quinta-feira, 24 de maio de 2012

Resultados Votação OP Benfica




(por Alexandra Carvalho)



Foram hoje divulgados os resultados da votação no Orçamento Participativo (OP) de Benfica, tendo ficado apurados 7 projectos, conforme consta na imagem abaixo.




Direitos de autor da imagem: Junta de Freguesia de Benfica (2012)



De acordo com a informação veiculada pela Junta de Freguesia, votaram neste OP apenas 244 pessoas.

Infelizmente, é bem conhecida a falta de participação em geral do povo português!...
Considero de louvar iniciativas como esta que a Junta de Freguesia lançou, apelando à participação das pessoas...
Embora, também, me pareça que a mesma deveria ter sido melhor divulgada, sobretudo, no que diz respeito à sua votação - coisa que me parece que, neste caso em particular, não sucedeu (nem na página do Facebook da Junta de Freguesia isso foi feito, nem tão pouco através de mailing nas caixas de correio dos moradores)... o que terá, também, certamente, contribuído para a pouca participação neste Orçamento (que se pretendia) Participativo.
Na verdade, essa informação apenas foi veiculada por 3 grupos de cidadãos que se organizaram nesse sentido para divulgar a votação que estava a acontecer: o Blogue Bairro da Boavista, o Retalhos de Bem-Fica e os moradores da Calçada do Tojal.

Numa primeira fase, o documento com os resultados totais da votação, que fora inicialmente colocado no website da Junta, apresentava como 7º vencedor o projecto nº 21 apenas com um voto (quando existia outro projecto, o nº 25 com 6 votos e o mesmo montante).
Segundo me esclareceu a equipa do OP por email, e passo a citar "(...) Os valores da votação entre os projectos 25 e 26 estavam trocado. O projecto 25 não teve qualquer voto e os 6 votos eram sim do projecto 26. Daí o único projecto de 500 euros com votos foi o projecto 21." Ou seja, basicamente, houve uma troca nos resultados dos votos do projecto 25 e do 26, tendo os resultados sido, posteriormente, republicados.
Errar é humano, logicamente! E quem é que nunca errou? O que a mim, pessoalmente, me parece grave é que não se tenha tido o cuidado de rever bem os dados da votação antes de se tornar públicos os seus resultados; o que poderá induzir muita gente a pensar se não terá havido mais lapsos.

Aproveitamos para apresentar aqui os nossos sinceros parabéns pelos projectos aprovados em OP, e, sobretudo, pelo trabalho de sensibilização e divulgação que fizeram no sentido da aprovação dos mesmos (nomeadamente aos moradores do Bairro da Boavista e aos moradores da Calçada do Tojal)!

Sem comentários: