Mostrar mensagens com a etiqueta Iniciativas Culturais e Recreativas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Iniciativas Culturais e Recreativas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Benfic'Arte





(por António Limpo, da Academia de Artes de Lisboa)




Irá realizar-se, na Academia de Artes de Lisboa, em Abril, a primeira BENFIC'ARTE - Exposição Anual de Artes Plásticas, Decorativas e Cinema&Video.

Com vários artistas, de diferentes influências e estilos, o espaço da Academia transformar-se-á no espaço do HOMEM E A CIDADE, tema da exposição.

Contaremos com pintura, gravura, mosaico, objectos escultóricos e fotografia, com os sete artistas que estarão presentes : António Limpo, Bruno Menezes, Catarina Aleluia, Helena Lobato, Lena Rivo, Hugo Henriques e Ricardo Cabaça.

Na vertente de Cinema&Video, teremos curtas-metragens de realizadores conceituados, como Gonçalo Galvão Teles, em ANTES DE AMANHÃ, além de trabalhos de vários jovens realizadores.
As curtas metragens contam na sua maioria com actores bem conhecidos dos portugueses e mostram grande variedade. Uma escolha eclética que agradará a todos os que visitarem a BENFIC'ARTE.

A entrada é gratuita, e a exposição decorre nos dias 6, 7, 13 e 14 de Abril entre as 15h e as 20h.




BENFIC'ARTE Exposição Anual de Artes Plásticas, Decorativas e Cinema&Video

ARTISTAS CONVIDADOS:

ANTÓNIO LIMPO Pintura / Objectos
BRUNO MENEZES Pintura / Gravura
CATARINA ALELUIA Mosaico
HELENA LOBATO Pintura
HUGO HENRIQUES Ilustração Digital
LENA RIVO Pintura
RICARDO CABAÇA Fotografia

CINEMA E VIDEO:

ANTES DE AMANHÃ Gonçalo Galvão Teles
Com Adriano Luz, Albano Jerónimo, Beatriz Batarda e Joaquim Leitão.
Banda sonora de Bernardo Sasseti.

1%
Ricardo Cabaça
Com Daani Rosado, Mariana Portugal, Gonçalo do Carmo e Bruno Menezes

A ESTRELA MAIS BRILHANTE
André Matos e Joana Santos
Com Miguel Mestre e Rubén Tiago

A AUDIÇÃO
Francisco Campos e Henrique Bagulho
Com Mário Redondo e José Wallenstein

QUANDO OS MONSTROS SE VÃO EMBORA
Bernardo Gramaxo
Com Cristiana Fonseca, Helena Laureano e Jorge Silva

O TENENTE
Rafael A. Martins
Com Rui Mendes, Adriano Carvalho, João Perry, Alexandre Ferreira e Rui Luis Brás

ROMEU E JULIETA
Zara Pinto
Com Vitor Fonseca, Vera Kolodzig, David Mesquita e Alexandre Ferreira

THUS SPOKE DEATH
André Viuvens
Com André Viuvens e Io Franco


Informação de:

António Limpo
Director e Coordenador dos Cursos de Imagem da Academia de Artes de Lisboa
Rua Amélia Rey Colaço, 8 A - 1500-037 LISBOA
tel. 21 760 47 08
www.aalx.com.pt



quinta-feira, 21 de março de 2013

Sessão de Poesia com Fernando Grade



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




AMIGAS/AMIGOS,

Vamos realizar uma SESSÃO DE POESIA COM FERNANDO GRADE no dia 22/3/2013 no "ESPAÇO ULMEIRO" na Av. do Uruguai, 13A, em Benfica, pelas 18,30 horas.


"Filho de uma estorilense e de uma albicastrense, FERNANDO José da Costa GRADE nasceu no Estoril, a 1 de Abril de 1943. Estreou-se na literatura aos 19 anos, com o livro de poemas "SANGRIA" (Colecção Poesia e Verdade, Guimarães Editores).
Criou e divulga o trabalho literário dos seus dois heterónimos: ABEL SABAOTH (n. 1936), tripeiro, iberista e professor de Latim; AAL AARÃO (n. 1950), lisbonês, economista e viageiro."
Com mais de 30 títulos individuais, com destaque para "O VINHO DOS MORTOS" (5ª. edição), Fernando Grade é também o criador e dinamizador das Edições MIC. Tem o seu nome ligado ao movimento poético DESINTEGRACIONISMO com outros poetas como Hugo Beja, Nuno Rebocho ou Júlio-António Salgueiro. Também é Pintor expondo desde 1965 e tendo já realizado 16 mostras individuais.


Este é o poeta convidado do "ESPAÇO ULMEIRO" para uma leitura dos seus poemas e para uma Sessão de Autógrafos.

Contamos consigo, mas confirme a sua presença por razões de espaço (folioexemplar@gmail.com).


Cordialmente,

(José Antunes Ribeiro)






terça-feira, 12 de março de 2013

CLUBE DO ESPAÇO ULMEIRO



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



Amigas/Amigos,

Pensando na forma de melhorar e ampliar e sobretudo dar alguma estabilidade ao nosso trabalho neste momento difícil que o sector do livro (e não só, claro!) atravessa, resolvemos lançar uma ideia com essa finalidade.
É imperioso conseguirmos um modelo de funcionamento 
neste ESPAÇO ULMEIRO que estabilize as receitas em níveis suficientes para os encargos mensais inerentes ao funcionamento.

Quando iniciámos este trabalho em Benfica realizámos um conjunto de iniciativas culturais e de resistência que marcaram a época  e  mobilizaram à volta do espaço inúmeras pessoas. Entre muitas realizações aqui estiveram, entre tantos, Mário Viegas, Zeca Afonso, Carlos Paredes, Chico Fanhais, Manuel Maria (poeta galego), Benedito (cantor galego), Lawrence Ferlinghetti, Natália Correia, David-Mourão Ferreira...
E lançámos o CLUBE JUVENIL ULMEIRO com as suas sessões de cinema ao sábado de manhã que tantos ainda hoje recordam.

A ideia seria lançarmos agora um "CLUBE DO ESPAÇO ULMEIRO" que garantiria o tal suporte financeiro mínimo à loja e proporcionaria uma série de vantagens aos sócios:

1. Descontos de 20% em todos os livros e produtos à venda na loja;

2. Informação antecipada sobre todos os livros a editar com a marca Fólio Exemplar com a garantia do desconto de 20% sobre o preço de venda ao público;

3. Envio de convites por mail sobre todas as sessões culturais a realizar no Espaço ou fora dele, nomeadamente lançamento de livros, sessões de leitura para crianças e adultos, workshops sobre arte e literatura, encontros com artistas (escritores, pintores, músicos, etc.), os nossos já célebres "Jantares com livros, poesia e, às vezes, música", etc.

4. Utilização gratuita do Espaço Ulmeiro pelos associados para sessões de lançamento de livros, revistas, etc. ou quaisquer sessões que queiram organizar desde que combinadas connosco. 

5. Para a Inscrição neste "CLUBE DO ESPAÇO ULMEIRO" a loja cobrará uma jóia de 5€ e o associado garantirá uma compra mínima de 15€ por trimestre directamente na loja ou através dos nossos boletins bibliográficos, em compras no nosso site em construção, ou sobre as edições da Fólio, ou ainda directamente no maior site de livros do mundo onde também  estamos representados:   http://www.iberlibro.com/libreria/FOLIOEXEMPLAR

6. O pagamento da jóia poderá ser efectuado directamente na nossa Sede na Av. do Uruguai, 13A - 1500-611 Lisboa ou através do NIB 0033 0000 45390038672 05 (enviar, pff., comprovativo da transferência para o seguinte e-mail: folioexemplar@gmail.com).

Para os clientes sediados no estrangeiro será através do

IBAN PT 50 0033 000045390038672 05
Bic/Swift
BCOMPTPL

 7. Para agradecer a inscrição de associado e o pagamento da jóia de 5€ a loja devolverá ao cliente o valor da jóia com a escolha de um livro de uma lista bibliográfica que elaboraremos para esse efeito. No caso de envio pelo correio será necessário acrescentar 2.50€ para uma parte dos portes de envio pelos Correios. 

8. Após o pagamento da jóia a inscrição como associado funcionará de imediato 
e entram em vigor as regalias aqui enunciadas. 

Contamos convosco neste objectivo de conseguirmos, para já, 500 sócios!




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Benfic'Arte





(por Alexandra Carvalho)





Direitos de autor da imagem: Academia de Artes de Lisboa (2013)



EXPOSIÇÃO ANUAL DE ARTES PLÁSTICAS, DECORATIVAS E CINEMA / VÍDEO 


Inscrições para a Benfic'arte ainda a decorrer, até 28 de Fevereiro!
Mais informações aqui.

Avisem amigos artistas, oportunidade única de exporem os seus trabalhos!








sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

WIP | Work in Progress no Auditório Carlos Paredes





(por Mário Pires)






O WIP | Work in Progress é um ciclo de projecções de trabalhos fotográficos em curso, onde se pretende estabelecer um diálogo de proximidade entre autores e público, de forma a desenvolver o pensamento crítico em torno da imagem fotográfica.

Depois de 3 edições em Faro, com a cumplicidade do Centro de Artes Performativas do Algarve, o WIP chega agora a Lisboa, com a cumplicidade do Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Benfica.

A 4ª edição exibirá, no Auditório Carlos Paredes, os trabalhos das fotógrafas Joana Linda, Magda Fernandes e Rosa Reis.
No final das apresentações as fotógrafas estarão disponíveis para uma conversa informal com o público.

Dia 19/01/13 (Sábado), às 21h
ENTRADA LIVRE


Uma produção THE PORTFOLIO PROJECT, com coordenação de Mário Pires.





sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Concerto "Urze de Lume"




(por Alexandra Carvalho)


Direitos de autor da imagem: Urze de Lume (2010)




Concerto dos 
Urze de Lumeamanhã (05/01/13), pelas 21h30, no Auditório Carlos Paredes.
ENTRADA LIVRE!
Mais informações no website da Junta de Freguesia de Benfica.

Os Urze de Lume são uma banda de originais que utiliza instrumentos tradicionais portugueses como a Gaita-de-Fole Transmontana, a Caixa Beirã e o Bombo Minhoto e os transportam para novas abordagens musicais. Mantendo a tradicional formação portuguesa Gaita, Caixa e Bombo, outrora utilizada nos meios rurais portugueses, os Urze de Lume, procuram reavivar e reinventar a tradição, trazendo de volta uma sonoridade quase extinta na nossa cultura.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Conversas de Café da AALX"




(por Alexandra Carvalho)


Direitos de autor da imagem:
Academia de Artes de Lisboa (2012)





A partir de 2013, a Academia de Artes de Lisboa terá disponível uma nova oferta: - as "Conversas de Café da AALX", com temas diversos, sobre arte, cultura e sociedade.

Para comemorar essa novidade, no próximo dia 19 de Dezembro, às 21h, realizar-se-á a primeira Conversa, com Conceição Barroso
(dona do Jardim Escola Carrocel, Centro de Estudos O Urso e Academia de Artes de Lisboa e, também, directora do Centro de Estudos O Urso), sob o tema "Ética e Disciplina na Educação".

Esta primeira Conversa (a ser realizada na
Academia de Artes de Lisboa - Rua Amélia Rey Colaço, nº 5) tem entrada gratuita, mas número de lugares limitados.

Não falte!






quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Programação de Natal - Junta de Freguesia de Benfica




(Direitos de autor das fotografias e texto:
Junta de Freguesia de Benfica)







[clicar na imagem para ampliar e ler]




De 7 a 27 de Dezembro, das 9h00 às 18h00, em frente ao Mercado de Benfica.




****



[clicar na imagem para ampliar e ler]

Dia 8 e dia 22 de Dezembro, das 15h às 17h, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Amparo - Momento Musical Natalício, como forma de apoiar o comércio de Benfica.




****






[clicar na imagem para ampliar e ler]





O Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Benfica promove a iniciativa “Natal em Benfica” no próximo dia 16 de Dezembro, no Mercado de Benfica, na Zona Exterior de Venda, das 10h às 18 horas.

Esta iniciativa que tem sido uma premissa em anos anteriores, enquadrando-se na época natalícia, proporciona à população de Benfica mais um momento de alegria e convívio.

Este ano, “Natal em Benfica” apresenta-se com programação para TODOS com momento de animação musical, amostra de artesanato, oficina teatral-infantil e performance circense. Junte-se a nós no “Natal em Benfica"!






quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Poetas Sem Rede" - Serão Poético no ESPAÇO ULMEIRO




Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



Amigas, Amigos,

Na próxima 6ª feira, dia 30/11, às 21,30h realizamos mais uma Sessão Cultural no nosso (e vosso!) Espaço Ulmeiro.

Desta vez será uma Sessão de Poesia - "POETAS SEM REDE" - e contará com com a presença de Elsa Noronha que dirá poemas de Elsa Noronha, Maria Augusta de Sá, Noémia de Sousa, Rui de Noronha e de José Craveirinha.

E ainda Ana Tabarra que dirá "Cantiga, Partindo-se" (Cancioneiro Geral) e "Fanatismo" (Florbela Espanca); Ana Neta: "Indefinido" (Manuela Baptista) e "De Tarde" (Cesário Verde); Ilda Poças: "À tarde na Ilha" (Maria de Passos) e "Asas que não voaram" (Virgílio Chaves de Lemos); Ana Esteves: "Saudades" (Manuela Baptista) e "Testamento" (Alda Lara); Manuela Baptista: "Ode ao Futebol" (Tóssan) e "Vives de Sonhos" (Manuela Baptista); Lourdes Almeida Peliz: "O SER: EU" (Lourdes Almeida Peliz).

Como sempre pedimos que, se desejarem estar presentes, nos confirmem por mail atendendo a que só podemos garantir cerca de 35 lugares sentados.

Contamos consigo!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Serão cultural no Espaço Ulmeiro - 24/11/12





(por José Antunes Ribeiro)


Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



Amigas/Amigos,


Podemos desde já anunciar um novo Serão no Espaço Ulmeiro, Av. do Uruguai, 13A, em Benfica, Lisboa, com a escritora e actriz Ana Saragoça que nos apresenta o seu novo livro "TODOS OS DIAS SÃO MEUS", no próximo sábado, dia 24/11, às 21,30h.

Ana Saragoça nasceu em Viana do Alentejo em 1966. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa e formou-se como actriz pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em paralelo com a carreira teatral trabalhou sempre como tradutora, actividade que exerce a tempo inteiro desde 2002. Publicou em 2010 o conto "ULISSÍADA", integrado na Antologia Heróis à Moda de Lisboa (edição Lugar da Palavra), em 2011 os contos "Ciberdúvid@s" e "O Que Há Num Nome" na Antologia Contos Cruzados (edição Bubok), e, em 2012, "TODOS OS DIAS SÃO MEUS", o seu primeiro romance publicado pela Editorial Estampa, bem como "A MÃE DA NOIVA", o seu primeiro texto para teatro, estreado em Outubro no Teatro Rápido.


"TODOS OS DIAS SÃO MEUS

Há um prédio, uma morte e um mistério, mas na verdade não é um romance policial. Ao longo da narrativa, vamos conhecendo todos os que se cruzaram com a vítima e, através de um diário por ela deixado, a própria vítima. Pelo caminho, traçam-se retratos na primeira pessoa das muitas pessoas que, sem se conhecerem, habitam durante anos um mesmo espaço físico: um prédio, um bairro, uma cidade, o mundo."


Se puder e quiser poderá reservar o seu lugar.
O ESPAÇO ULMEIRO tem disponíveis 35 lugares sentados e reservaremos por ordem de confirmação para este nosso mail!

Contamos consigo!






sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Demonstração de Cake Design - Domingo (16/09/12)




(por Alexandra Carvalho)



Divulgação a pedido da Sara Águas, Responsável pela Comunicação do "Istofaz-se"...




Direitos de autor do cartaz: IstoFaz-se (2012)

[Clicar na imagem para ampliar e ler]





O "Istofaz-se" é uma empresa de Lojas e Escola de Decoração Artística de Bolos.
Possuêm 5 Lojas, sendo uma delas na Rua Emília das Neves, em Benfica, assim como o escritório e a escola que se situam na Rua Professor Santos Lucas.


Regularmente, o "Istofaz-se" recebe artistas internacionais do Cake Design; e, desta vez, vão receber a uruguaia Natália da Silva, mestre em bolos estruturados.

Neste âmbito, será organizado um evento solidário, cujos fundos revertem para a "Ajuda de Berço" (entrada = 20€ + 1 pacote de fraldas para esta instituição).

Este evento terá lugar no Domingo (16/09/12), das 10h-13h e das 15h-18h, no Teatro Turim.
Evento amadrinhado pela cantora Lena d'Água.

Inscreva-se em escola@istofaz-se.pt.











sexta-feira, 2 de março de 2012

"Ler por Aí"... Tarde de Sábado (10 de Março)





(por Alexandra Carvalho)


Em 2009, uma das fotografias do nosso blogue serviu de ilustração a um artigo sobre o livro "Cemitério de Pianos", de José Luís Peixoto.
E foi, assim, que ficámos a conhecer a "Ler por Aí".



Imagem de Quetzal Editores



A "Ler por Aí" pediu, agora, o contributo do "Retalhos de Bem-Fica" para um passeio, que se realiza no dia 10 de Março, tendo por mote este mesmo livro e a figura de Francisco Lázaro (ver divulgação abaixo).

Passeio sujeito a inscrição paga, que reverte na íntegra para a "Ler por Aí".




****



Com encontro marcado às 15:00 no adro da Igreja de Benfica, vamos percorrer as ruas do bairro antigo de Benfica, seguindo pelas azinhagas até Carnide. O lanche será no Espaço Bento Martins, junto ao Largo da Luz, onde, na Feira da Luz, em Setembro, ainda se vendem terrinas de loiça.

Mais informações em
http://www.lerporai.com/​livro.php?livro=tds200911

Apoios: Junta de Freguesia de Carnide; Quetzal Editores; Retalhos de Benfica

Inscrição: €15,00.

Para se inscrever, envie uma mensagem para experiencia@lerporai.com até 8 de Março.



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PEDIDO DE PROPOSTAS CULTURAIS - Espaço da "Ulmeiro"



Fotografia de Alexandra Carvalho (2009)


Estamos em condições de poder realizar a partir de agora um programa cultural para executar na Livraria "Ulmeiro", na Av. do Uruguai, em Benfica!

Enviem propostas que sejam exequíveis no nosso espaço para:

folioexemplar@gmail.com


Este projecto só faz sentido se houver pessoas dispostas a colaborar nessas iniciativas...
Fico à espera!






domingo, 11 de dezembro de 2011

“Urban Sketchers em Benfica – viajar no bairro com um caderno”






(por Alexandra Carvalho)




Direitos de autor da imagem: Cooperativa POST (2011)

[clicar na imagem para ampliar e ver o convite]




"Em co-produção com a
Cooperativa POST, o colectivo Urban Sketchers convidou 22 desenhadores urbanos para um passeio por Benfica. Partindo de um ponto de encontro comum, a Fábrica Simões, seguiram à descoberta por percursos diversos, registando-os com olhares e técnicas diferentes, no passado dia 6 de Novembro.

Os desenhos integrarão a exposição
“Urban Sketchers em Benfica – viajar no bairro com um caderno” no espaço da Cooperativa POST, com inauguração no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 21:00, ocasião onde será também apresentado o respectivo catálogo/livro, perpetuando a Benfica desenhada por 22 olhares distintos.

O projecto é apoiado pela Junta de Freguesia de Benfica."
***



*** Texto disponível in Cooperativa POST.





[NOTA: - Esta exposição nada tem a ver com o XVI Encontro de Diários Gráficos dos Urban Sketchers - o qual teve lugar na nossa freguesia, a 10/07/11, a convite do "Retalhos de Bem-Fica" - apesar de poderem ter sido incorporados na exposição e no catálogo desenhos referentes a este 1º encontro.]








quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Iniciativas de Natal da Junta de Freguesia de Benfica





(por Alexandra Carvalho)



Sempre em "movimento" e com muita divulgação, a "nossa" Junta de Freguesia de Benfica vai empreender, durante o mês de Dezembro, uma série de iniciativas, tendentes a "dinamizar e enriquecer o comércio tradicional"...



****


Texto e imagens abaixo da autoria de Junta de Freguesia de Benfica.




1º CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL


Direitos de autor do cartaz: Junta de Freguesia de Benfica (2011)



"Com o objectivo de contribuir para a dinamização e enriquecimento do Comércio Tradicional, a Junta de Freguesia de Benfica promove, de 13 de Dezembro a 3 de Janeiro o 1º Concurso de Montras de Natal."





FEIRA DE NATAL DE BENFICA



Direitos de autor do cartaz: Junta de Freguesia de Benfica (2011)



"A 1.ª edição da Feira de Natal, no ano 2010, teve bastante impacto junto da população. Tornando-se num espaço de imaginação e diversidade de artesanato popular, o Pelouro da Cultura propõe a continuidade desta iniciativa realizando, então, a 2.ª edição da Feira de Natal, nos próximos dias 17 e 18 de Dezembro de 2011.

Para participar na Feira de Natal de Benfica basta consultar o Regulamento e entregar o Formulário de Participação preenchido, presencialmente, na Junta de Freguesia de Benfica ou, enviar por e-mail para cultura@jf-benfica.pt até dia 14 de Dezembro."




MERCADO DE NATAL - Flores e Frutos Secos


Direitos de autor do cartaz: Junta de Freguesia de Benfica (2011)



"De 1 a 30 de Dezembro, junto ao Mercado de Benfica, realizar-se-á o Mercado de Natal.
Venha comprar Flores e Frutos Secos!"









sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sessão solene da Abertura do ano lectivo de 2011/2012






UNISBEN - Universidade Intergeracional Sénior de Benfica

Sessão solene da Abertura do ano lectivo de 2011/2012


(por Fausto Castelhano)



Realizou-se no dia 20 de Outubro nas instalações da Stimuli/UNISBEN a sessão solene da abertura do Ano Lectivo de 2011/2012.



Carlos Consiglieri, na qualidade de Presidente do Conselho Directivo da UNISBEN, no uso da palvra, Cónego José Traquina, prior da Paróquia de Benfica, e Inês Drummond, Presidente da Junta de Freguesia de Benfica.

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)



Alfredo Alves, Presidente da Assembleia Geral da Stimuli.

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




De realçar a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond e do pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, Cónego José Traquina (o que muito dignificou a cerimónia), os corpos sociais da Stimuli/ UNISBEN, alunos, professores e bastantes amigos.



Inês Drummond, Presidente da Junta de Freguesia de Benfica.

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




Alunos, professores, amigos… uma assistência atenta e interessada!

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)



Após os discursos da praxe, seguiu-se o prato forte da bonita festa a qual, foi abrilhantada por magnífico concerto de guitarra de Coimbra interpretado pelos instrumentistas Luís Plácido (Guitarra) e Jorge Tito Mackay (Viola) os quais, foram apresentados pelo antigo estudante da Universidade de Coimbra e um dos fundadores da Stimuli/UNISBEN, Dr. Fernando Murta Rebelo.

Ampla e entusiasticamente aplaudidos, executaram vários temas do seu vasto e riquíssimo reportório:



Luís Plácido, o exímio guitarrista que tanto entusiasmou a assistência.

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)



Lá Menor - José Amaral
Lá menor - F. Morais Xabregas
Lá Menor - João Bagão
Ré Menor - Artur Paredes
Rapsódia de Canções - Artur Paredes
Desfolhada - Artur Paredes
Chula Popular - António Portugal



O duo de magníficos instrumentistas: Jorge Tito Mackay (viola) e Luís Plácido.

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)



Bailados do Minho - Antero da Veiga
Valsa de Outros Tempos - Gonçalo Paredes
Morena - Saldanha Júnior
Fado Hilário - Augusto Hilário
Valsa em Fá - Flávio Rodrigues
O Beijo - Ciptiano Pio
Ré Menor - Carvalho Homem
Estudo em Lá - António Brojo
Variações de Coimbra - Afonso de Sousa



Placa de homenagem ao primeiro aluno da UNISBEN, Maria Luísa Pereira.

Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




Pequena pausa para singela homenagem ao aluno nº1 da UNISBEN, Maria Luísa Pereira, a quem foi atribuída uma placa comemorativa. Por motivos de saúde não lhe foi possível estar presente. A filha, Vera Lúcia, que assistiu ao acto simbólico, agradeceu a distinção e proferiu uma mensagem enviada pela homenageada.



Vera Lúcia, em nome do 1º aluno da UNISBEN, agradece a distinção atribuída à sua mãe, Maria Luísa Pereira.
Link
Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




E foi num ambiente de franca e cordial amizade e camaradagem que todos os convivas se dirigiram ao acto final do evento: repasto de comes e bebes ao ar livre nas acolhedoras instalações da Stimuli/UNISBEN.







segunda-feira, 10 de outubro de 2011

70º aniversário do Bairro da Boavista - Comemorações





(por Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista - ARMABB)



O Bairro da Boavista comemora este mês 70 anos. As forças vivas da comunidade uniram-se num programa de comemorações que terão lugar de 21, 22 e 23 de Outubro.

Aguardamos a visita de todos!




Direitos de autor do cartaz: ARMABB (2011)

[clicar na imagem para ampliar]











sábado, 24 de setembro de 2011

BRAINSTORMING





(por Anabela Oliveira)









Muita gente a ter ideias e a transmiti-las.

Uma reviravolta nas hipóteses de aprender... quase tudo e sempre mais alguma coisa.

Vários formadores e uma infinidade de cursos e workshops.

Todos os meses temos novas propostas de formação. E de acordo com as suas reais necessidades.

Interaja connosco. Peça-nos novas coisas. Do resto tratamos nós.

Conheça-nos e acompanhe-nos em Brainstorming e através da nossa página no Facebook.



Cursos a começarem em Outubro:

- Artes Decorativas
- Iniciação à Fotografia
- Workshop de Fotometria







sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Jantares com livros, poesia e às vezes música"!






(por Ana Vassalo)





Fotografias de Dulce Negrão (2011)



Jantar da Livraria ULMEIRO (José Antunes Ribeiro e Lúcia Ribeiro) em 03-SET-2011, Restaurante "Campomaiorense", Benfica, Lisboa.
Convidado : Poeta ANTÓNIO FERRA.



A Ulmeiro é "A" mítica Livraria de Benfica, centro de todas as resistências no pré-25 de Abril, e magia nunca perdida ao virar dos dias. Frequentei-a assiduamente, com grupo de amigos, para a compra dos meus/nossos livros, entre os meus 16 e 18 anos (1973-1975).

Há memórias sem fim de um tempo solidário agarradas a este espaço bonito e com personalidade. Muitos, tantos de boa memória, por lá passaram, da casa e de fora dela: José Afonso, Zé Mário Branco, Léo Ferré, entre muitos.

Só espero que perdure por um amanhã sem prazo, apesar dos tempos frios e pragmáticos que se vivem e reduzem a pó todos os "supérfluos", que é aquilo que UM LIVRO ainda representa para as elites dirigentes e que, à custa de políticas deformadas de educação e preços, o vai tornando, Livro, eternamente afastado das Gentes.

Quem não lê não conheceu ainda a variedade multicolor do sonho, a potencialidade do voo. Quem não lê, mais não conhece que versões oficialmente correctas dos factos, convenientemente expurgadas, ou nubladas, de verdade.

A manipulação da mentalidade colectiva é uma arma sem preço nas mãos de quem regula e pretende dominar para poder controlar (e vice-versa). Um povo culto é uma dor de cabeça, pois é...

Importa que há coisas que o tempo não apaga e os homens não destroem. A magia deste espaço intemporal prevalece. Que o diga a noite de trocas bonitas, cantorias, belíssima Poesia, partilha de memórias, amizade que se viveu nesta noite, uma vez mais.

Qualquer que seja o desfecho, e eu anseio por que ele seja feliz, a ULMEIRO será para sempre referência no espaço cultural e histórico de Benfica. E Livro de Contos no imaginário de tantas gerações que ali se revêem, tempo após tempo.




Fotografias de Dulce Negrão (2011)




****



No âmbito da sua actividade cultural, a livraria-alfarrabista "Ulmeiro" tem vindo a dinamizar alguns "Jantares com livros, poesia e às vezes música!", como o Zé Ribeiro gosta de lhes chamar.

Estes simpáticos jantares com livros, autógrafos, leitura de poemas e, por vezes, música, realizam-se num restaurante de Benfica, tendo sempre por convidado/a um autor/a publicado na "Ulmeiro".
No preço do jantar está incluído um livro que, na mesma ocasião, poderá ser autografado pelo autor/a presente.

Para ser informado das datas dos próximos jantares contacte: folioexemplar@gmail.com






sábado, 10 de setembro de 2011

"O Leão da Estrela" em Benfica





(por Alexandra Carvalho)




Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




Realizou-se ontem à noite, na antiga Escola Primária António Maria dos Santos, a 2ª sessão de cinema ao ar livre em Benfica.

A dinamização logística desta iniciativa esteve a cabo do blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica", do Clube Futebol Benfica e de alguns alunos da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica; assim como de alguns vizinhos que colaboraram na divulgação da mesma.

Como referido no cartaz afixado à entrada, neste cinema ao ar livre não havia pipocas, mas tivemos rebuçados como nos cinemas de outrora... E cada um se serviu à sua livre vontade (umas vezes mais acabrunhados, como duas crianças que por ali estiveram; outras vezes, às mãos largas).



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Em noite de jogo de futebol do Porto a passar na televisão, a sessão começou com muito pouco público, mas terminou em grande, com mais de 30 pessoas a terem assistido a este filme (seja dentro da sala ao ar livre, seja por detrás do gradeamento).

Esta foi uma noite bastante animada, como dizia uma amiga minha, "a confirmar que, quando se quer, é possível fazer coisas, aproximar gentes, pôr o mundo em andamento. Com as ideias de uns e a colaboração de mais uns quantos"; e que Benfica ainda pode viver como uma verdadeira comunidade (porque para que tal aconteça é preciso criar locais que fomentem o estabelecimento de laços entre as pessoas - que é aquilo que temos vindo a desenvolver com estas iniciativas culturais desenvolvidas pela própria sociedade civil).



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Pessoalmente, houve dois momentos na noite de ontem que me tocaram particularmente e fizeram sentir que estamos a seguir no bom caminho a nível destas actividades:

1)- a alegria que concedemos àquele sem-abrigo e/ou toxicodependente, que se ria à gargalhada cá fora da Escola com o filme (apesar de não ter querido entrar quando o convidámos para tal);

2)- o jovem casal que saiu com os filhos à noite (um deles ainda bébezinho) só para ver o que ali se passava (porque, de facto, Benfica perdeu há muito tempo a vida nocturna e é de surpreender quando há uma iniciativa semelhante fora dos contextos comerciais).


Muito obrigada a todos os que estiveram presentes na nossa sala ao ar livre e aos passantes que por ali foram ficando!

Muito obrigada, sobretudo, a todos os que tornaram esta sessão possível (Fausto Castelhano, Luísa Pereira, Domingos Estanislau, Morais Ferreira, Ana Vassalo, Alex e Sr. Manuel)!