domingo, 17 de maio de 2009

Dicas Gastronómicas em Benfica (1)




Restaurante Japonês "Nagasaki"


(por Alexandra Carvalho)



Em busca de t-shirts de um determinado modelo, para um outro projecto que me encontro a levar a cabo, ontem de manhã acabei, em desespero de causa, por entrar numa das inúmeras lojas chinesas da Estrada de Benfica.







Ao passar pelo balcão, reparo num flyer exposto, com a menção em letras maiúsculas "Nagasaki". Retiro um deles e começo a ler de ambos os lados.
Do outro lado do balcão, a dona da loja olha para mim, sorri e diz: - "Português agora só gosta de japonês. Já não gosta de chinês!".

Face a esta constatação, relembro, por momentos, o caso da grande maioria dos restaurantes chineses em Paris, que, em 2002/03, se "transformaram" em restaurantes de Sushi, apenas porque esta iguaria estava na moda... mas os seus proprietários continuavam a ser chineses.






Hoje, à hora de almoço, decidi ir investigar o novo restaurante japonês "Nagasaki", que o referido flyer publicitava.

Instalado no Nº 542 da Estrada de Benfica, onde até há bem pouco tempo funcionou um restaurante japonês, este Sushi-Bar, decorado com linhas muito sóbrias como é apanágio da cultura japonesa, apenas tinha como clientes um único casal.

Aguardei ainda um bom bocado, pois a confecção do sushi ainda estava a ser realizada por dois exímios peritos.
Depois, pude escolher de entre a variedade infindável de "Hosomaki's", "Futomaki's", "Kappamaki's" e outros, quais as iguarias com que encher a minha caixa de take-away.






Chegada a casa, ao degustar o menu, fiquei consideravelmente surpreendida com a relação qualidade / preço.

E, sem dúvida, que voltarei para repetir a experiência do buffet, numa das noites mensais de sushi (em que já me tinha habituado a ir aqui)!







4 comentários:

André Gouveia disse...

Cumprimentos!

É a primeira vez que me deparo com o seu blog, precisamente ao procurar referências sobre este restaurante (sou morador recente em Benifca).

Também se deu o caso de, algo desconfiado, ter experimentado, ter achado muito razoável (não excelente, apesar de tudo), mas imbatível pelo preço: a Caixa de €6 dá um jantarzinho equilibrado, ao preço de fast-food.

Portanto, estava até a procurar se alguém mais teria experiência (boa ou má) com eles. Penso que vou voltar a experimentar, já que se confirma a 1ª impressão.

Alexa disse...

Caro André: muito obrigada pelo seu comentário e muito bem vindo aqui ao blog!
Fico muito contente de saber que pude ajudar um vizinho recente :)

De facto, os preços no "Nagasaki" são muito em conta, não só para o serviço de take-away que referi neste post, como também para os almoços e jantares no próprio restaurante (pode-se ir pedindo várias doses de diferentes tipos de sushi e, no final, se for ao jantar, fica tudo em 14,90€ + preço à parte de café e bebidas).

Fico a aguardar, também, novas visitas suas aqui ao "Retalhos de Bem-Fica"!

Antonio Fig disse...

Não cresci em Benfica mas cá estou a morar já vai para mais de uns 10 anos...
Gosto imenso do seu blogue e gostaria de lhe propôr um desafio, a pesquisa fotografica dos vidrões e a utilização que as pessoas do bairro fazem deles.

Em relação ao restaurante que mencionam, efectivamente é barato, mas não necessariamente bom.
Já o frequentei 3 vezes, pois gosto de dar sempre hipotese de duvida e deixe que lhe diga que da ultima vez até tive medo de apanhar alguma intoxicação alimentar... Arroz demasiado argamassa, peixe mole, de textura estranha e numa temperatura nada boa.
De todas as vezes dei-me conta que de sushi só mesmo o nome,mas enfim... O peixe tinha mau corte e as peças cozinhadas eram realmente muito ao estilo chinês.

Não gostei e não voltarei!

Se gosta de sushi, tem que um dia visitar o restaurante Japonês "Sushi Lounge" em Santos.
(Poderá descobrir tambem na net) Sem duvida que é o melhor de Lisboa, vale pela experiencia de conhecer verdadeiramente uma casa de Sushi e futuramente saber o que realmente está a comer noutros restaurantes.

Alexa disse...

António Fig. - antes de mais, muito obrigada pelo seu comentário e bem vindo aqui ao "Retalhos de Bem-Fica"!

Gostei muito da sua sugestão/desafio a propósito da pesquisa fotográfica sobre os vidrões :)
A ver se arranjo um bocadinho de tempo para iniciar esse trabalho :)

Quanto ao restaurante japonês "Nagasaki", da Estrada de Benfica...
Das duas uma, ou o André e eu, de facto, somos uns incultos na arte de apreciar sushi; ou, quando o António lá vai, o cozinheiro não é o mesmo que está nos dias em que costumamos ir ;)

Abraço amigo