sexta-feira, 29 de maio de 2009

Janelas de Benfica - III




(por Alexandra Carvalho)






Nos tempos áureos da fotografia analógica, ter o rosto impresso em formato A5 papel brilhante no escaparate promocional da varanda do 1º andar esquerdo do Nº 6 da Rua Cláudio Nunes, era , sem dúvida alguma, o supra sumo da vida de qualquer criança nascida na década de 70.

Nesse andar funcionava (e penso que ainda funciona, mas com menos frequência) a "Foto - Águia de Ouro", uma verdadeira "instituição" na freguesia de Benfica, onde todas as crianças eram religiosamente levadas, em particular, pelos seus avós, para tirarem aquelas fotografias da praxe na época dos baptizados, aniversários, comunhões solenes, crismas e outros eventos que tais.

Recordo-me que, na minha família, essa tradição de perpetuar em formato papel as nossas memórias chegou ao cúmulo de, todos os anos, por altura do meu aniversário e do meu irmão, termos que visitar a "Foto - Águia de Ouro", para irmos "tirar o retrato".

A tradição, neste contexto específico, assumiu, assim, durante anos a fio, o travo de uma agonizante e amarga experiência, uma vez que nenhum dos dois gostava de ser fotografado... Em especial quando nos pediam, insistentemente, para que colocássemos a cabeça nesta ou naquela posição, e esboçássemos o sorriso idealmente perfeito (de acordo com os parâmetros da senhora de meia idade, cabelo alvo e sorriso extremo, que nos fazia permanecer minutos a fio estáticos em frente ao enorme chapéu-de-chuva prateado de onde saía o flash que nos encandeava os olhos).




Depois tínhamos que aguardar uma semana inteira para que saíssem as provas das fotografias, correndo o risco de termos que repetir semelhante experiência, caso tivéssemos ficado a "fazer boquinhas", como a tal senhora costumava dizer, ou o sorriso não estivesse em condições... e a fotografia não pudesse, dessa forma, ser exposta na varanda da loja, a todos os vizinhos e transeuntes que por ali passassem.

Resta dizer que, apesar de, actualmente, considerar que esta tradição familiar foi bastante interessante como conceito (já que, ao fim de um certo tempo, dava para irmos verificando as nossas transformações físicas, através de todos os retratos tirados), o facto é que a ela e à
"Foto - Águia de Ouro" se ficou a dever o meu completo desagrado em ser, hoje em dia, fotografada.

Apesar disso, relembro com muito carinho a atenção e interesse que já nessa altura sentia por toda a parafernália de equipamento técnico que a arte da Fotografia envolvia: de entre os quais destaco os infindáveis fundos matizados, que se escondiam por detrás de um exímio sistema de estore articulado, que a senhora manejava sempre com enorme perícia, perante o nosso olhar incrédulo.

Esta tarde, quando passei em frente à varanda do 1º andar da "Foto - Águia de Ouro", ao ver aquelas 8 fotografias de crianças, desvanecidas pelo sol, senti uma réstia de saudade por esses outros tempos, pela sensação de ansiedade com que ficávamos a aguardar, durante quase uma semana, pela visualização de uma simples fotografia.





5 comentários:

Cecilia disse...

Alexa: Se não estou em erro, a Foto - Águia de Ouro fechou já há alguns anos. Talvez se tenham esquecido de tirar as fotografias...ou talvez tenha sido propositado: para perpetuar um dos mais antigos e conceituados fotógrafos de Benfica.

Também eu "fui obrigada" a tirar as célebres fotos tipo passe quando precisava delas para o Liceu, ou para renovar o B.I.
Sofria horrores quando me sentava na célebre cadeira e a Senhora me pedia para sorrir. Era certo e sabido que demorava imenso tempo...saía sempre um "sorriso amarelo"...mas sentia um alívio enorme quando ao fim de uma semana não era obrigada a repeti-las!

P.S. - Uma das tuas últimas fotos esteve durante imenso tempo ali à janela. Sim, a Senhora só premiava quem tivesse uma expressão bonita!

Alexa disse...

Cecília: de facto, mesmo que tenha sido esquecimento, acaba por ser um gesto interessante, este de perpetuarem as fotos envelhecidas na varanda!

Está visto que os traumas com o "ir tirar o retrato" já vêm de longe ;)

Bjs

Julio Amorim disse...

Existiam 2 bons fotógrafos na Estrada de Benfica (nos meus tempos).

A "Águia D`ouro" na Estrada de Benfica nr. 574 (lá tirei a última fotografia em Outubro de 1990) e,
desculpem a preferência, a "Nice" na Estrada de Benfica nr. 554, 1 Dto, que era o melhor dos dois.

Alexa disse...

Júlio: ainda me recordo da 2ª loja que a "Àguia D'Ouro" também tinha na Estrada de Benfica. Anos mais tarde fechou e ficou só a da Cláudio Nunes (que, agora, também, parece ter fechado),

Da "Nice", infelizmente, não tenho qualquer recordação.

Um abraço

Anónimo disse...

Tenho recordação das muitas fotos que tirei na "Nice", e do profissional e proprietário Sr. Virgílio.