sábado, 10 de setembro de 2011

"O Leão da Estrela" em Benfica





(por Alexandra Carvalho)




Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




Realizou-se ontem à noite, na antiga Escola Primária António Maria dos Santos, a 2ª sessão de cinema ao ar livre em Benfica.

A dinamização logística desta iniciativa esteve a cabo do blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica", do Clube Futebol Benfica e de alguns alunos da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica; assim como de alguns vizinhos que colaboraram na divulgação da mesma.

Como referido no cartaz afixado à entrada, neste cinema ao ar livre não havia pipocas, mas tivemos rebuçados como nos cinemas de outrora... E cada um se serviu à sua livre vontade (umas vezes mais acabrunhados, como duas crianças que por ali estiveram; outras vezes, às mãos largas).



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Em noite de jogo de futebol do Porto a passar na televisão, a sessão começou com muito pouco público, mas terminou em grande, com mais de 30 pessoas a terem assistido a este filme (seja dentro da sala ao ar livre, seja por detrás do gradeamento).

Esta foi uma noite bastante animada, como dizia uma amiga minha, "a confirmar que, quando se quer, é possível fazer coisas, aproximar gentes, pôr o mundo em andamento. Com as ideias de uns e a colaboração de mais uns quantos"; e que Benfica ainda pode viver como uma verdadeira comunidade (porque para que tal aconteça é preciso criar locais que fomentem o estabelecimento de laços entre as pessoas - que é aquilo que temos vindo a desenvolver com estas iniciativas culturais desenvolvidas pela própria sociedade civil).



Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Pessoalmente, houve dois momentos na noite de ontem que me tocaram particularmente e fizeram sentir que estamos a seguir no bom caminho a nível destas actividades:

1)- a alegria que concedemos àquele sem-abrigo e/ou toxicodependente, que se ria à gargalhada cá fora da Escola com o filme (apesar de não ter querido entrar quando o convidámos para tal);

2)- o jovem casal que saiu com os filhos à noite (um deles ainda bébezinho) só para ver o que ali se passava (porque, de facto, Benfica perdeu há muito tempo a vida nocturna e é de surpreender quando há uma iniciativa semelhante fora dos contextos comerciais).


Muito obrigada a todos os que estiveram presentes na nossa sala ao ar livre e aos passantes que por ali foram ficando!

Muito obrigada, sobretudo, a todos os que tornaram esta sessão possível (Fausto Castelhano, Luísa Pereira, Domingos Estanislau, Morais Ferreira, Ana Vassalo, Alex e Sr. Manuel)!







Sem comentários: