segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Campanha de Legalização das Colónias de Gatos Errantes da Freguesia de Benfica




Na freguesia de Benfica, à semelhança do que sucede noutros bairros, existem inúmeros animais abandonados ou nascidos na rua.

Fruto da negligência humana e da falta de responsabilização da nossa sociedade no que diz respeito aos direitos dos animais, para esses animais a única solução que a estrutura municipal concebe é a do seu encarceramento no Canil/Gatil Municipal de Lisboa e o abate ao fim de 8 dias (se não tiverem a sorte de, antes disso, serem adoptados).
Mas a solução para o flagelo dos animais de estimação abandonados em Portugal e dos animais nascidos na rua não passa, de modo algum (nem deveria passar!), pela tomada de medidas tão extremas, como tem sido apanágio até à data.

A solução passa, em primeiro lugar, pelo desenvolvimento gradual na sociedade portuguesa de uma consciência cívica para o facto dos animais não serem objectos, nem tão pouco seres inferiores ao Homem: se nos encontramos nesta Terra há milhares de anos, já deveríamos ter aprendido a respeitar o meio ambiente e os outros seres vivos com os quais partilhamos o planeta (infelizmente, a esse nível, o Homem parece ter regredido consideravelmente!).
Só através da promoção de uma educação cívica para o respeito para com os animais desde tenra idade se poderão desenvolver as bases para uma sociedade futura em que o Homem e todos os animais possam viver em harmonia.

Paralelamente, assume grande importância o controle populacional dos animais de rua, através das esterilizações, de modo a reduzir o número de animais errantes.
Algumas dessas iniciativas foram lançadas por voluntários, noutros pontos de Lisboa, mas não têm até à data incluído a nossa freguesia.

Nesse sentido, nasceu a "Campanha de Legalização das Colónias de Gatos Errantes da Freguesia de Benfica"...





[clicar na imagem para ampliar
e ler todas as informações sobre esta Campanha]





Fruto de uma iniciativa da sociedade civil (através de uma residente de Benfica), esta Campanha de Legalização das Colónias de Gatos Errantes da Freguesia de Benfica, encontra-se a ser implementada ao abrigo do Programa CER do Canil/Gatil Municipal de Lisboa, contando ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica.

Se protege e alimenta alguma colónia de gatos de rua e os pretende esterilizar ao abrigo desta Campanha... Ou se, simplesmente, pretende ajudar a título voluntário nas diversas acções empreendidas nesta Campanha... contacte a pessoa indicada no anúncio acima.

Os animais agradecem!...









Sem comentários: