segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Início das obras da "Casa Grande"





(por Alexandra Carvalho)




Direitos de autor da fotografia e projecto - APSA (2011)



O Projecto "Casa Grande" visa a recuperação do edifício da antiga Quinta da Granja de Baixo (propriedade da Câmara Municipal de Lisboa) para a criação de um espaço de formação e de emprego temporário, favorecendo a integração social e a construção de um projecto de vida futuro, com maior autonomia para indivíduos portadores da Síndrome de Asperger.

Neste espaço, aberto também à comunidade circundante funcionará uma cafetaria e uma esplanada, assim como lojas e ateliers (de entre os quais destacamos um Alfarrabista e uma oficina de recuperação de livros).

A implementação deste projecto está a cargo da APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, através de protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa (salientamos como digno de menção extremamente positiva este tipo de protocolos de cooperação, que visam a recuperação de antigos palacetes e casas rurais - propriedade da CML - por parte de entidades sem fins lucrativos, que, de outra forma, não teriam possibilidade de aceder a estas infraestruturas).



Fotografia de Fausto Castelhano (2011)


Fotografia de Fausto Castelhano (2011)


Fotografia de Fausto Castelhano (2011)




Apesar da cerimónia de início simbólico da recuperação da "Casa Grande" ter ocorrido em Outubro de 2009, só muito recentemente, em Setembro de 2011, começaram, efectivamente, os trabalho na mesma.

Esta situação ficou a dever-se, muito possivelmente, ao facto de ser extremamente difícil para as associações sem fins lucrativos conseguirem angariar fundos para este tipo de trabalhos.
Nesse sentido, se, também, quiser ajudar a construir esta "Casa Grande", saiba como pode ajudar aqui (ver in "Documentos Associados").






Sem comentários: