quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Até quando continuaremos sem "passadeiras" de peões em Benfica?



Actualização de 05/12/10:


Depois de um comunicado enviado à Junta de Freguesia de Benfica (para o qual continuamos a aguardar resposta), as passadeiras da Av. Grão Vasco foram, finalmente, pintadas na madrugada de 26/11/10.

No entanto, até à presente data, as passadeiras da Rua Pereira Bernardes, junto à Av. do Uruguai, continuam por pintar.

A 02/12/10, na Reunião descentralizada da CML que ocorreu em Benfica, tivemos conhecimento, de acordo com informação veiculada pelo Vereador da Mobilidade da CML, Dr. Fernando Nunes da Silva, que a pintura de todas as passadeiras de peões é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, com quem a CML efectuou protocolos de delegação de competências (tendo, inclusivamente, e segundo informação do Vereador, a Junta de Freguesia de Benfica adquirido, recentemente, uma máquina de pintar passadeiras, de forma a diligenciar de uma forma mais célere esta tarefa).



****



Durante o mês de Outubro, a Câmara Municipal de Lisboa procedeu à reparação de várias artérias da freguesia de Benfica, entre as quais a Av. Grão Vasco, que foi totalmente repavimentada e a Rua Pereira Bernardes...


Passado mais de um mês sobre estes trabalhos, os locais onde outrora se encontrava indicada a sinalização horizontal (passadeiras de peões) ainda não voltaram a ser pintados...

Diversos leitores do "Retalhos de Bem-Fica" nos têm alertado para esta situação (tendo a mesma já sido divulgada no "Espaço Cívico" do nosso blog)... Situação essa que tem tido como consequência inúmeros atropelamentos (entre eles, de muitas pessoas idosas).

Uma vez que, de acordo com a informação veiculada pelo website da Junta de Freguesia de Benfica, ao abrigo do novo Protocolo de Delegação de Competências da Câmara Municipal de Lisboa, a conservação e reparação de sinalização horizontal passou a ser da responsabilidade da Junta de Freguesia...

Perguntamos até quando terão os cidadãos de Benfica de continuar a aguardar pela pintura das passadeiras na Av. Grão Vasco?

Quantos mais atropelamentos (eventualmente mortais até!) terão que ocorrer para que alguém se digne resolver esta situação?

E, já agora, para quando a re-pintura das inúmeras passadeiras de peões ainda existentes, mas quase "apagadas" do alcatrão?



P'los Redactores e Leitores do Blog "Retalhos de Bem-Fica"

(Alexandra Carvalho)





NOTA: - Uma vez que a Junta de Freguesia de Benfica apela, através do seu website, à "colaboração dos fregueses que alertem para todas as situações que necessitem de alterações ou melhoramentos através de carta para Junta de Freguesia de Benfica, Av. Gomes Pereira 17 – 1549-019, Lisboa ou por email", esta nota foi reencaminhada, a 17/11/10, para o seguinte endereço de e-mail - vogalespacopublico@jf-benfica.pt


6 comentários:

Anónimo disse...

Tema interessante!
Quando falamos do que não sabemos, geralmente, metemos a pata na poça!
Sou autarca numa freguesia do centro da cidade e estamos com o mesmo problema, que é da exclusiva responsabilidade da CML.
Há 2 pontos importantes!
O 1º refere-se à própria pintura que não pode ser feita imediatamente após a colocação do alcatrão. O alcatrão precisa de "respirar"!
O 2º é sobre o protocolo. O protocolo celebrado entre a CML e as Juntas é para a pintura de passadeiras já existentes, e não para pintar novas passadeiras.
Portanto, tanto na minha como na vossa Freguesia a responsabilidade é da CML.

Alexa disse...

Caro/a Autarca Anónimo/a,

Muito bem vindo ao "Retalhos de Bem-Fica" e obrigada pela sua participação activa neste tema!

Parece, no entanto, que já somos 2 a meter a "pata na poça", como mui "educamente", disse!... :)

1º - no caso da Av. Grão Vasco, pelo menos, o alcatrão já se encontra há muito mais de um mês a "respirar"...
Pelo seu douto conhecimento, poderia explicar-nos se não será já tempo suficiente para tanta respiração? Ou é preferível que o alcatrão "respire" e que os munícipes atropelados deixem de respirar, atropelados?

2º - curiosa e interessante acepção essa do tal protocolo de delegação de competências da CML para as Juntas!...
A ser verídico o que diz, pessoalmente, considero que é apenas mais um chutar do problema entre instituições... e quem se trama são sempre os mesmos!
Se na Av. Grão Vasco já existiam passadeiras, antes de ter sido colocado novo alcatrão e repavimentação, porque é que são então consideradas como novas passadeiras?
Qual o objectivo do Protocolo visar apenas que as Juntas pintem passadeiras antigas (quando nem isso, no caso de Benfica sucede, para além das da Estrada de Benfica?).

Volte sempre!

O Sincero disse...

sem passadeiras, sem actividades culturais assinaláveis, sem biblioteca... quem votou na menina que a tire de lá! «jobs for the girls»

Alexa disse...

O Sincero:

Ao nível cultural, pessoalmente, considero cada vez mais de louvar e enaltecer o trabalho local que tem vindo a ser desenvolvido, na nossa freguesia, pelos "privados" (Teatro Turim) e/ou associações (UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica)... na grande maioria dos casos, quase sem recursos financeiros de relevo para o fazerem!

Um agradecimento sincero às pessoas de ambas as entidades que mencionei acima pelo que têm feito por Benfica, em termos culturais!

Anónimo disse...

Cara Alexandra,

No primeiro post esqueci-me de lhe dar os parabéns pelo excelente blog, activo e participativo, que gere.

No que se refere ao Protocolo, não se trata de "chutar" o problema entre instituições. Por exemplo, a competência de reparar a calçada, normalmente, é das Juntas de Freguesia. No entanto, se a EDP, a PT ou outra qualquer entidade tiver de fazer uma obra e levantar a calçada, a obrigação de a repor é da mesma, e não da Junta de Freguesia.
No caso das passadeiras é o mesmo. Elas estavam lá, a CML fez um intervenção e tem de repor o que estava.
Raciocinio simples!

Em Benfica não sei quando vão pintar as passadeiras, na minha freguesia também ainda não o fizeram, mas sei que já começaram a pintar as primeiras. Não sei qual será o trajecto, mas espero que seja rápido.

Mais uma vez, parabéns pelo blog!

Alexa disse...

Caro Anónimo: muito obrigada pelas suas palavras!

Deixo-lhe aqui uma actualização, datada de 05/12/10, a propósito de todo este assunto:

"Depois de um comunicado enviado à Junta de Freguesia de Benfica (para o qual continuamos a aguardar resposta), as passadeiras da Av. Grão Vasco foram, finalmente, pintadas na madrugada de 26/11/10.

No entanto, até à presente data, as passadeiras da Rua Pereira Bernardes, junto à Av. do Uruguai, continuam por pintar.

A 02/12/10, na Reunião descentralizada da CML que ocorreu em Benfica, tivemos conhecimento, de acordo com informação veiculada pelo Vereador da Mobilidade da CML, Dr. Fernando Nunes da Silva, que a pintura de todas as passadeiras de peões é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, com quem a CML efectuou protocolos de delegação de competências (tendo, inclusivamente, e segundo informação do Vereador, a Junta de Freguesia de Benfica adquirido, recentemente, uma máquina de pintar passadeiras, de forma a diligenciar de uma forma mais célere esta tarefa)."