domingo, 8 de maio de 2011

Vamos replicar os bons exemplos: PLANTA UM ARBUSTO!!!



(por Maria Cecília Carril)



Fotografia de Maria Cecília Carril (2011)



O parque de estacionamento para automóveis localizado junto ao Cemitério de Benfica, na Rua João Ortigão Ramos, foi construído para ajudar a solucionar, em parte, o problema de estacionamento da zona.

O objectivo inicial seria, também (penso!), criar um espaço verde agradável no meio desta zona tão poluída. Tendo para isso, aquando da sua construção, sido plantadas árvores e algumas alfazemas nos canteiros inseridos dentro do perímetro do parque de estacionamento.

O espaço exterior ao parque de estacionamento, junto à parede do Cemitério, teve direito à colocação de algumas (poucas) árvores, não se podendo dizer o mesmo da parte lateral, que ficou completamente votada ao abandono.



Fotografia de Maria Cecília Carril (2011)



Em Agosto de 2010, uma empresa contratada pela Câmara Municipal de Lisboa procedeu à demolição e reconstrução da parede do Cemitério, que ameaçava ruir.

Obras imprescindíveis? Claro que sim, mas também teria sido uma boa oportunidade para dar um pouco mais de dignidade a toda aquela zona… o que nunca foi feito!



Fotografia de Maria Cecília Carril (2011)



A quem terei que atribuir responsabilidades por este "esquecimento"? À Junta de Freguesia de Benfica ou à Câmara Municipal de Lisboa?
Sinceramente, não sei, uma vez que todo o espaço do parque de estacionamento e zonas envolventes se encontram retalhados entre a pertença às duas entidades, não sabendo o mais comum dos moradores onde começa a pertença a uma e à outra entidade.



Fotografia de Maria Cecília Carril (2011)




Esta manhã, o espaço adjacente ao parque de estacionamento, junto à parede do Cemitério, coberto de terra batida, pedregulhos e sobras de material de obras, acordou mais florido...

Dois moradores da Rua João Ortigão Ramos - a quem, desde já, felicito (tencionando fazê-lo, também, pessoalmente) -, pela calada da noite, como se estivessem a cometer um crime, decidiram plantar um minúsculo arbusto no meio daquele triste descampado… provavelmente, por, também, já estarem fartos de vislumbrar o local nas condições em que se encontra.

Enquanto cidadãos, todos nós temos direitos, mas, também, deveres cívicos que podemos (e devemos) exercer, de modo a criar uma melhor vida em sociedade (não só para nós próprios, como também para os outros!)…

Daí que este acto de cidadania ambiental de dois vizinhos me fez surgir uma ideia: - Vamos replicar este bom exemplo e criar um espaço agradável, do qual todos possamos usufruir!
Apelo, assim, a todos os moradores da Rua João Ortigão Ramos que estejam interessados, que se unam e comecem a plantar os seus próprios arbustos ou plantas naquele espaço votado ao abandono. Ficando, paralelamente, encarregues de regarem periodicamente as suas plantações.

Sairemos todos beneficiados: - os moradores terão um espaço verde criado pelas próprias mãos (à semelhança de outros que já existem em Benfica), ajudando, em simultâneo, as autoridades competentes, que ficarão com menos um problema para se preocuparem!

TOMEMOS NAS NOSSAS MÃOS O DESTINO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS EM QUE HABITAMOS!










2 comentários:

8 disse...

Alexandra

Mais uma vez uma boa iniciativa popular, a ter publicidade neste seu brilhante espaço.

Na continuação desse parque de estacionamento, junto ao alcatrão que resta da antiga Estrada Militar, está agora colocada uma sede (?) de um agrupamento de escuteiros. Penso que seria também uma boa actividade cívica, para esse agrupamento, colaborar com os vizinhos que se predispuseram a reabilitar o espaço, tornando as envolventes do seu local de reunião mais agradáveis. Tenho a certeza, não os conhecendo, que os seus chefes acolherão a ideia com entusiasmo.

Alexa disse...

8: muito obrigada pelas suas palavras... Mas deixe-me, apenas, rectificar que este "brilhante espaço", como lhe chamou, é de todos os que nele quiserem participar (e não apenas meu!)... por isso mesmo se tornou num blog tão importante em termos comunitários :)

Agradeço, também, pela sua sugestão a propósito do Agrupamento de Escuteiros que fica perto deste parque de estacionamento e de como eles poderão colaborar, também, com os moradores nesta iniciativa.

No âmbito do "Retalhos de Bem-Fica", vamos dar continuidade ao apelo lançado por esta moradora de Benfica e, certamente, que o Agrupamento de Escuteiros será contactado.

Abraço