segunda-feira, 16 de maio de 2011

5º Aniversário da Stimuli/UNISBEN




(por Alexandra Carvalho)



"I have a dream, a song to sing
To help me cope with anything
If you see the wonder of a fairy tale
You can take the future even if you fail
I believe in angels
Something good in everything I see
I believe in angels
When I know the time is right for me
I’ll cross the stream - I have a dream"

Abba - "I have a Dream"




Realizou-se, no passado Sábado (14/05/11), no restaurante "Papagaio da Serafina", no Monsanto, o almoço comemorativo do 5º aniversário da Stimuli/UNISBEN, que contou com a presença de mais de 160 pessoas.

A animação, após o almoço, esteve a cargo de diversos alunos e professores, que aproveitaram, assim, para apresentar publicamente o trabalho que têm desenvolvido na UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica.
Tendo, também, este momento sido pautado com as intervenções de alguns membros dos corpos sociais da Stimuli/UNISBEN.





Vídeo: "Retalhos de Bem-Fica" (2011)
Fotografias: Mário Alves, Fausto Castelhano e Alexandra Carvalho





Como já salientei, há uns tempos atrás, neste blogue, numa sociedade que deixou de querer aprender com os seus anciãos, preferindo depositá-los em lares ou abandoná-los em hospitais, como se, a partir dos 60 anos, nada mais tivéssemos a oferecer aos outros porque, supostamente, deixámos de ter existência...

É, sem dúvida alguma, de enaltecer iniciativas como a que a UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica, há 5 anos, vem desenvolvendo, como forma de combater a solidão e proporcionar aos seniores com mais de 50 anos momentos de aprendizagem e lazer (em múltiplas áreas do saber, nomeadamente as línguas, ciências sociais, saúde e música, entre outras, dando ainda a oportunidade de participar em actividades práticas em paralelo).

Na UNISBEN vive-se com um espírito extremamente positivo e amical cada novo dia que passa, porque, na verdade, a vida ainda lhes tem muito a oferecer (e vice versa).
Muito teríamos ainda a aprender com os nossos "velhos", se tivéssemos tempo para parar e apreciar o que a vida tem de melhor... as relações humanas!





Aproveito, ainda, para aqui deixar um agradecimento (muito sentido) pela lindíssima música que me foi dedicada, neste almoço, pela Tuna Académica da UNISBEN (que me deixou bastante emocionada, por não estar mesmo nada à espera de um gesto tamanho e tão bonito)!...

São as pessoas quem, de facto, "fazem" as instituições (de uma forma positiva ou negativa, consoante as suas próprias personalidades)...

E aqueles/as que conheci na UNISBEN e com quem mais de perto tenho contactado nestes últimos anos, são, de facto, um grupo de pessoas únicas, que se pautam por um espírito de solidariedade e entre-ajuda (que, há muito, já se perderam na nossa sociedade actual) - sendo disso exemplos significativos o trabalho que têm desenvolvido em prole da defesa do património da nossa freguesia e da redacção conjunta deste nosso blogue comunitário.


A todos eles/as (que sabem, muito bem, quem são!), o meu muito obrigada pelo imenso carinho com que me acolheram no seu grupo e pela Amizade que temos vindo a estreitar!...








4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom!!! Parabéns e obrigada.

Leonor Nunes

Fausto disse...

Quero expressar os meus sinceros agradecimentos aos Retalhos de Bem-fica pelo excelente trabalho de reportagem da bonita festa do 5º Aniversário da Stimuli/Unisben e, também, pelo carinho com que tem acompanhado e divulgado todas as actividades da instituição nomeadamennte, a Tuna Académica, o Grupo de Danças e Cantares e o Grupo de Cavaquinhos. Um muito obrigado!
Fausto Castelhano

Alexa disse...

Leonor e Fausto: muito obrigada nós, no "Retalhos de Bem-Fica" e na nossa freguesia, pelo extraordinário trabalho que a UNISBEN (professores e alunos) têm levado a cabo nestes últimos 5 anos!
Abraço

Alexa disse...

Cara Senhora Maria Teresa Oliveira,

Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência que leia os comentários anteriores, perceberá quem é que foi arrogante e tentou falar de um assunto pessoal em local que não devia.

Já estou habituada a ser acusada de ser deste ou daquele partido, por mentes pouco iluminadas, que não compreendem que possa haver alguém independente, que não está ligado a nenhum partido.
Agora ser acusada de pertencer a um partido, como forma de agressão verbal, isso nunca tinha sido.

E digo-lhe que, de facto, fui mesmo muito tolerante para aguentar o que a senhora aqui tentou fazer publicamente.

Como tal, e como a paciência chega sempre a um limite...
E como continuo a não considerar adequados os seus comentários sobre a vida privada de 2 pessoas externas a este blogue, vejo-me na obrigação de, estando em minha "casa" por assim dizer, eliminar todos os seus comentários anteriores.
Sabe, é que na nossa casa, também, só deixamos entrar quem é correcto e educado.

Cumprimentos