que era uma loja algo sombria e pouco convidativa, com o seu incomensurável balcão de madeira escura, por detrás do qual nos olhava um senhor de idade avançada e "ar de poucos amigos".

Segundo o que o meu avô me explicava, as pessoas, sobretudo, durante os anos seguintes à II Guerra Mundial, iam ali deixar os seus pertences mais valiosos em troca de dinheiro; podendo mais tarde, quando saciassem os seus problemas financeiros, voltar a essa loja para reaverem os seus bens em troca de um pagamento em dinheiro.
Era criança e, para mim, sempre me soou como um negócio demasiado obscuro para o meu inocente entendimento.

Alguns anos mais tarde, essa antiga casa de penhores encerrou as suas portas ao público; e não mais se soube da existência de comércio semelhante por aquelas paragens (apesar de ter sido substituída no mesmo local por uma dependência bancária, cujos princípios reguladores obscuros acabam por ser semelhantes aos que eu imaginava em criança!).

Este ano, há alguns meses atrás, abriu em plena Estrada de Benfica, depois do Chafariz, uma nova "Casa de Penhores e Comércio de Jóias".
As grades da montra estão sempre corridas para baixo e, por detrás dos vidros espelhados, antevemos um balcão enorme de madeira, consideravelmente mais iluminado do que o de outrora.

Sinais dos tempos de crise que vivemos, até o "comércio" se adapta às necessidades dos clientes!...









2 comentários:

Anónimo disse...

A nova casa de penhores, foi durante vários anos uma ourivesaria.
Cumprimentos,
Tareca

Alexa disse...

Tareca: muito obrigada pela sua visita e, sobretudo, pela informação que aqui nos deixou.
Um abraço